O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

vididos em quartos, assignados de chancella por um dos adjuntos da administração e pelo thesoureiro geral: na santa casa somente se venderão os bilhetes inteiros, porém pa-gar-se-hão os prémios aos quartos que no acto do pagamento se apresentarem separados.

A venda terá logar no dia 21 do corrente mez de março, deade as nove horas da manhã1 até ao meio dia, efar-se-ha pelo methodo estabelecido nos ^elerídos decretos de 80 de dezembro de 1858 e 23 de março de 1809.

Para esíe effeito *«b e qualquer indivàiwo, repartição publica, estabeleciffiemto ou owporaçSô, -que pretender comprar um ou smais bilhetes d* lotem», -deverá no dia em, que •este plano for publicado no Diário de Lisboa, e nos dosa seguintes, solicitar em qualquer das administraçSes de bairro d'eí?ta cidade senhas para o numero de bilhetes que desejar; e somente as pessoas munidas com as referidas senhas ser&o admittidas na casa da venda dos bilhetes no dia e ás horas acima designadas, conforme for declarado nas respectivas senhas. Aquellas que não comparecerem no dia designado na respectiva senha, e dentro da hora marcada, perderão o direito aos bilhetes, conforme o determinado no •artigo 5.° do decreto de 30 de dezembro de 1858.

A extracçfto terá logar no dia l do mez de abril do presente anno de 1802, sendo precedida, na forma do es-tylo, da entrada das eapheras nas rodas, que se fará em acto publico n'aquelle mesmo dia ás nove horas da manha1. Finda a extracção se fará em acto successívo, e também em publico, a conferencia dos números extrahidos e doa respectivos prémios.

Para extracção da loteria entrarão em uma das rodas to-•das as espheras que representam os números, e na outra somente as que designam os prémios, com exclusão das espheras brancas; sendo os prémios ininimos indicados com a letra •—M— nas espheras que houverem de os representar, a fim de poder servir a mesma collecçEo em todas as loterias.

Em virtude das disposiçSes da portaria de 18 de abril de 1836 prescreverão a favor dos expostos d'esta corte os prémios da presente Io teria, que não forem exigidos nopraso de cinco annos, contados do dia em que findar a extracção.

As pessoas residentes fora de Lisboa, que quizerem bilhetes da loteria da misericórdia, dirigir-se-hão a esta santa casa por escripto, declarando o numero de bilhetes que lhes são precisos.

Os bilhetes serão remettídos a quem os pedir pelo correio •em caria registada, que será fechada no correio geral com o sêllo d'essa repartição, e com o da santa casa, depois de se ter verificado a quantidade e os números dos bilhetes re-mettidos; o que será consignado no respectivo certificado, que será enviado ao interessado.

O pagamento dos bilhetes é effectuado ou por correspondentes em Lisboa designados pelos interessados, ou por rneio de vales do correio passados a favor do thesoureiro da mesma casa, ou por meio de outras ordens de pagamento, que ee possam realisar antes da remessa.

Os pedidos de bilhetes devem ser recebidos n'esta casa antes da remessa das senhas para o governo civil três dias antes d!aquelle em que tiver logar a venda dos bilhetes em Lisboa.

A despeza do registo e portes é feita pelo interessado, e a sua importância deve ser acrescentada ao valor doa bilhetes, e comprehendida na ordem de pagamento.

Na santa casa não se recebe quantia alguma superior á importância do pedido, porque a transacção deve logo ficar ultimada.

A despeza do seguro é a que consta da seguinte tabeliã:

AUMERO BE BILHETES
DESPKZAS DO CORREIO

HEGISTO
PÕE
. — '*i ..... 1 •"*
Dos
bilheloa
TE8
----- «^w- — — -. Do certificado
TOTAL

De 1 De 3 De 5 De 7 De 9 De 20 De 40 De 50 De 100
e 2 ............
100
100 100
100 100 100 100 100 100
25 50 75 100 125 275 500 600 1|200
25 25 25 25 25 25 25 25 25
150 175 200 225 250 400 625 725 1/825

e i ...... . ___ ,

e 6 ............

e 8 ............

e 10 ...........











