O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(4)

to, que foi trazido pelo iilustre Deputado sem ter connexão nenhuma riem com o objecto da primeira parte — a baixa dos preços—, nem com o contrabando, não e ponto de que se possa agora tractar. Quando o iilustre Deputado o quizer tractar principalmente, se poderão dar todas as explicações: eu estou mesmo certo de que o Governo as dará para demonstrar, que esse cocego e quietação nunca esteve em melhores circumstancias do que está actualmente.

Em ultima analyse, Sr. Presidente, eu não posso deixar de fazer a respeito desse requerimento o mesmo que fiz a respeito da moção do iilustre Deputado o Sr. Pitta de Castro — que se remetia ao Governo, para que pelos meios ao seu alcance, podendo mesmo nomear essas cormnissões de inqueri-10, haja de proceder e tomar as medidas convenientes para que se executem »s suas ordens em quanto ao contrabando e á baixa dos preços; e que proceda na forma que já se lhe tem recommendado a se-melhanie respeito. Eu mando uma substituição para a Mesa.

O Sr. Presidente:—Entretanto vou dando a palavra: é melhor. Tendo de haver votação sobre ella, é necessário que seja por escripto.

O Sr. Silva Cabral: — Já a mando por escripto. O Sr. Agostinho sflbano: — Por certo que e urgente traclar nesta Casa de uma matéria que tanto interessa ao paiz. Estou .persuadido que não ha nem um só membro desta Camará que não partilhe esta opinião ; é uma opinião universal: e na verdade este objecto toca muitíssimo de peno a todo o paiz. Sobre as causas que dão occasião á baixa do preço, é que pôde haver muitas opiniões , e mesmo os requerentes que se queixam desse estado, podem estar em erro; mas, para que não estejam nesse erro, é necessário que nós procuremos por todos os meios possíveis , como partes integrantes ou componentes do Corpo Legislativo , os meios convenientes para esclarecer o povo, e reconhecer verdadeiramente a influencia dessas causas.

É innegavel que ha uma baixa de preços em todos os géneros. E posto que não possa representar a miséria, como bem notou o nobre Deputado meu amigo, e por uma occasião etn que sobre este objecto aqui se fallou, isto é, por occasião da indicação do Sr. Deputado Pitla de Castro, eu emitli esta proposição, que me parece que é em toda a sua essência verdadeira; fizeram as minhas vozes repercussão no paiz, e eu tive em resposta de vários pontos cartas anonymas muitíssimo ameaçadoras (o que não importa nada) chamando-me ignorante da matéria e do que se passa nas províncias; porque se entende que a falta de numerário que existe , como na verdade existe, no interior do paiz, é equivalente da miséria publica. Dizem de lá « que importa que tenhamos muito trigo e muito milho nos nossos celeiros , e muito vinho em nossas adegas, se não temos quem nos compre esse vinho , e esse trigo, e esse milho; nem mesmo ha dinheiro para o pagar. « Ora eis-aqui está a causa do erro; dinheiro não ha muito, mas o que ha está affluindo à capital. Desgraçadamente é um facto este a que é necessário occorrer, havendo o Corpo Legislativo de tomar sobre este objecto medidas muitissimo importantes. Kão e' possível que o pais possa prosperar em quanto os capitães do paiz affluirem todos a interesses SESSÃO N." 6.

que se formam e estão formando na capital, e sobre os quaes interesses não quero dizer nem uma palavra; reputo-os muito justos e muito legítimos, mas o que é facto é, que a falta de numerário no paiz não deixa de maneira nenhuma prosperar as emprezas agrícolas e mesmo industriaes. O lavrador tem no seu celeiro muito milho, mas não o pôde vender; porque o preço do mercado não equivale ao da producção; e o mesmo que me acontece, não tenho vendido o pouco milho que tenho, porque o preço do mercado não corresponde ao do grangeio; e a final o que acontece í Que o lavrador que não pôde por muito tempo reter esse género no seu celeiro, e que não tem remédio senão vende-lo pelo preço do mercado, sacrifica-se a si esse anno , e sacrifica o paiz no anno seguinte, porque não cultiva nem pôde cultivar. O objecto é urgentíssimo, e não pôde deixar de merecer toda a nossa atlenção : mas estamos nós em circumstancias de o attender devidamente ? Eu creio que nào; porém os Srs. Deputados que se consideram nessa situação, formulem um projecto de lei que possa occorrer a todos esses inconvenientes, discutamal-o, e observemos quaes são os seus resultados, mesmo se acaso chegar a passar.