O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

"posição observou que, se por ventura se tivesse usado da força que existe do lado da Maioria, ter-se-hia evitado a perda de duas Sessões setn interesse nenhum do Paiz : não digo que isto não interesse a cada um dcrs .Srs. Deputados, que toem tomado parte na questão ; mas jnlgoque e um interesse particular , e de que certamente o Paiz não tira nenhuma vantagem (/IpoindosJ. Em conformidade pois com o que disse o nobre Deputado, usando do direito da força com a prudência recommenda-da por aquelle illustre Deputado, peço a V. .Ex.a que, quanto antes,1 consulte a Camará sobre se deve ou não já votar-se a approvaçao da Acta, passando immediatamente a tractar de objectos úteis, de que o Paiz possa tirar alouro partido.

O Sr. Secretario Reis; — Eu precizo e devo dizer duas palavras para minha justificação: o silencio, se e algumas vezes recommendavel , e em ou-tr&s reprehensivel (Apoiados). O Sr. Ávila dirigiu-se menos a m i m- do que ao Sr. Presidente; e quando fallou da Acta, salvou as intenções de quem a redigiu,'e accrescenton que eu referi o facto como o linha visto. (O Sr. jívila:—Apoiado.) O Sr, Presidente, defendendo os seus actos, tirou-me a occasião de entrar rnais largamente nesta matéria. Estimo-o asirn muito, porque o meu desejo consiste em que não consumamos uiulilmen te o tem-• pó (.dpoiadosj. Abaler-mc-hei pois de repelir .o que está diclo.

. A Acta da Sessão rJehonlem e certamente a mais difflcil que lenho redigido ( Jípfti:ido$). Consumi na sim redacção , valendo-me d

A Acta falia em geral, e "perderia, em quanto a u»im, a sua natureza, se mencionasse.'todas as circumstancias menos importantes que occorrerarn durante a scena de honlem'. Eu fui pouco abundante quando narrei esse facto, e procedi assim, pão só porque rno convenci do íneu dever, mas principalmente para decoro da Camará, e credito do Sys-tema Representativo. Se eu consultasse o meu coração, teria eliminado da Acta a narração desta , dtíiagradavel occorrencia. Não o fiz,"porque o meu dever mandava outra cousa.

A Camará tem desejo de entrar na matéria dada para Ordem do dia. Não seiei eu quem obste a que ella, Síitisfáça o seu desejo. Devo porém declarar, antes de sentar-nu», que neste log.tr sou Secretario, e não homem* de Partido: se não cumpro melhor as obrigações do rneu encargo, e porque mais não cabe nas minhas-forças. -

Posta á votação a .Emenda do Sr. ^/Jaila foi rc« jeitada, e em seguida foi Q Acta npprovada.

O Sr. Presidente vollnu q occupar a ('wleira da Presidência, c então o Sr. Secretario Peixoto leu .a seguinte

VOL 3.°— MARÇO— 1843.

. CORRESPONDÊNCIA.

1.° Um Officiodo Sr. Deputado Santos Silva : —> Participando que por mr.-tivo de Serviço Publico lhe -era impossível assistir á Sessão de hoje. — A Camará ficou inteirada.

3.° Um dito do Ministério da Fazenda :.— Relativo á concessão do edifício-.do exlinclo Convento dos Gracianos du Cidadã de Ponta Delgada para rieJie se estabelecer uma Bibíiotheca Publica.,

3.°\ Outro do mesmo Ministério: — Dando esclarecimentos sobre uma preterição du Ordem Teíceí-ra , em .Ta vira.

4.° Outro do dito: -*-.Sujeilau(jo á approvaçao díts Cortes urna pertença-'), eííi que e-interessada ú Mesa da Misericórdia'da Vilía de Guimarães.

5-.° Outro dodito:—Dando esclarecimentos sobre pretender a Commissão Administrativa da Casa da Misericórdia da Villa-do Sardoal, que se lhe conceda o edifício do extiucto Convento de Nossa Senhora da Caíidadp. .

6." Outro do dito :—Sobre a confirmação, que pede a Camará Municipal de Alcobaça , da concessão, que obteve pelo Ministério da Fazenda, de alguns bens do extiacto Mosteiro de S. Bernardo, naquella .V^illa. :

7.° Outro do dito : — Sujeitando ' á approvaçao das Corte» o contracto relativo á venda do extintto Convento de Penha Longa , e a entrega de duas porções de bens nucionaes á Camará Municipal do Funchal.

8.° Outro dodito :•—Finalmente, remetlendo uru Mappa de vários bans neicionaes concedidos desde o 1.° de Janeiro de 18ll ate 26 de Janeiro de 1843, com dependência de approvaçao das Cortes; e bem assim todos os processos que serviram de base aos diplomas de concessões. - v

Os últimos sete Ofjiciosforarn remeltidos á Com-missão de Fazenda.

O Sr.' fíeirâo : ™ Sr. Presidente, na queitdo da que se traclou a respeito d« conceder ou negar a palavra ao Sr. Ávila, não tomei parte na votação, porque como não pude assisrir á Scssuo precedente,, não me considerei habilitado para saber qual das duas narrações era exacta. Declaro pois que por esta razão não votei.

OllDEM ,DO~DlAy

Parecer N,° 43 da Comrnissâo- Especial dos Ninhos. Discussão dii Emenda do Sr. frieira de Ma* ealhães. (f^id, Sestíáo de hontem.)

Q Sr, Moura Cmdinko :—Sr. F'residente, o negocio dos vinhos do Douro tem sido na verdade'

o • _