O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 6

SESSÃO DE 9 DE MARÇO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Antonio Tiburcio Pinto Carneiro

Chamada—presentes 56 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Alves Martins, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, Heredia, Avila, Lousada, Arrobas, Marreca, Pinto de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, David, Faria Maia, Dias e Sousa, Barão das Lages, Barão da Torre, Abranches, Bernardo de Serpa, Pinto Coelho, Cesario, Conde de Valle de Reis, Silva Cunha, Palha, Bivar, Francisco Guedes, Costa Lobo, Tavares de Carvalho, Castro e Lemos, Pinto Tavares, Faria Junior, Pegado, Guilhermino de Barros, Sant'Anna e Vasconcellos, Gomes de Castro, Pessoa de Amorim, Costa Xavier, Santos Silva, Almeida Pessanha, Rebello Cabral, Sepulveda Teixeira, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Luz, Casal Ribeiro, Mendes Leal Junior, Julião de Sampaio, Julio Ferreira, Menezes e Vasconcellos, Luiz de Castro, Freitas Branco, Browne, Almeida Junior, Pinto Martins, Rebocho, Campilho, D. Rodrigo de Menezes, Sebastião José de Carvalho, Cana, Horta e Ferrer.

Não compareceram — os srs. Castro e Abreu, Dias de Azevedo, Gouveia Osorio, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Pequito, Couceiro, Xavier da Silva, Barão de Almeirim, Garcez, B. C. do Amaral, Seixas e Vasconcellos, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Custodio de Faria, Garcia Peres, Frederico de Mello, Barroso, F. C. do Amaral, Chamiço, J. J. de Mello, Cabral de Barros, Simas, Judice, Maia, Vaz Monteiro, Justino Pinto Basto, Correia Caldeira (Luiz), Rebello da Silva, Vellez Caldeira, Tenreiro, Costa e Silva, Julio Guerra, Passos (Manuel), Osorio Cabral, Charters, Nogueira Soares, Fernandes Thomás e Visconde da Carreira (Luiz).

Abertura—á meia hora da tarde. Acta—sobre ella

O sr. Polido: — Sr. presidente, vê-se da acta, que na lista dos delegados da commissão de inquerito propostos pela commissão de agricultura, acha-se o nome do sr. deputado Vaz Preto, como delegado para o districto de Castello Branco; e eu devo declarar que por erro talvez de copia foi o nome d'este senhor mettido n'essa lista em logar do sr. Antonio Pinto de Albuquerque, que é quem foi proposto pela commissão para esse districto.

Eu peço a v. ex.ª que tenha a bondade de mandar fazer esta rectificação na acla, isto é que em logar do nome do sr. Vaz Preto seja posto o do sr. Antonio Pinto de Albuquerque, proposto pela commissão.

O sr. Presidente: — Isso não é erro da acta, seria da copia da proposta.

O sr. Polido: — Bem, aceite v. ex.ª esta rectificação para antes ou depois de approvada a acta, como entender.

O sr. Presidente: — Queira mandar por escripto essa rectificação para ser tomada em consideração, depois de approvada a acta.

Foi approvada a acta.

DECLARAÇÕES

1. ª—Do sr. Guilhermino de Barros, de que o sr. Cabral de Barros não assistiu ás duas sessões anteriores, nem comparece á de hoje, por falla de saude.

 camara ficou inteirada.

2. ª—Do sr. Pinto de Magalhães, de que o sr. José Antonio Maia não póde comparecer ás sessões d'esta semana, por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

3. ª—Do sr. Pinto de Almeida, de que o sr. Fernandes Thomás o encarregou de pedir á camara licença de vinte dias para se ausentar da capital.

Foi concedida.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1. º—Do ministerio das obras publicas, acompanhando os documentos pedidos pelo sr. Gomes de Castro, relativos á execução da portaria de 15 de fevereiro de 1854, que teve por fim um inquerito sobre a cultura do arroz.

Para a secretaria.

2. º—Do mesmo ministerio, acompanhando copia authentica das portarias, pelas quaes foram feitas a George Croft as concessões provisorias das minas de ferro e de carvão no districto de Leiria, satisfazendo assim a um requerimento do sr. barão de Almeirim.

Para a secretaria.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

NOTA DE INTERPELLAÇÃO

Requeiro que seja prevenido o sr. ministro da fazenda, de que pretendo chamar a attenção de s. ex.ª sobre o procedimento do director da alfandega de Idanha a Nova, que tendo

5