Com duas ou mais addiç5es djesta tabeliã podem calcular-se as despezas para qualquer numero de bilhetes nEo designado na mesma; advertindo porém que a despeza com o registo e o porte do certificado é sempre a mesma seja qualquer que for o numero dos bilhetes.

CAMINHO BE FERRO DO SUL

Para conhecimento do publico se annuncia que existe em cada uma das eataçSes d'eata linha um livro, com as folhas numeradas e todas rubricadas pelo director do mesmo caminho, destinado a receber as representações que os srs. passageiros houverem de fazer com relação ao serviço de exploração ou aos empregados que o exercem.

Barreiro, 8 de março de 1862.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DE MARINHA

No dia 20 do correntej pela uma hora da tarde, ha de o conselbo de administração de marinha, na sala das sua« sessSes, contratar em hasta publica o fornecimento, pelo tempo que se convencionar, de pão e bolaxa para consumo das tripulações dos navios da armada.

Sala das sessSes do conselho de administração de mari-

nha, 13 demarco de 18$2.; de Castro Gonçalves. ____

=O secretario, António Joaquim

ALFÂNDEGA GRANDE DE LISBOA

Para conhecimento do commercio faz publico o conselheiro director da alfândega grande de Lisboa que, em consequência das providencias que solicitou e obteve do governo de Sua Magestade, pela secretaria d'eetado dos negócios da fazenda, já hoje se deu descarga a trinta e nove navios de carvão, e «pé ée -contínuará a dar a quantos até ás aete horas da manhl de cada 4ia apresentarem «s,números das fragatas, e as embarcações para levarem os empregados para bordo.

Alfândega grande de Lisboa, 17 de março de 1862.

AOMINISTBAÇÃO CENTRAL DO CORREIO DE LISBOA

O aviso telegraphico do paquete francez da carreira transatlântica estar á vista recebeu-se hoje áa sete horas da manhã; as malas chegaram a esta repartiçS.0 ás nove e trinta minutos; a distribuição da correspondência começou aos trinta minutos da tarde; a pequena poata saiu ás duas horas e vinte minutos.

Em 17 do março de 1862,

Pela administração central do correio de Lisboa se faz publico que sairá, a 20 do corrente, para Londres, o vapor Vasco da Gama.

A correspondência será lançada na caixa geral até á uma hora, e na da estação postal do Terreiro do Paço até á uma hora e meia da tarde do dito dia.

Administração central do correio de Lisboa, 17 de março de 18tí2.s=O administrador, Luiz José Botelho tieabra.

COEEESPONfDENGIA "RETIDA POR FALTA DE SBLLOS Para Lisboa

CA1VTAS

Bernardo José da Costa — Jo3o António da Luz Robim, José António da Silva, José Bento — Miguel José Rodrigues de Barros-—Onofre Jos»é Ferreira — Pedro Joaquim Correia de Lacerda—Virgínia A. Vandalsen.

-í JOENABB K IMPBESSOS

Angelo de Sousa, António Vizeu Pinheiro da Cunha — Francisco Agostinho Kol, Francisco Servulo — Joaquim Ricardo Ferreira — Luiza Augusta Monteiro d'Ávila — Manuel Alvares da Silva.

CAUTA RETIDA PÕE FALTA DE FBANQUIA

Para Liège (Bélgica) Victor Monon.

AdministraçSo central do correio de Lisboa, em 17 de março de 1862.

