O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

761

Em virtude da resolução da camara dos senhores deputados publicam-se as seguintes representações

Senhores deputados da nação portugueza. — A camara municipal do concelho de Aviz adhere á representação da camara municipal de Portalegre, endereçada á camara dos senhores deputados, contra a suppressão do districto de Portalegre, prescripto na proposta de lei de administração civil, e substituindo-se a base dos 5:000 fogos para a organisação dos concelhos n'esta provincia pela de 2:000.

Aviz, sala das sessões em 20 de fevereiro de 1867. = O presidente, Antonio Manuel da Cunha e Sá —O vice presidente, João Satyro Xavier Leitão = O fiscal, José Lopes Coelho = O vereador, José Joaquim da Costa Braga = O vereador, Manuel Marques Serrão.

Senhores deputados da nação portugueza. — Á camara municipal do concelho de Almeirim, districto administrativo de Santarem, em nome do municipio que representa, une seus votos aos da camara da capital do districto, pedindo-vos a conservação do mesmo, attendendo aos justificados fundamentos que a camara adoptou contra a proposta de lei de administração civil, na parte em que supprime o seu districto.

São tão ponderosos os fundamentos adoptados na representação que aquella camara tomou por base do pedido, que esta municipalidade os adoptou e offerece igualmente, dispensando-se de os reproduzir, o que seria rigorosa superfluidade. Se pois a projectada suppressão do districto de Santarem se não justifica, nem pelo principio da concentração aliás condemnavel, removendo-o para o extremo da provincia na capital do paiz, obrigando por esta sorte povos tão distantes a mil incommodidades e graves despezas sem reconhecida utilidade, nem como medida economica, pois que este districto é um dos mais ricos, e tem em si todos os elementos para sustentação de seus respectivos encargos, sem dependencia estranha; se Santarem, cuja existencia data da mais remota antiguidade, foi sempre considerada como uma das villas mais importantes, gosando pela sua posição topographica dos privilegios de uma verdadeira praça de guerra com que a natureza a dotou, figurando nos fastos da monarchia, antes e depois d'esta estabelecida, e ainda mais em os nossos tempos, apresentando a mais segura barreira a que se abrigou um dos maiores capitães do exercito francez contra as aguerridas tropas do duque de Wellington em fins de 1810, e recentemente o exercito realista contra as forças liberaes do marechal Saldanha, se pois e sob injustificaveis pretextos do bem publico se lhe possa tirar a preponderancia de que sempre tem gosado, jamais se lhe tirará a situação brilhante e fortaleza com que a natureza a privilegiou, nem a riqueza e fertilidade de suas campinas, nem a categoria de primeira povoação na provincia após a capital, circumstancias que só por si a