O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

833

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado Osorio de Vasconcellos, proferido na sessão do 18 de março, e que devia ler-se a pag. 807, col. 2.º

O sr. Osorio de Vasconcellos: —Vou dizer apenas meia duzia de palavras ácerca d'este artigo.

Prometto não ser demasiadamente longo, não só porque a materia já foi bastante elucidada pelos oradores que me precederam, mas tambem porque o meu estado de saude não permitte fazer grandes esforços.

O meu collega e amigo o sr. Anselmo Braamcamp, no excellente discurso que hontem proferiu n'esta casa, discutindo a generalidade da lei de meios, fez uma especie de autopsia á administração financeira do governo, com tal exacção e vigor de argumentação, que ao sr. ministro da fazenda não foi possivel rebater (apoiados).

Triste e dizer que os argumentos produzidos pelo illustre deputado da opposição, chefe do partido historico n'esta casa, ainda ficaram de pé, e não é para admirar que tal acontecesse, porquanto o illustre ministro da fazenda, apesar de dotado de talento, que eu sou o primeiro a reconhecer e a admirar, não póde tornar o branco preto e o preto branco (apoiados — riso).

E não tome a camara á letra esta minha expressão, porque eu não estou agora aqui a discutir a epiderme de nin-