O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 6.

SESSÃO DE 7 DE MARÇO DE 1855.

PRESIDENCIA do Sr. VICENTE FERREIRA DE NOVAES (Vice-Presidente).

SECRETARIOS os Srs.

Carlos Cyrillo Machado

Antonio Pinheiro da Fonseca Ozorio»

Chamada — presentes 70 srs. deputado*.

Entraram durante a sessão — os srs. Archer, Castro e Abreu, Mello e Carvalho, Corrêa Caldeira, Gomes Corrêa, Barros e Sá, Lousada, Brayner, Lopes de Mendonça, Dias e Sousa, B. F. da Costa, Silva Maya, Conde de Saldanha, Forjaz, Jeremias Mascarenhas, Pinto Bastos (Eugenio), D. Francisco d'Assis, Francisco Damásio, Pegado, Teixeira de Sampayo, Mártens Ferrão, Soares d'Albergaria, Silva Pereira (Joaquim), Celestino Soares, Lobo d'Avila, Eça, Pestana, J. J. da Cunha, Latino Coelho, Marçal, Tavares de Macedo, Teixeira de Queiroz, Julio Maximo, Menezes e Vasconcellos, Paredes, e Moraes Soares.

Faltaram com causa justificada—os srs. Affonso Botelho, Sousa Pires, Cesar de Vasconcellos, Quelhas, Emilio Brandão, Pitta, Fontes Pereira de Mello, Rebello de Carvalho, D. Diogo de Sousa, Nazareth, Palma, Soares d'Azevedo, Pessanha (João), Mamede, Pessanha (José), Ferreira de Castro, Silva Pereira (José), Silva Vieira, Silva Sanches, Cunha e Abreu, Paiva Barreto, Northon, Visconde de Castro e Silva, e Visconde da Ponte da Barca.

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Calheiros, Themudo, Santos Monteiro, Castro Guedes, Bento de Castro, Fonseca Moniz, Bivar, Baldy, Mendes Leite, e Passos.

Abertura. — á meia hora da tarde, Acta — approvada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.° —Da camara dos dignos pares, participando ter sido alli approvado o projecto, authorisando o governo a abrir um credito supplementar de 10:000$000 réis para as despezas necessarias para a concorrencia dos productos da industria nacional na exposição universal, que ha de ter logar em París.

A camara ficou inteirada.

2.° —Da mesma camara, participando ter alli sido approvado o projecto authorisando a camara municipal do Porto

a contrahir um emprestimo até á quantia de 30:000$000 réis para a compra de cereaes. A camara ficou inteirada.

3.° —Do ministerio das obras publicas, communicando que nenhuma alteração occorreu n'este ministerio depois de confeccionado o orçamento para o anno de 1855 a 1856, satisfazendo assim ao que lhe foi pedido por parte da commissão de fazenda.

A camara ficou inteirada.

4. º—Do mesmo ministerio, participando ter sido ordenado ao director das obras publicas do districto do Porto, Braga, e Vianna, que confeccionasse o projecto de canalisação do rio Tamega desde a sua foz até á ponte de Cavez, isto em virtude de uma recommendação feita pela camara, em sessão de 1853; e que não tendo ainda este funccionario podido cumprir similhante commissão em consequencia de muitos objectos do serviço publico de que se acha encarregado, em data de 16 de fevereiro passado, se lhe recommendou de novo que apresentasse o referido projecto com a possivel brevidade.

A camara ficou inteirada.

5.° —Do mesmo ministerio, dando os esclarecimentos que lhe foram pedidos, quanto ao custo da draga aveira, e despeza que faz diariamente a dita machina.

A camara ficou inteirada.

6.° —Do mesmo ministerio, dando os esclarecimentos que lhe foram pedidos por parte da commissão das obras-publicas, ácerca das obras das estradas.

A camara ficou inteirada.

EXPEDIENTE

a que pela mesa se deu destino.

Requerimentos.

1.° —Requeiro se peça ao governo, pela secretaria dos negocios do reino, o numero dos estudantes que em cada uma das faculdades da universidade de Coimbra não obtiveram informações em costumes em cada um dos ultimos cinco annos. = Justino de Freitas.

2. º—Requeiro que o governo apresente a esta camara cópia do relatorio sobre a extensão da navegação do Mondego até Cabriz d'Azere, feito em agosto de 1810, pelo coronel de engenheiros Luiz Gomes de Carvalho, por ordem do governo, e bem assim de todas as informações e trabalhos que existam nas secretarias a tal respeito. — Abilio da Costa.

3. º—Peço ao governo, que attendendo ao grande interesse nacional que resultará da estrada do Porto a Guimarães, tome as providencias necessarias, para que a companhia Viação Portuense cumpra as condições do contrato pelo qual se obrigou a fazer aquella estrada.

Igualmente peço ao governo que, attendendo ás grandes vantagens publicas que da canalisação do rio Cavado devem resultar, tome as providencias necessarias para que sejam satisfeitas quanto o poderem ser, as riquisições da junta geral do districto de Braga nos annos proximos paspassados.-= Martens Ferrão.

Foram remettidos ao governo.

Vol. III—Março—4855.

5