O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

yíê~ não popularisasse a inslrucção, se não abrisse a porta dos conhecimentos humanos a todas as classes, se não espalhasse pelo povo, que tem de viver do seu trabalho, e.da industria, os meios de aperfeiçoar essa mesma industria , e tornar mais lucrativo esse' mesmo trabalho.

A Mo'narchi'3 representativa deve a exemplo da Monarchia absoluta' trabalhar também para si, e consolidar a sua obra.

Q-uando 'uma .Nação leiri passado por diversas transformações políticas, sempre as antigas-crenças são abaladas pela força da* novas con vicçcVs, uma nova ordem de "cous-as apparece -no meio da sociedade , um estado de transição se-forma vem que os laços sociaes ficam sempre relaxados pelas forças divergentes das'opiniões;, e interesses contrários^

Então um. poderoso meio tem o Governo pai a restabelecer e firmar a Ordem , e para conservar o ascendente moral necessário ao~exercicio da AucSori-ei.ade de que as Leis o investem — este meio é o de regenerar .a-população por um systema de .insuuc-ção Publrca. que peneire todos os espíritos.do e?pi-riio-da época — a população deve, paia assim dizer, ser baptisada e continmuia na nova fé política.

Foi guiado por estas considerações, e fundado BFSiea princípios que o Governo-de Sua Magestade adoptou- e elaborou o Projecto que tem a honra de apí-es-eniar-vos» • -

intendeu o Governo que a instrucção podia ser dividida em Primaria, Secundaria, IndusUial, e Su-•perioi;.-, ou'Professional facultativa.

Não desconheceu porém que esta divisão não era inteiramente 'rigorosa e accoinmodã'la ás idéas que começam a ser mais recebidas ; o Governo não ignorava que seria, mais lógico, mais accommodado á actual organisfição da sociedade ,: e á natureza dos conhecimentos humanos, dividir a Instrurção em -Elementar e Nacional, e em Profeesional e Complementar. A primeira devendo ser commum a todos os Cidadãos, "e a segunda.privativa de certas classes ou indi vicliios ; mas ao mesmo tempo-reflectiu", que não podendo estabelecer praticamente e eui todos os seus desenvolvimentos o systetna de Instrucção profissional, .podia conservar-se sem grande inconveniente fi divisão adoptada na ultima reforma de estudos, "addicionando-se aos três, ramos de Instru-cção .Primaiia ,' Secundaria, e Superior, o. ramo da~ lnsiruccã.0 ínuusiriai. • .,

= Estas divisões são porem inais ou-menos arbitrarias, e nunca podem apresentar linhas salientes de separação por haver enue os objectos sobre que -versam' "numerosos pontos de contacto , e até de confusão.

A Instrucção Primaria é não só aqueila que con-yetn á primeira idade em quê os meninos podem co-rneçar os estudos, mas juntamente a que é necessária e conveniente a todos os homens para o seu bêm-esíar, e da sua família, e especialmente cisquei-las classes que dependem^ principalmente do.exercício das forças fysicas para o seu modo de vida. = A Instrucçãò Secundaria começa naquelles éstu.-dos que são especialmente próprios paia.-os indivíduos q'ue nos seus diversos trabalhos e.occupações bão de fazer snais uso da ituelligencia que das forças, inclire os estudos ,que predispõem e preparam geralmente para o estudo das Sciencias ,' e termina aonfie começa os conhecimentos próprios dai» profissões Industriaes e Scientificas. .

A Tntrucção Industria tem por fim habilitar es* pecialmente as classes industriosas com profundos conhecimentos artísticos para o exercido e aperfeiçoamento de suas profissões.

A instrucção superior é aqueiia qne, dependendo ~de vários estudos preparatórios, habilita para o exercício, das profissões facultativas, que exigem alta Sciencia, e um elevado exercício das forças intelle-ctuaes.

Itistrnrção Primaria.

Dóus pontos fundamentaes cumpre asseniar para regular o que respeita á instrucção Primaria, e a que está ligado quasi todo o systema desta Ins-irucção. . ,

l." Quaes, devem ser os objectos do ensino, e 03 metbodos preferidos.

2.° Quaes serão os meios de crear Professores mais hábeis. •'

Objectos do emino.

A Tnstrucção Primaria deve comprehender , além do ler e escrever, como principio, fundamento, e condição de todos os estudos: .

1." Exercícios gyinnasticos , e noções de hygie-ne , como convenientes para a boa disposição íysica do homem.

- C2.° Á gra.mmatica da língua Pátria, como com--plemento necessário do saber ler e escrever.

3.° -Instrucção Moral e Religiosa, como parte essencial da educação. •

4." A Geograpbia e Historia, cottió estudos pro< prios de Membros da Sociedade Política.

5.° Ariihmetica e Geometria com applicações â' industria > Botânica, e Agricultura; noções de Historia Natural. economia industrial, escripturação e desenho linear, como conhecimentos necessários ou utilíssimos nas diversas Industrias.

Nesta classificação os objectos só são contemplados por usn dos seus princípàes aspectos, pois é indubitável que cada objecto de ensino pocle" concorrer para dous ou mais fins; é assim que o desenha linear,-tão útil para a pratica das Artes, pode concorrer, para o desenvolvimento da razão pela formação do gosto. ' ^ . Todavia, posto qne assim concebam a thstrucção Primaria os homens competentes, e com poucas dififerenças assim esteja organisada nos Paizes mais adiantados rsesia niaferia, não julgou ó Governo possível a sua immediaia applicação'a Portugal, e agora exporá a razão de preferencia que para já;dá a alguns objectos , e o 'modo como os outros suc-cessivãmente se deverão introduzir nas nossas Escolas. :

A pouca extensão do ensino recebido nas nossas Escolas de instrucção Primaria, torna desde já impossível adopta-lo em toda a sua latitude, pelas dif-ficuldades que neeessariar.ienle encontraria esta grande e'subita innovação'. É sempre mais conveniente introduzir gradualmente os melhoramentos, sobre tudo iruui systeriia de Inslrucção Publica.