O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

i, porque cio dizer ao demonstrar vai grande 'di?-ioncia. Ora se o illnstre Deputado pela simples leitura do Parecer pôde decidir do merecimento do mesmo Parecer, segue-se queS. Ex.a se julgou habilitado a entrar na discussão; e no mesiio raso de1-vê julgar os mais iliuslres Deputados. Esta matéria nôo é nova, já houve sobre «lia nma discussão ante honlem, quando a Ca/nara julgou dever mandar .ti minha Proposta ou Requerimento á Commissão para dar o seu Parecer, nem e tão diíficil que o/il-luslre Deputado ou outro qualquer não possa entrar já na discussão daquillo que a experiência todos os ijias tetn aconselhado. Acamara decida; se enlen-der que se deve imptimir, a Commissão não se op-põe, todavia-parece-desnecessária a impressão. A Coaíttsiaeâç» do Regimento aproveita a occasião para dis^r, que se a Gamara quizer discutir palavra por palavra o Regimento de que a Commissão está encarregada, a Commissão entende que e' melhor não apresentar o mesmo Regimento, porque só elle levará uma Sessão aonual, o que seria muito gravoso ao Estado.

O Sr. Ministro Mo Reino:~ E' para rogar a V. .Ex.a que houvesse de consultar a Camará sobre a impressão do Parecer, porque parece-me que não ha motivo para se entrar já n'uma discussão desta natureza. Apresentou-se um Parecer; diz-se que o Parecer ç inapovrlante , e que não pôde ser discutido desde já. O meio por consequência que ha a seguir é que seja impresso; acabemos com esta discussão, e passemos á Ordem do Dia.

Resolveu se que se mandasse imprimir com urgência. Q Sr. José Jlstevão:—>Eu mandei para a Mesa na sexta feira um Requerimento sobre o qual pedi que a Camará desse o seu Parecer; este Requeriruen-to tem por fim exigir da Camará uma resolução sobre a qu^síâo Regimental , que deu motivo ás occur-refjcias que todos nós lamentamos; quando oecur* tencias daquella ordem provêm verdadeiramente de um ponto de douelrina, não é iodiHerente.qu-e esta douctrina se esclareça; por tanto peço A V. Ex.a que éslQ Requerimento, que não teve ainda o andamento conveniente, haja de dirigi-lo á Commissão do Regimento , para o tornar na devida consideração, recon.imefidando-lhe que dê o seu Parecer "c o m urgência.

. O Sr. Secretario Peixoto:—-O Requerimento que o Sr. Deputado apresentou, não teve boje segunda leitura, -com outros dons do Sr. Cardoso Castel-Brarico e Si mas, porque nos papeis que vinham na Correspondência não os encontrei; foi preciso em serviço da Camará sair da Mesa; veiu para aqui o Sr. Reis; e como lhe não tinha entregue os dous Requerimentos, não tiveram segunda leitura. Entretanto amanhã, terão o competente destino, se a Camará i\ito quer que o tenham hoje. Dt-cidití-se que se lessem, hoje.

Em.consequência desta resolução tiveram segunda leitura as seguintes

PROPOSTA. — Proponho que a Sua Magestade se dirija uma Mensagem, na. qual respeitosamente se lhe exponha os desejos, que tem esta Camará, de que o direita do Real Padroado se conserve tão isento e livre, como sempre o goaaram os Augustos Predecessores de Sua Magestade. — Cardoso Castel-ífoemeo. Nâ&f&i aètntiitiidâ á discussão.

PKOPOSTA.— Proponho que nas Tnterpellaçoes sés frmo conceda a palavra, senão ao Deputado inter» pellante e ao Governo. — Sintas.

Resolvéu-se que f asse reme t lida d Commissão de Regimen to.

Teve igualmente segunda leitura o seguinte REQUERIMENTO. — Roqueiro que a Carnara resolva, se votando que se passe á-Ordem do D»a, esta votação importa a concessão feita ao Presidente da Camará de negar a palavra a qualquer Deputado 7 que a peça depois, quando mesmo não declare sobre que a pede.—José Estevão.

Foi reinettido á Commissão de Regimento. O Sr. dlheira: — Eu pedi a palavra para um Requerimento.

O Sr. Presidente:—Já deu a hora; deve-se passar á Ordem do Dia.-Entretanto consulto a Camará se quer dar a palavra aos três Srs. que e^tão ius-criptos.

Decidiu-se affinnati vãmente. O Sr. JBaptista Lopes: — Mando para a Mesa urna Representação da Camará de Faro, em que reclama contra uma Portaria de 2£> de Outubro de 1842, da Junta do Credito Publico, que mandou lançar o séllo sobre as licenças dos que vão vender ás feiras.

O Sr. Heredia : — Mando para a Mesa uma Representação dás Religiosas do-Convento da Encarnação da. Ilha da Madeira, etn que pedem que se remedeie o estado de penúria, a que se acham reduzidas.