ílÂlAtU DOS

SESSÃO DE 15 DE HAB.CQ DE 1862 PRESIDÊNCIA DO SR. ANTÓNIO LUIZ DE BBABBA

o« ara íM5Kuel Oaorio Cabral ^ os «rs.^^ Elenterj0 D]aa dfl gílya

Chamada—Presentes 75 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão —Os srs. Moraes Carvalho, Ayres de Gouveia, Bernardo Ferreira, Carlos Maia, Quaresma, Eleuterio Dias, Gornea Brandão, Pinto de MagalhSes, António Luiz de Seabra, Fonseca Osório, Vicente Peixoto, Palmeirim, B, das Lages, Barão da Torre, BarSo do Vai-lado, Barão do Rio Zezere, Freitas Soares, Almeida Azevedo, BeirSo, Carloí? Bento, Cyrillo Machado, Cláudio Nunes, Conde da Torre, Rebello de Carvalho, C. J, da Costa, Mota, Poças FalesJo, F. de Mello, F. Ignacio Lopes, Borges Fernandes, F. Luiz Gomes, Francisco Manuel da Costa, Gaspar Teixeira, Sant'Anna, Mendes e Carvalho, Ferrão, Fonseca Coutinho, Nepomuceno de Macedo, Roboredo, Se-pulveda, Calça e Pina, Ferreira de Mello, Neutel, J. A. Gama, Silva Cabral, Alves Chaves, Figueiredo Faria, Feijó, J. M. de Abreu, Costa e Silva, Frazito, Alvares da Guerra, Sieuve, Toste, José de Moraes, Nascimento Correia, José Paes, Batalhoz, Sousa Telles, Freitas Branco, Luiz de Va«-concellos, Affonaeoa, Moura, Rocha Peixoto, Manuel Fir-mino, Sousa Júnior, Murta, Pereira Dias, Pinto de Araújo, Miguel Osório, Modesto Borges, Nogueira Soares, Sim§o de Almeida, Teixeira Pinto e Visconde de Pindella,

Entraram durante a sessão—Os srs. Alvares da Silva, Alves Martins, Soares de Moraes, Sá Nogueira, Correia Caldeira, Gonçalves Freitas, Gouveia Osório, Fontes, Mazziotti, Breyner, António Pequito, Pereira da Cunha, António de Serpa, Xavier da Silva, Zeferino Rodrigues, BarSo de San-toa, Queiroz, Albuquerque e Amaral, Ferreri, Pinto Coelho, Cesario, Conde de Valle de Reis, F. da Gama, Fernando de Magalhães, Drago, Bívar, Barroso, Coelho do Amaral, Diogo de Sá, Izidoro Vianna, Bitíudo, Pulido, Carvalho e Abreu, Augusto de Barros, H. de Castro, Blanc, (abmes de Castro, AragSo, Noronha e Menezes, Torres e Almeida, Coelho de Carvalho, Simas, Matos Correia, Rodrigues Camará, Pinto de Magalhães, OrtfgSo, J, A. Máia, Galvao, Infante Pessanha, José Estevão, José Guedes, Lu-ciano de Castro^ Casal Ribeiro, Silveira e Menezes, Oliveira Baptista, Camará Leme, Alves Guerra, Vaz Preto, Plácido de Abreu, Pítta, Velloso de Horta, Thomás Ribeiro e Visconde de Portocarrero.

Não compareceram — Ou srs. Adriano Pequito, Affonso Botelho, Ferreira Puntes, Arrobas, Pinto de Albuquerque, Lopes Branco, Da.vid, Aristídes, Garcez, Olívaíra e Castro, Abranobes, Conde da Azarabuja, Abranches Homem, Fernandes Costa, Charaiço, João Chrysostomo, J. J. de Azevedo, Almeida Pessanha, Mendonça, Faria Guimarães, Veiga, Magalhães Coutinho, D. José de Alarcílo, Rojão, Camará FaloSo, Feio, Monteiro Castello Branco, Ricardo GuimarSes, Charters, Moraes Soares, S, J. Coelho de Car* valho e Ferrer.

Abertura^— A meia hora da tarde,

Acta —Approvada.

EXPEDIENTE

1.° Um officio do ministério do reino, acompanhando os documento» pedidos pelo sr. Quaresma, relativos á deter-minaçEo da directriz da 3." nece.fto do caminho de ferro do norte.;—Para a secretaria.

2.° Da camará municipal de Smire, pedindo que nSo seja approvado o projecto do pr. Quarenraa para a altera-çSo dos dois círculos eleitoraea de Soure e Montemór o Ve-Iho. — Ficou sobre a mesa para poder ser examinado pelos srs, deputados.

