O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(540)

Quasi todas as Camaras das Provincias rebelladas fazem autos a pró dos rebeldes: outras visinhas premeditão faze-los. As primeiras, quando os successos lhes não correspondem, rasgão aquelles, troncão os livros respectivos, e formão outros, em os quaes pertendem encobrir a espontaneidade, que presidio aos primeiros com o pretexto de coacção, e medo da força armada. Pedem-se ao Ministerio, mas este remettendo um mui diminuto número só remede os ultimos, dos primeiros nem alli se conhece a existencia; e os mesmos Vereadores continuão a perverter os principios, e a fidelidade dos Povos.

Os Generaes do Exercito, que combtêo no Minho, queixão-se das Camaras Municipaes. E que providencias dá o Governo? Nenhumas.

Desta ordem de esclarecimentos passa-se a outros, sobre Municipalidades, Expostos, e outros objectos; mas a Secretaria d'Estado competente nada tem, nada onde da Statistica do Remo: despertada por esta Camara, manda agora proceder ás averiguações de factos, que devem fazer as bases das operações da mesma Secretaria; e as Camaras Legislativas ou hão de Legislar sem esses esclarecimentos de facto, ou separar-se sem ter Legislado, sem ter remediado os males da Patria.

A flor da mocidade Portugueza toma as Armas no momento, em que homens cheios de honras, e empregos abandonão a Nação: esta mocidade vôa a expôr as vidas, dá com seu exemplo um impulso moral aos Povos, faz relevantes serviços; mas esta Mocidade he calumniada só porque serve a Causa Legitima. As Congregações das respectivas Faculdades não lhes abonão as faltas occasionada por este importante serviço; o Governo fica tranquillo, sendo alias notorio, que muitos dos que fugirão para os rebeldes continuão a ser-lhes abonadas as fallas, com o pretexto de que entrão com licença.

Uma Nação Amiga, e Alliada reconhece a visivel aggressão de outra Noção nossa visinha, manda-nos os seus soccorros; mas a aggressão continua, os Empregados da Hespanha apparentemente destituidos, ou estão reintegrados, ou substituidos por outros iguaes.

Dinheiro, Armas, Planos de Operações, tudo vem daquelle Paiz visinho para os rebeldes; todavia o nosso Ministerio continua a sacrificar a Dignidade, e a Honra Nacional, a não sei que pertendidas considerações de moderação mui entendida. Faz-se nesse Reino visinho um Recrutamento, que não pode ter outro fim além da guerra com Portugal.

Actos emanados daquelle Governo, Proclamações dos Generaes de suas Provincias, Circulares dos seus Empregados da Policia, tudo toma uma linguagem hostil contra Portugal; mentira, calumnias, perfidias, nada se poupa para nos hostilisar, e nós com uma cegueira inexplicavel, com uma regueira incrivel, tractando a Hespanha como se fosse a nossa melhor amiga.

Os rebeldes depois de uma quasi total derrota chegão de novo a occupar uma Provincia, onde se refazem de gentes, mantimentos, e dinheiro, para dalli passarem a outras, alimentarem o fogo da Rebellião, e apresentarem a perspectiva de uma duradoura resistencia; uma interessantissima correspondencia foi-lhe surprendida, já circulão, já transpirão cópiis da algumas cartas; todavia o Ministerio ainda não conhece semelhante correspondencia!!!

A acção da Policia he nulla para coadjuvar e manter a boa ordem, mas activa para em desprêso da Carta violar a Casa do Cidadão.

Procure-se com esta constranger um homem ao complemento de um supposto contracto em um Paiz onde a Legislação prohibe a prisão por dividas civis!!!

Quatro mezes tem corrido, e ainda se não dêo conta á Camara dos Deputados, empregados antes da sua reunião em Commissão, nem se pedio a sua authorisação.

Os Ministros abandonão as Camaras mesmo na discussão das suas Propostas, e os negocios correm á discrição.

Nenhum interesse, nenhuma medida he calculada, ou proposta.

Os dinheiros publicos, abandonados em quasi todas as Provincias, tem engrossado o cofre dos rebeldes.

Entretanto o Exercito bravo, e fiel soffre todo o genero de privações: e assim mesmo corre, vôa obediente ao seu Rei a dehellar os seus inimigos.

Entretanto a folha dos Empregados Civis fica por pagar.... E ainda hoje se fez uma nova Promoção na Secretaria d'Estado dos Negocios do Reino. Que resulta de quanto tenho expendido? A devastação de algumas Provincias; a animosidade dos reaccionarios; o desalento de todos os fieis e patriotas; e talvez o complemento dos abominaveis projectos daquelles!....

O quadro he demasiadamente escuro para que se possa antever uma lisongeira esperança....

Nós não reconhecemos, nem os nossos Alltrados reconhecem o principio Já intervenção no Governo interno de uma Nação estranha; convêm não repousa em suas forças somente.

Convem que um só espirito, uma só acção se encontre no Ministerio; que uma reciproca harmonia o ligue com as Camaras; que medidas energicas, e não ferozes restituão a confiança áquelles, que a inacção, e indolencia do Ministerio tem alienado, impossibilitando os inimigos de emprenderem. Convem que Portugal tenha bons Diplomaticos, que bem o representem nas Noções Estrangeiras: talvez só na Inglaterra, e na Dinamarca o esteja.

E por ventura o passado poderá affiançar-nos, que pode obter-se o que Portugal necessita, e sem o que vai relativamente a perecer, se a Não do Estado continuar a ser dirigida como ate agora ?... De certo não.

Longe de mim a idéa de querer attribui-lo a malignidade do Ministerio: porem não posso deixar de attribui-lo á sua ostensiva divisão; a falta de confiança, que tem em seus proprios recursos; ao mal entendido receio que tem das exaltações, sem prever que a sua innação deve necessariamente conduzir a uma crise; direi mesmo, á consciência, que elle tem de haver perdido a confiança publica.

As Camaras estão proximas a separar-se; e já que o fado lhes não permittio fazer todo o bem, que deseja vão; cumpra-se ao menos com a imperiosa obrigação de levar a verdade ao Throno: de supplicar-lhe remedios, que sem duvida podemos lisongear-no? de obter; e assim cheia de sentimento de sua propria dignidade, nunca os remorsos acompanharão uma Cama-