O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

688

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Procura-se com todo o cuidado se um ministro foi contradictorio com os seus collegas! A contradicção na nossa epocha dá-se sem ser preciso escolher mais de uma pessoa, porque um unico individuo em differentes epochas tem sido contradictorio. E para que é preciso ir procurar contradições entre differentes pessoas, quando ellas se encontram no mesmo individuo?! (Riso.)

Eu na minha modestia já tenho sido sujeito a duras provas; e confesso á camara que todos os dias goso a leitura amena de um jornal, que declara que eu sou inepto (riso). Posso assegurar a v. ex.ª e á camara, que por occasião da minha refeição matinal tenho a maior satisfação em ler as notaveis observações feitas por aquelle distincto lusitano! (Riso.) A leitura d'aquella folha enche-me de orgulho, porque se me tem abatido pessoalmente, revela a intelligencia o individuo a respeito do qual sou inepto! Mas a modestia, as contradioções e a exaltação resolvem pouco a questão financeira (apoiados).

A questão financeira ganha alguma cousa com a disposição em que se tem encontrado esta camara de afastar contingencias de conflictos adiaveis (apoiados); porque ha muitas questões que se resolvem com o adiamento dos conflictos, e não procedendo-se de fórma que elles se tornem inevitaveis (apoiados).

E n'esta occasião não posso deixar de me dirigir ao meu antigo amigo, que não sei se está presente, o sr. Latino Coelho, para lhe perguntar que facto importante, para mim completamente inexplicavel, determinou que se rompesse de uma maneira tão ostensiva essas disposições de abstenção e de abnegação que até agora se tem tornado um facto completamente decidido, disposições que aliás merecem o elogio de todos nós e igualmente da minha gratidão?! Que motivo forte, que rasão importante determinou a posição tão inesperada que tomou o illustre deputado n'esta discussão, rompendo o accordo geral e commum em que temos estado de concorrermos para que as questões politicas não viessem prejudicar as questões financeiras?!

O estylo do illustre deputado é bastante brilhante para poder ser um facto indifferente a posição determinada que tomou n'este debate (apoiados). Um individuo que não tivesse os recursos litterarios do meu illustre amigo, podia tomar uma posição qualquer sem que ella se revestisse de um caracter determinado e significativo, mas com o sr. Latino Coelho não succede assim, porque não podem ser indiferentes os actos que s. ex.ª pratica.

Note a camara a significação d'este acto, que a todos surpreendeu.

Todos desejam economias, e ainda ultimamente foi apresentada á camara uma representação, que faz justiça ás intenções de um illustre deputado, pedindo reducções de despesa.

Todos entenderam que o recurso ao credito, de que já se tem abusado demasiadamente, não podia continuar, que a diminuição de despeza e a creação de receita eram os unicos meios conhecidos de podermos saír das difficuldades financeiras em que nos achavamos.

Foi n'este sentido que se apresentou o parecer que se discute, propondo reducções de despeza, e foi n'esta occasião que o illustre deputado, que não está presente, entendeu que tinha logar manifestar-se em hostilidade ao governo e ao sr. relator da commissão de marinha, isto é, quando se apresentava um parecer que continha reducções importantes na despesa publica (apoiados).

Ora, se na opinião do illustre deputado essas reducções não eram feitas convenientemente, parece ao menos que bastava a intenção, ainda que os meios não fossem efficazes, para merecerem aquelle meu illustre amigo alguma benevolencia os esforços empregados para conseguir um resultado, embora não completo. Mas não aconteceu assim; em legar d'essa benevolencia, em logar d'este reconhecimento e justiça ás boas intenções da commissão de fazenda e do sr. relator do parecer, o illustre deputado foi rigoroso e severo com aquelle cavalheiro e com o governo (apoiados).

Mas o meu illustre amigo fez mais. Tendo consciencia de que, combatendo as economias indicadas no parecer, era necessario substitui-las por alguma cousa, mandou para a mesa um projecto de substituição. Eu li esse projecto, e comquanto ligue muita consideração ao seu illustre auctor, entendo comtudo que a extincção do segundo pharmaceutico do hospital de marinha pouca influencia poderá ter na resolução da nossa questão financeira (muitos apoiados. — Riso).

O que é certo é que tanto o sr. relator da commissão, como o illustre deputado, estão de accordo em um ponto, e isto mostra que não é impossivel a reconciliação. Tanto o illustre deputado como o sr. relator da commissão estavam na intenção de attribuir ao ministro da fazenda o registo da alfandega; é isto um symptoma de que o accordo começa a manifestar-se entre estes cavalheiros, o que é já uma cousa boa. S. ex.ªs querem que eu seja o encarregado de fazer o registo da entrada das embarcações. Estou prompto, e fallo-hei com a modestia que me caracterisa (riso).

Eu creio que não é o melhor meio de nós progredirmos, de alimentarmos as nossas esperanças, e de tornarmos mais intensos os nossos desejos pelo restabelecimento do nosso credito e pelo equilibrio das nossas finanças, o suppormos que estamos em uma situação desesperada. Graças aos esforços de muitas administrações, a situação da fazenda publica é hoje melhor do que era ha algum tempo a esta parte.

Posso dizer á camara que não tenho curtido as agruras que curti em outra epocha que desempenhei tambem o logar de ministro da fazenda. E devo tambem fazer uma declaração. Parece-me que ninguem agradece as agruras que se passam n'este logar, e creio mesmo que não devo fallar muito nos espinhos d'estas cadeiras, porque ha muito maior numero de aspirantes a estes logares do que geralmente se pensa. Pois quando eu vejo que n'uma representação, em que se pede que se cortem desapiedadamente os vencimentos e todas as classes de funccionarios, se propõe o augmento dos vencimentos dos ministros d'estado, fico persuadido de que as pretensões aos logares de ministros são maiores do que eu até aqui suppunha (riso).

N'este paiz, em que todos fallâmos nos principios de economia politica, em que todos os dias vamos importunar as cinzas de sir Robert Peel, muitas vezes ignoram-se algum factos mais importantes, que n'outros paizes se citam.

Poucas vezes se falla entre nós no juro a que está o dinheiro nos bancos, a como emprestam as casas bancarias; pouco nos importa a como está o cambio, pouco nos importa o estado da circulação fiduciaria; mas todos tratâmos de finanças, e todos nos queixamos de que o ministerio não tem iniciativa rasgada, não apresenta senão medidas mesquinhas, faltando-lhe a coragem para resolver todas as questões ao mesmo tempo, e por consequencia a questão de fazenda, porque se entende que a questão de fazenda se não resolve tratando-se isoladamente, e que é preciso para a resolver considerar ao mesmo tempo todos os problemas geraes pelos quaes se resolve uma questão!

Eu, que gosto de saber o que se passa lá fóra, tenho ouvido dizer aos inglezes mais de uma vez que a Inglaterra é um grande povo, porque não resolve senão uma questão por cada vez: «Nós somos um grande povo, porque não resolvemos senão uma questão por cada vez».

Entre nós succede o seguinte: a situação financeira é difficil? Pois resolva-se a questão de administração publica, a de instrucção publica, a de viação, a da organisação militar, para facilitar a solução da questão de fazenda.

E n'este ponto direi que é tanto mais necessario que o ministro da fazenda seja extremamente amovivel, quanto é certo que é o unico que representa um papel triste nas condições da sua existencia ministerial.

Ao meu collega, o sr. presidente do conselho e ministro do reino, pede-se um desenvolvimento immenso de instruc-