3,° Ba Gamara tnunieipal o trezentos e quinzo habitantes do conceito de Montemor o Novo, pedindo que riflo neja tipprovadft ã proposta do governo para a deíminortisaçto dos bens municipaes, das misericórdias, etc, —Á commis-são de fazenda.

4.° Da camará municipal do CaHtro Marim, pedindo a desannexaçSo doeste concelho do de Vi lia Real de Santo António, a que foi annexado-por decreto de 7 de setembro de 1861. — A. commissão de estatística.

5.° Seis representaçSss das irmandades de S, Chríspim e S, Chrispiníano, deVíanna do Carrilo; do Santíssimo Sa-(íraraento, Almas e Ordem Terceira, da freguezia de S. I^aio de Meixedo; da ordem terceira de S. Francisco de Vianna; do Santíssimo e Senhora do Rosário, da freguezia do Salvador da Torre; do Santíssimo, Senhora da Encarnação, e Santo António, da freguezia de Villamos; e da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, da cidade de Vianna, todas contra a proposta do governo para a desamor-tisaçao dos bens das irmandade».—-A commissão d& fazenda,

6,° Dos pilotos da barra do Porto, pedindo que se faca ura regulamento, que regulariee o serviço de pilotagem.-*-Á commissão de marinha.

7.° Dos pescadores e mais marítimos da freguezia, de S. João da Foz, pedindo serem isentou do recrutamento marítimo,—Á commiss&o de administrag^o yuHim e de marinha.

SEGUNDAS JLBITURAS

PB03POSTÁ DE LEI

Senhores, — As cireutnstancias extraordinária! em que ultimamente se tem achado a província de Angola, e que deram causa a que no actual anno económico lhe fosae votado um subiidio até á quantia de 150:000^000 róis, solicitam ainda hoje a continuação de igual auxilio, poiecom-quanto o estado geral da província não tenha peiorado, os seus cofres não comportam, alem das despegas ordinárias, o pagamento das de que extraordinariamente ainda se carece de fazer para a completa pacificação e segurança do paiz, e para facilitar o desenvolvimento da sua prosperidade. N'estes termos tenho a honra de submetter á vossa approvação a seguinte proposta de lei;

Artigo l,* E prorogada para o anno económico de 1862 a 1863 a auctorisação concedida ao governo, pela carta de lei de 13 de junho do 1861, para appliear á provinda de Angola um íubsidio extraordinário até á quantia de réis 150:000|000.

Art. 2.° O governo dará conta ás cortes do uso que fizer d'esta lei,

Art* 3.° Fica revogada toda, a legislação em contrario.

Secretaria d'estado dos negócios da marinha e do ultramar, 14 de março de lS$2.=Joaé da tíilva Mendes LoaZ,

Foi enviada á commissUo do ultramar., ouvida a de fazenda, •-,-',-

PROPOSTA BE LEI

Senhores,—A província de Moçambique,-á qual n/estes últimos annos tem sido votado um subsidio meniai de réis 3;50Q$QQO, acha-ie hoje ainda ern eircum&tanoias de carecer do mesmo auxilio, e sendo assim de absoluta necessidade que o governo seja auotorisado, como o tem sido nos aanos anteriores, a prastar-lhe no futuro anno económico de 1862-1863 o mesmo subsidio, tenho a honra de submetter á vossa approvaglo a seguinte proposta de lei:

Artigo 1.° Ê prorogada para o anno económico de 1862 a 186S a auetorisagRo concedida ao governo, pala carta de lei de 18 de junho de 1861, para poder applwtri província de Moçambique o subsidio m«nsal de 8:50Ô|000 réis.

Art. 2.° O governo dará conta ás cortes do uso que fizer d/esta lei.

Art S.° Fica revogada toda a legislação em contrario.

Secretaria d'estado dos negócios da marinha e ultramar, 14 de março de 1862.=s=Jôí<í p='p' silva='silva' leal.='leal.' da='da' mendes='mendes'>

Foi enviada á commissão do ultramar, ouvida a de/a-

PBOJECTO DE LEI