O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(538)

candalosoa lide, e assiduo cuidado, com que o Partido dos Rebeldes se organisou.
Alguns papeis originaes da correspondencia dos do Alemtejo com os seus Chefes em Lisboa forão opprehendidos.

Procurou este Partido ganhar os Commandantes, dos Corpos Militares, e conseguio que algumas promoções fossem feitas para lhes facilitar os seus fins.

Teve o Ministerio em seu poder os Documentos, que comprovarão estes tramas; e, bem longe de procurar obstar-lhe, parecia coadjuva-los. O seu fim principal era perpetuar a Regencia creada em 6 da Março, excluir a Serenissima Senhora Infanta da Regência decretada na Carta, e talvez impedir que esta fosse jurada, se a indignação dos fieis Habitantes de Lisboa não tivesse impedido o effeito de tão perversas intenções; se a resolução de Sua Alteza Sereníssima não tivesse produzido o solemne Acto do dia 31, em que a Carta foi jurada, Sua Alteza reconhecida como unica Regente, e o Ministerio mudado.

Destes factos seguem-se naturalmente diversas consequências, que formão axiomas na Historia desta infeliz época, que tenho corrido, e na de que se lhe seguio. - A primeira he - que existia uma Conspiração formada, e regular contra a Carta antes de ser jurada.

A segunda que todos os actos de rebellião, que se seguirão, tem o seu principio no que se passou naquelle mez; e, se não se fizerão logo manifestos em Traz os Montes, Alemtejo, e Algarve ao mesmo tempo, foi por não ter havido tempo bastante para uma. organisação, o execução tão prompta de commum accordo: sendo todavia certo que no Alemtejo logo no dia 31 de Julho se rebellárão os Regimentos 2 de Cavallaria, 17, e 24 de Infanteria, e fugirão para Hespanha com os principaes habitantes da Provincia implicados na Rebellião, não obstante um destes Regimentos ter jurado a Carta na manhã daquelle mesmo dia antes da chegada do correio de Lisboa, depois do qual he que os Officiaes se decidirão a effectuar a fuga.

A terceira que a Regencia daquelle tempo conhecia, consentia, ou apoiava tudo isto, sendo todos os actos anteriores ao Juramento da Carta tendentes a comprimir o espirito dos Povos, e a impedir aquelle Juramento.

Quarta, em fim, que quando o Ministerio immediato começou, era conhecida a existencia desta Conspiração, era conhecida uma grande parte das pessoas implicadas nella, erão conhecidos os seus fins.

E quaes providencias forão dadas para impedi-los, e anniquila-los?
Dous Ministros somente assumirão a verdadeira atitude.

Pelo Ministerio da Guerra forão removidos muitos dos Officiaes, que erão conhecidamente suspeitos; e nos principiei de Outubro ordenou-se aos Generaes das Provincias a mais escrupulosa averiguação do conceito, que merecião os Commandantes, e Officiaes de Milicias pata serem removidos do Cominando aquelles, que fossem suspeitos.

Que desgraças, que fataes calamidades podia esta medida ter poupado a algumas das Provincias, e onde os Commandantes de Milicias forão os principaes, e quasi exclusivos Agentes da revolta? Mas o genio do mal soprou em um dos angulos no Reino, no Algarve, aquelle pestilente fogo, que lavrando em um Batalhão, e um Regimento obrigou o Ministro da Guerra a depôr a direcção dos Publicos Negocios, o correr ao Campo da Gloria para impedir os progressos da chamam revolucionaria; com a sua marcha acabárão os seus projectos. Nenhum dos Ministros interinos lhes dêo desenvolvimento, e uma prolongada molestia do proprietario consumou o mal.

Pelo Ministerio da Justiça forão removidos alguns doe muitos Magistrados convencidos, ou altamente suspeitos de pouco fieis ao Rei, e pouco obedientes á Carta.

O Decreto de 23 de Setembro expedido sobre uma Representação daquelle Ministerio, ordenando o sequestro dos bens de todos os transfugas, dêo occasião a que todos os bons Portuguezes esperassem que o Ministerio tomasse uma atitude energica, e firme, que, impondo o castigo conveniente aos principaes Chefes da Rebellião, pozesse termo ao fogo, que lavrava, contivesse os mal-intencionados, e confirmasse na fidelidade ao Rei os bons Portuguezes, a quem o impunidade dos seus inimigos tinha feito timidos, e incertos; porem enganadoras esperanças! O genio da intriga abysmou o Ministro, e com elle as providencias!

Os Conspiradores tramárão a seu salvo, e o Ministerio vio a sangue frio o desenvolvimento da mais escandalosa como assustadora Rebellião, que perturba hoje o socego dos dons Mundos; e ura systema de impunidade facilita, e predispõe os Povos para esta: que digo? Traz victimas infinitas; victimas os que soffrêrão, victimas os que soffrem, victimas os que hão desoffrer. Homens conhecidamente traidores são abandonados até o ponto de consummarem uma aggressão na sua Patria, de que o Plano he concebido, preparado, e desenvolvido no Territorio de uma Nação visinha.

O Ministerio tem conhecimento delle no mez de Setembro, e espera-se a invasão geral para estabelecer em principio a aggressão externa: sabe-se o Plano de ataque, e nenhuns preparativos se fazem para corresponder-lhe na defensa, de maneira que se a fidelidade dos Povos do Alemtejo, se o enthusiasmo, e infatigavel soffrimento dos Soldados fieis á honra, e ao Rei impedirão a Rebellião, e os seus effeitos naquella Provincia atravez de insupportaveis trabalhos, e das maiores privações, conseguindo expelir para o Paiz, onde se tinhão organisado, os Rebeldes: em Traz os Montes, aonde a ignorancia dos Povos, e tristes recordações de passados acontecimentos os tinhão preparado para serem facilmente seduzidos, a entrada das suas baionetas foi como electrica: a Rebellião propagou-se em pouco tempo por toda a Provincia, e as vozes dos fieis, e leaes Portuguezes forão suffocadas com os gritos ferozes dos inimigos de toda a ordem; e passando á Beira encontra na corrupção dos principaes Commandantes dos Corpos de Milicias o mais efficaz auxilio: dos Commandantes de Milicias que, animados pelo espectaculo da impunidade, achavão na revolta a esperança de futuros engrandecimentos, o nenhum mal que receiar.

Eis-nos chegados á triste situação, que me servio de ponto de partida. E que fazia então o Ministério! Só nos soccorros da nossa Alliada collocava as suas