O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 7

SESSÃO DE 9 DE MARÇO DE 1858.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

SECRETARIOS OS Srs.

Joaqui Gonsalves Mamede

Miguel Osorio Cabral

Chamada — presentes 58 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Bettencourt, Albino de Figueiredo, Braamcamp, Thedim, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, Correia Caldeira, Heredia, Girão, Duarte de Campos, Avila, Barros e Sá, Lousada, Cunha e Sá, Pinto de Albuquerque, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro,

Xavier da Silva, Dias e Sousa, B. C. do Amaral, Bernardo de Serpa, Pereira Garcez, Carlos Bento, Conde de Valle de Reis, Vivião Pessanha, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Faustino da Gama, Rezende, F. C. do Amaral, Alves Vicente, Polido, Mello Soares, Rebello Cabral, Sepulveda Teixeira, Bernardino Cardoso, Honorato Ferreira, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Basto, José Estevão, José Guedes, J. J. da Cunha, Latino Coelho, Pinto Soares, Sampaio e Mello, Aboim, Rebello da Silva, Vellez Caldeira, Paredes, Trindade Sardinha, Mendes Leite, Osorio de Figueiredo, Paulo Romeiro, Rebocho, Jacome Correia, Sebastião José de Carvalho, Rodrigues Leal, Thomás de Carvalho e Victorino de Barros.

Não compareceram — os srs. Alexandre de São Thomás, Castro e Abreu, Mello e Carvalho, Antonio Emilio, Serzedello, Seabra, Costa Veiga, Barão de Almeirim, Barão da Torre, Bento de Castro, Seixas e Vasconcellos, Barata, Bivar, Barroso, Nazareth, Gaspar Pereira, Zuzarte, Fonseca Coutinho, Almeida Pessanha, Roboredo, Ferreira de Castro, Sá Vargas, Delorme Colaço, Oliveira Baptista, Justino Ferreira Pinto Basto, Matoso, Camara Leme, Brown, Tenreiro, Passos (Manuel), Sousa Feio, Balthasar de Campos, placido de Abreu, Fernandes Thomás, Coelho de Carvalho e Sena Bello.

Abertura — ao meio dia.

Acta — approvada.

CORRESPONDENCIA.

Declaração.

Do sr. Braamcamp, participando que o sr. Barão de Almeirim não póde comparecer á sessão de hoje por motivo de doença.

A camara ficou inteirada.

OFFICIO.

Do ministerio da marinha e ultramar, participando ter fallecido em 12 de janeiro ultimo, Antonio Gonçalves Portella, a respeito do qual se tinha apresentado um projecto de lei que ultimamente foi discutido na camara, para ser abonado diariamente do vencimento que percebia nos dias uteis.

Para a secretaria.

REPRESENTAÇÕES.

1.ª — Da camara municipal do Sabugal, pedindo a creação de uma cadeira de grammatica latina na cabeça do seu concelho.

A commissão de instrucção publica.

2.ª — Dos mesarios da ordem terceira de S. Francisco, da cidade do Porto, pedindo providencias para o pagamento do papel moeda; e para que se decrete o modo como devem ser solvidas as dividas contrahidas na antiga formada lei.

A commissão de fazenda.

3.ª — Da camara municipal de Armamar, pedindo que se mandem reformar as matrizes que servem de base á repartição da contribuição predial.

A commissão de fazenda.

4.ª — Da mesma camara municipal, pedindo ser isenta do pagamento das terças do concelho, em vista dos poucos recursos de que póde dispor.

Á mesma commissão.

5.ª — Da mesma camara, pedindo que se dè maior desenvolvimento á estrada marginal do Douro.

Á commissão de obras publicas.

OFFICIO.

Do sr. Filippe Folque, acompanhando tres exemplares do plano hydrographico da barra do porto de Lisboa, e tres exemplares da 2.ª folha do atlas da carta chorographica do reino.

O sr. Mamede: — Pela leitura d'este officio vê a camara que trabalhos importantes foram levados a effeito por, esta direcção n'este ultimo anno: refiro-me á carta hydrographica da barra do perto de Lisboa, e á continuação do atlas da carta chorographica do reino. A camara já conhece a importancia d'estes trabalhos, porque o sr. Folque na sessão passada submetteu á sua apreciação a primeira folha. Hoje vem ella enriquecida com a demarcação dos concelhos; e verá a camara pela simples inspecção, os erros que se têem commettido na divisão administrativa, convencendo-se facilmente que sem uma boa carta, como aquella que se está levantando, não se podera chegar nunca ao melhoramento que os povos incessantemente reclamam n'este ramo de serviço.

Quanto ao plano hydrographico da barra do porto de Lisboa a camara permittirá que eu nomeie os tenentes da armada, Silva, Batalha e Vasconcellos, que com tanto zêlo

Vol. IV — Março — 1858.

7