O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

viando-se os papeis ao Governo, e elle se entender que tem- logar o formar-se processo a esse homem o faça.

Posto o requerimento á votação por partes , foi appr ovado.

Entrou a Deputação que levou a Sua Magestade a Resposta'ao Discurso, do Tlirono.

O Sr. y ice-P residente: — Como está presente o Sr. Presidente , rogo a S. Ex.a queira vir occupar a cadeira da Presidência.

O Sr. Presidente: — Rogo a V. Ex.a que tenha a bondade de continuar a presidir hoje á Sessão, e peço a palavra,

O Sr. f ice" P residente:—Tem V. Ex.a a palavra.

O Sr. Presidente:-—A Commissão encarregada tTapresenlar a Sua Magestade a Resposta ao Discurso do Throno, acaba de prehencher a sua honrosa missão, e foi recebida por Sua Magestade corri a sua costumada afabilidade. . A Camará ficou inteirada.

Continuou a segunda leitura de requerimentos* .Requeiro que pelo Ministério da Guerra se mande a esta Camará a declaração de quem e' o actual Commandante da 7.a Divisão Militar. Luna. Foi approvado sem discussão.

Requeiro que se mande suspender a venda do extincto Convento dos Jesuitas em Gouvêa, ate' que a Commissão de Fazenda dê o seu Parecer sobre a Representação da Camará de Gouvêa ? em que pede este edifício. *Dias d'Azevedo.

O Sr. Dias d*Azevedo: — Sr. Presidente, quando fiz esse requerimento, foi fvindado no precedente que tinha tido logar nesta casa : o Sr. José Es« tevào Deputado por Aveiro interpelou o Sr. Ministro da Fazenda sobre um caso idêntico, sobre uma <_:erca depois='depois' objecto='objecto' alguma='alguma' cemitério='cemitério' dizendo='dizendo' vender='vender' grandes='grandes' verdade='verdade' tag2:_='cidade:_' pertende='pertende' comprar='comprar' preço='preço' réis='réis' illust.re='illust.re' até='até' s.='s.' pouco='pouco' suspender='suspender' tem='tem' se.='se.' _2u='_2u' importância='importância' tag1:_='sr:_' ao='ao' ap-parece='ap-parece' nesta='nesta' ministro='ministro' accedia='accedia' grandíssimas='grandíssimas' pedia='pedia' quinze='quinze' compra='compra' acceder='acceder' pede-o='pede-o' edifício='edifício' desigualdade='desigualdade' extenso='extenso' elle='elle' desta='desta' mil='mil' por='por' se='se' sido='sido' era='era' parecer='parecer' vender-se='vender-se' oi-ro='oi-ro' pois='pois' _='_' daquellé='daquellé' a='a' desconveniencia='desconveniencia' preciso='preciso' e='e' valor='valor' cm='cm' deputado='deputado' o='o' p='p' urn='urn' ef-feito='ef-feito' necessitou='necessitou' camaia='camaia' suspendesse='suspendesse' _-e='_-e' qual='qual' aça='aça' vinte='vinte' da='da' agora='agora' com='com' de='de' ctuquelle='ctuquelle' recahiram='recahiram' do='do' mais='mais' mesmo='mesmo' havia='havia' vaíia='vaíia' desejos='desejos' pedido='pedido' daquella='daquella' um='um' esperava='esperava' natureza='natureza' concorrência='concorrência' entã-o='entã-o' em='em' contos='contos' particular='particular' nisto='nisto' fazenda='fazenda' sr.='sr.' este='este' eu='eu' sobre='sobre' hoje='hoje' na='na' será='será' diminuto='diminuto' procedimento='procedimento' tag3:_='suspeitas:_' haja='haja' que='que' _15='_15' perguntou='perguntou' tinha='tinha' erto='erto' for='for' ex.a='ex.a' muito='muito' houvesse='houvesse' duvida='duvida' inconveniente='inconveniente' comigo='comigo' para='para' muitorestranhavel='muitorestranhavel' discussão='discussão' sinto='sinto' acha-se='acha-se' talvez='talvez' camará='camará' avaliado='avaliado' dois='dois' leve='leve' não='não' discutisse='discutisse' tag0:_='_:_' resultado='resultado' quer='quer' ou='ou' é='é' st.='st.' presente='presente' grande='grande' seiscentos='seiscentos' três='três' annunciada='annunciada' esteja='esteja' venda='venda' estabelecer='estabelecer' concordasse='concordasse' similhan-í-e='similhan-í-e' pi='pi' ha='ha' seria='seria' porque='porque' nenhuma='nenhuma' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_' xmlns:tag1='urn:x-prefix:sr' xmlns:tag2='urn:x-prefix:cidade' xmlns:tag3='urn:x-prefix:suspeitas'>

