O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

subsidios largos á sua marinha, para poder concorrer com outras; quando vemos a navegação allemã crescer e lutar vantajosamente com as navegações inglesa e francesa; quando vemos que a tendencia moderna é para os grandes navios, para os navios immensos, com grandes tripulações, como aquelles que diariamente está construindo a Allemanha, não podemos nós - e estimaria muito que pudéssemos - alargar, aumentar o numero dos nossos navios de commercio a ponto de estabelecer para toda a parte navegação sob a bandeira nacional.

O Sr. Pereira de Lima: - Basta imitarmos a Hollanda.

O Orador: - Em todo o caso, e felizmente, o simples facto do alargamento e desenvolvimento da navegação estrangeira que visita os nossos portos é já um factor economico importante. E esse facto está-se dando.

Na escala das nações, em que o movimento da navegação crescreu, Portugal occupa o segundo logar e tem acima de si somente o Japão.

Uma estatistica comparativa ultimamente organizada pelo Governo Allemão e publicada no Boletim Commercial do Ministerio dos Negocios Estrangeiros, mostra que o aumento do movimento de navegação em Portugal foi, de 1888 a 1900, de 290 por cento e apenas o Japão o excedeu, tendo todas as outras nações ficado muito aquém na escala progressiva.

Se soubermos aproveitar estes elementos muito hão de elles concorrer para a desenvolvimento das relações commerciaes.

Para isso é necessario trabalhar, aperfeiçoar os nossos meios de producção, barateá-los e aperfeiçoar os transportes dentro do país, reduzindo as suas tarifas.

E necessario que a politica economica interna auxilie a politica externa dos tratados de commercio, alcançando assim que os productos do solo nacional possam concorrer com os das naç5es que não gozam, como os nossos, do excepcional favor e privilegia da natureza.

Mas, se ha esforços ingentes que é necessario realizar não basta para conseguir o fim desejado o esforço do Governo, nem o esforço do Parlamento, e muito menos ainda poderia alcançar o de um homem; é preciso reunir, coordenar os esforçps de uma nação inteira: unamo-nos todos no estudo dos problemas economicos, deixemo-nos de discussões que nos afastam e nos dividem, procuremos unir os nossos esforços, as nossas vontades, e a nação portuguesa triunfará, como já triunfou, e voltará aos seus dias gloriosos, porque é largo o seu patrimonio e risonho o seu futuro.

Que o nosso patriotismo sobreleve a interesses de facções ou de pessoas, e que não haja na nação portuguesa senão um sentimento commum, um principio:

O bem estar do país!

Vozes: - Muito bem, muito bem.