O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

rã o futuro $ isto e j páraquaftflo houver gerrtecom approvaçào da Escbolâ de Tachygrapbia.

Ora se se quizer applicar o concurso para os outros Empregados, «preciso que seja por disposições especíaes; e por consequência não e ocioso votar o. additamenlo do Sr. Sá Nogueira.

O Sr. Gorjâo Henriqnes: — Parece-me que a idéa desta Camará na Sessão passada foi, que todos o& logares do quadro, que estiverem vagos sejam providos por concurso : portanto para que havemos de estar a especificar ? Proponho que todos os Jogares vagos deste quadro sejam providos por concurso.

O Sr. José Estevão: — Eu digo só que ha Empregados, que foram já providos po'r concurso nos seus Jogares. ( Uma vo*: — Só os legares vagos é que se põem a concurso.^ O Orador:—Mas foi equivoco, e neste caso pôde a Camará reputar vá» gos todos os logares; e poderem entrar outros de fora sendo por concurso; parece*me que esta e a Proposta do Sr. Deputado. (P~o%ea: — Não, não.,) Então, não ha motivo para a contrariar; isto e um negocio emque devemos fazer justiça , e justiça recta; não são assumptos graves do Estado; mas pó* dem reputar-se graves, segundo o lado^ porque cada um os olhar. Peço a V. Ex." que mande ler a Proposta do Sr. Deputado (leu-se). Ora a respeito dos Redactores eu sei que ha alguns providos por concurso; por consequência não ha que contrariar neste additamento: não ha mais quevotaf, se esta era a idea em que a Gamara estava.

O Sr. Seabra:—-A ordem que se deve seguir na votação é muito simples ; — primeiro que tudo é necessário crear logares, dar-lhes ordenados, e depois determinar as condições porque os iogares hão de ser providos. Se elles já existem, é necessário saber se hão de ter o mesmo ordenado, e no caso de o Dão terem, eu creio que não pôde regular o primeiro provimento; porque este excesso deve ser compensado por uma habilitação já demonstrada praticamente, e então e indispensável ou urna pró m o* cão entre os Tachygraphos ou um concurso, por* que ha um accrescimo de ordenado. Os logarestv-nham sido conferidos na supposição de ordenado menor, logo, se se augnienta consideravelmen-te, e necessário que este augrnento esteja na proporção do proveito e capacidade que se exige, e então é necessário que dêem provas de que melhoraram durante a pratica.

Por tanto, redusindo a questão á ordem natural* parece-me que o melhor methodo e' ode — determinar, primeiro: os logares que devem existir; — segundo; estabelecer o ordenado que cada um destes novos logares deve ler; e em 3.° logar o que a Camará assentar em quanto ao provimento destes logares em attenção aos que já estão, e aos que hão de entrar de novo. Esta e' a ordem natural , que creio se deve seguir,

O Sr. Sá Nogueira:—-Sr. Presidente, eu fn es-* se Additamento, porque o Parecer dizia, que para completar este quadro, faltava um Redactor f Ta* cbygraphos, e alguns Amanuenses: ora t como os Empregados mais importantes são os Tachygraphosy ç os Redactores, e como a Co m missão no seu Parecer dizia, que os logares de Tacbygraphos deviam ser postos a concurso, e não os de Redactores, foi esta a razão por que fiz esta Proprosla; porq.ue an-V01. 4.° — JUNHO — 1041.

tendo que os logares cfe Redaètofés, qiie estiverem vagos, devem ser postos a concurso. - Agora, ern quanto a ordenados a Camará já vo* tou: fixaram-se na votação do L* Aitigo, não ha nada mais a votar a este respeito.

O Sr« Presidente: -*- Parece-ine que a Camará quererá votar sobre uma Proposta $ que ha sobre ^e os logares que tem de ser providos, hão de se-Io por concurso? Entretanto o Sr. Seabra partíce querer provocar uma outra votação, em quanto aos orde* nados que devem ter este* Empregados.

O Sr. Seabra : — Eu queria em primeiro logar de-terminar o ordenado, e depois provocar uma decisão sobre o modo, por que devem ser providos os logares em attenção aos Empregados que já existem. O Sr. José Estevão : — A Camará votou já os ordenados ; porqu« o Artigo 1.% que já se votou com-prebende o numero dos Empregados, e os ordenados, que cada udi delias ha de ter*

O Sr. Orador: — Mas ha uma Proposta... O Sr. José Estevão: — Isso é a respeito de um; ma* a Camará já votou os ordenados, e o numero dos Empregados. (Vozes: — Ainda se não votou). Pois não se volou o Artigo 1.°? Votou-se, salvas as alterações 4 que estão na Mesa; mas não salvas as alterações possíveis e imagináveis , e que estejam na cabeça de cada um ; aliás não se vota nada. Se se quizer estabelecer outro Redactor # se quizerecn mandar mais alterações, não. sendo isto rigorosamente das praticas do Regimento, comtudo não me opponho. Eu quero só apresentar o estado da questão á Camará: votou-se o Artigo 1.°, e em consequência votaram-se os ordenados , e o numero dos Empregados. Agora, diz-se.: — todos os Empregos que não ?slào providos, devem se-ío por concurso * concordo ; porque tarnbem quero Concurso; mas a questão póde.tjer outra, e é se quem tem augrnento de ordenado se reputa, que perdeu tal ou qual di* reito, que tinha pelo seu serviço até agora, e para entrar no caminho de poder obter este augrnento 9 seja preciso entrar outra ve^-em novo concurso; arriscando-se a perder ò todo, simplesmente com a esperança de ter mais uma parte: esta é a questão de ordem. Mas agora a Camará votou os ordenados dos Empregados, cresta saber, que ordenado ba de ter o terceiro Redactor; restam pois duas questões * — se o concurso ha de ser só para aquel» lei logates, que não estiverem providos, ou se ha de ser também para aquelles, que j estando providos, se lhe augfrfenta o ordenado.

O Sr. Seabra:-*—Eu entendo que não se pôde votar, bem se entender primeiro o que se vai votar. Eis-aqui a idéa que eu terrbo. Ha, sem dúvida, necessidade de respeitar direitos adquiridos; mas nós não temos necessidade de conceder recompensas a quem se tem mostrado indigno delias.' Nós Queremos promover o melhoramento dos trabalhos tachy-graphicos, e então para que havemos de aiigrnen-tar o ordenado a quem se tem mostrado inhabil ! O que eu quero é que, em quanto1 aos que já serviram, haja um circulo, dentro do qual possam ter melho* ramento; que aquelles que mostraram maior capa* cidade subarn , e que os outros desçam , e que este concurso seja só aberto dentro do circulo das logares creados.