de ler deferido ao íllustre Deputado por Aveiro j impugnasse o meu requerimento, que é d'igual natureza. Por consequência parece-me muito justo que se suspenda a venda d'este edifício, até que a Commissão de Fazenda dê o seu parecer. "

O Sr. Ferreira de Castro: — Pedi a palavra- pá» rã fallar sobre a matéria, mas direi alguma cousa sobre a ordem : não me parece que esta discussão deva progredir, ern quanto não estiver presente o Sr. Ministro daFazenda: V. Es.a disse antesd'hon« tem que não convinha: o Sr. Ministro é também membro da Commissão de Fazenda, parece-me pois que quando mais não seja, ao menos por deferência esta questão deve ser |adiada, ate' que elle esteja presente; eu então hei de refutar tudo que disse o Sr. Deputado, e que é inexacto.

O Sr. f^ice-Presidente: — Consulto a Camará se quer que progrida a discussão sem eslar presente o Sr. Ministro da Fazenda.

O Sr. Dias d' Azevedo : — Eu concordo que fique adiada ale então. •

O Sr. Ávila•: —• Não sei que haja difficuldade nenhuma ern que este requerimento fique adiado, quando mesmo seu aucíor concoide niés;: roqueiro pois a V. Ex.a consulte a Camará, se quer que com ef-feito fiquo adiado o requerimento até que venha o Sr. Ministro da Fazenda.

O Sr. Reis: — Eu digo com franqueza., cuie pedi a palavra porque entendi que este adiamento eui ;nu-til , e que não fará senão prolongar por p;3Ís alguta tempo a.discussão. Supponho que depois d'aí..;uncia-da a venda de quaesqiibr bens, não se deve nem oó-de esta suspender por uma determinação-da Camará. Eátou por tanto habilitado para rejeitar o requeri-zuento desde já.

O Sr. Seabra•; — Eu sinto muito não poder concordar com o iílustre Deputado. Ha urna lei, pela qual o Governo está auctorisado a separar da venda dos bens Nacionacs os edifícios que lhe forem requi« sitados para serviço publico; é possível que aquelíe edifício seja necessário, e o achar-se já annunciada a venda não é motivo sufficiente, para que esta se suspenda, uma vez que serec«nheça a necessidade do edifício; por tanto'a minha opinião é, que se ouça o Sr. Ministro da Fazenda, e apoio por consequência o adiamento.

O Sr. fice-Presidinte: — Tenho a reflectir á Camará, que me parece não desempenho o meu logar se porventura deixai progredir esta discussão : eu não acho que se possa resolver .esta questão sem que se mande a uma Comniisfão (vozes — o adiamento).

O Sr. Ferreira de Castro: — Eu fiz um requerimento para que V. Ex,a pergunte áCatnara, se convém no adiamento desta matéria: perdoe«me V. Ex.a é do seu rigoroso dever propô-lo á Camará.

O Sr. V"ice-Presidente: — O auctor do requerimento concorda com o adiamento; proporei" á Camará se quer que o requerimento fique adiado até que esteja presente o Sr. Ministro'.-

yjssiin >>-e resolveu.

O Sr, Dia» íf A%ecedo:— Pode muito bem vender-se o edi.tjcio e não ãpparecer o Sr. IV] i lustro da Fazenda; rogara eu a V. Ex.a, e «• Camará que fizesse saber ao Sr. Ministro, que se prech-ava aã sua presença para dar alguns esclarecimentos sobre este objecto.