O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

866 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

pregados menores dos hospitaes militares. = Antonio Manoel da Cunha Bellem.
Lida na mesa, foi admittida e enviada á commissão de guerra, ouvida a de fazenda.

O projecto de lei a que se refere esta proposta é o seguinte:

Artigo 1.° É o governo auctorisado a reorganisar e o pesssoal da primeira companhia de administração militar de modo a dar mais garantias aos empregados menores hospitaes militares.
Art. 2.° Fica revogada a legislação em contrario. = Antonio Manuel da Cunha Bellem.

REPRESENTAÇÕES

1.º Dos officiaes de diligencias de Celorico de Basto, pedindo que sejam retribuidas as diligencias a que são obrigados pela nova reforma eleitoral, no tocante ás reclamações em materia de recrutamento.
Apresentada pelo sr. Santos Viegas e enviada á commissão de guerra, ouvida a de legislação civil.

2.ª Dos officiaes de diligencias de S. João da Pesqueira no sentido da antecedente.
Apresentada pelo sr. Carrilho e enviada ás mesmas missões.

3.ª Dos officiaes de diligencias de Angra do Heroismo no mesmo sentido.
Apresentada pelo sr. conde da Praia da Victoria e enviada ás mesmas commissões.

4.ª Da camara municipal de Thomar, pedindo que estabelecida em qualquer ponto daquelle districto um escolas de viticultura e oenologia, escolas cuja creação proposta pelo sr. Aguiar, quando ministro das obra publicas.
Apresentada pelo sr. conde de Thomar; enviada á missão de agricultura, ouvida a de fazenda, e mandada publicar no Diario do governo.

5.ª Da camara municipal da Vidigueira, pedindo o pagamento dos subsidios para viação, que lhe são de pelo devidas estado em virtude do disposto no artigo 20.° de 15 de julho de 1862.
Apresentada pelo sr. Pereira Borges. Foi enviada á missão de obras publicas, ouvida a de administração publica, e mandada publicar no Diario do governo.

6.ª Da camara municipal de Cezimbra, pedindo levantar dos fundos da viação municipal a quantia de 1:200$000 para occorrer ás despezas com a limpeza da villa.
Apresentada pelo sr. Costa Pinto e enviada á commissão de administração publica, ouvida a de fazenda.

7.ª Dos officiaes de diligencias da Horta, pedindo sejam retribuidas as diligencias que têem de praticar em virtude da nova lei eleitoral, nos processos de recrutamento.
Apresentada pelo sr. Dias Ferreira e enviada á commissão de guerra, ouvida a de legislação civil.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PARTICULAR

1.° Vinte e quatro requerimentos, sendo vinte de sargentos e quatro de musicos, todos reformados, pedindo melhoria de reforma para os officiaes inferiores do exercito.
Os requerentes são os seguintes: Ignacio Modesto de Almeida, segundo sargento reformado; Manuel de Navajo, segundo sargento reformado; Francisco do Couto Ariz, segundo sargento reformado; Francisco de Paula, segundo sargento reformado; Manuel Morgado, segundo sargento reformado; Antonio Adrião Rocha, segundo sargento reformado; Antonio Maria Viegas, primeiro sargento reformado; Antonio José, primeiro sargento reformado; Fortunato José César, musico de 1.ª classe reformado; Manuel da Conceição, musico de 3.ª classe reformado; Manuel Moreira, furriel reformado; Manuel Dantas Araujo, segundo sargento reformado, José Antonio Leite, segundo sargento reformado; João Cerqueira, segundo sargento reformado; Antonio de Sousa Teixeira, musico de 1.ª classe reformado; Luiz Valerio, primeiro sargento reformado; Alexandre José, primeiro sargento reformado; Antonio Affonso, segundo sargento reformado; Sebastião José Fernandes, segundo sargento reformado; Antonio Manuel Coelho, musico de 2.ª classe reformado; Carlos José, segundo sargento reformado; Antonio José Alves, segundo sargento reformado; José de Oliveira, furriel reformado.
Foram apresentados estes requerimentos pelo sr. deputado Goes Pinto e enviados á Commissão de guerra, ouvida a de fazenda.

2.º De José Maria Migueis, proprietario de um moinho de agua situado ao sul do Tejo, pedindo a modificação da taxa de que trata o n.° 241 da tabella A do regulamento da contribuição industrial de 28 de agosto de 1882, no que se refere aos moinhos de agua.
Apresentado pelo sr. Costa Pinto e enviado á Commissão de fazenda, a e enviado á commissão de fazenda.

3.° Do alferes Carlos Nicolau Jaquier, pedindo accesso de posto e reforma.
Apresentado pelo sr. Costa Pinto e enviado á Commissão e fazenda.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

1.ª Declaro que o sr. deputado pelo circulo n.° 43 tem faltado ás ultimas sessões por motivo justificado. = Alfredo Barjona.

2.ª Participo a v. exa. e á camara que os srs. deputados Filippe de Carvalho e Caetano de Carvalho, por motivo justificado, não têem comparecido ás sessões desta camara e faltarão a mais algumas. = Barbosa Centeno.

3.ª Declaro que, por motivo justificado, tenho faltado ás sessões desta camara. = Manuel Aralla.

4.ª Declaro que tenho faltado ultimamente ás sessões d'esta camara por motivo justificado. = O deputado, Antonio de Castro P. Côrte Real.
Para a acta.

O sr. Presidente: - Convido os srs. deputados João Chrysostomo Melicio e Franco Frazão a introduzirem na sala, para prestar juramento, os srs. Guilhermino de Barros e barão de Viamonte.
Prestaram juramento e tomaram assento.
O sr. Conde de Thomar: - Mando para a mesa uma representação da camara municipal de Thomar, pedindo que seja concedida ao districto de Santarém uma das tres escolas de agricultura pratica, creadas pelo sr. Aguiar, quando ministro das obras publicas.
Não faço considerações sobre a importancia deste pedido, porque seria isso repetir o que já aqui foi dito sobre o assumpto pelo illustre deputado por Santarem, o sr. Mendes Pedroso.
O que peço agora a v. exa. é que se digne consultar a