O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

742

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

ministração do concelho, de Mangualde entre o professor de instrucção primaria da freguezia do Quintella do mesmo concelho o qual deve existir no ministerio, do reino ou. no governo civil de Vizeu. = 0 deputado, Francisco de Albuquerque.

Foi enviado ao governo.

A camara resolveu que fosse publicada no Diario do governo uma representação da camara municipal de Odemira apresentada a ultima sessão pelo sr. Ferreira Braga.

O sr. Pires, de Lima: — Por mais de uma vez tenho fallado n'esta casa á favor de duas classes que, sendo das mais uteis e prestadias, têem sido e continuar a ser, por uma anomalia extravagantíssima, as menos protegidas dos poderes publicos.

Sempre que se me tem deparado opportuna a occasião, tenho pugnado pelos interesses Jeitinhos dos professores de ensino primario e dos parvoejes das freguezias do continente, certo e muito certos se que, se a camara attender a uns e a outros, não só satisfará ás exigencias imperiosas da justiça, mas ao mesmo tempo bem merecerá as bençãos de todos aquelles que se empenham sinceramente pela causa do progresso e da civilisação, pois que de um e ja outra são ambos elles obreiros efficazes e dispensaveis.

É verdade quo nem sempre as minhas apanicas têem sido attendidas, mas isso não tomo eu á conga de, ruindade da causa, pois ella é santa e nobre, mas, tomo conta da fraqueza da minha' voz, que não. póde elevar-se tão alta como eu quizera para poder ser ouvida.

Hoje venho chamar a attenção do governo, e especialmente do sr. ministro da marinha e da camara, para outra classe não menos respeitavel e desprotegida do que esta duas a que me tenho referido.

Recebi hontem de Moçambique na representação dos missionarios d'aquella nossa provincia, os quaes ponderam a esta camara que não têem os meios á, a, decente sustentação, e que o seu futuro não está, solidamente, garantido, quando a doença e as asperezas do clima os impossibilitarem de continuar a trabalhar. Peço que esta representação seja enviada á commissão respectiva, e bem assim impressa no Diario do governo; e chamo para o objecto de que ella trata muito especialmente a attenção á, o ar, Andrade Corvo.

Sr. presidente, o nosso poder na aia C Africa já foi grande, mas q prestígio do nosso nome foi menos devido á espada dos nossos conquistadores, do, que á palavra dos nossos missionarios, (Apoiados.)

Se a nossa grandeza está hoje muito decadente tanto na Asia como na Africa, deve se especialmente ao abandono em que estão muitas das suas igrejas. É bom curar não só de melhorar as condições dos missionaria actuaes, mas ao mesmo tempo de elevar o seu numero.

É sabido que muitas das igrejas do nosso padroado estão abandonadas, e quanto isso prejudica o seu bom nome e os nossos interesses.

É de todos bem conhecido que o illustre ministro da marinha apresentou n'esta casa uma proposta, que foi hontem discutida e approvada, auctorisando o governo a fazer um emprestimo de 5.000:000$000 réis, os quaes são exclusivamente destinados a melhoramento materiaes, da Africa oriental e occidental.

Os melhoramentos materiaes são uteis e são necessario, mas não são os unicos de que se, necessita. Alem dá melhoramentos materiaes ha os melhoramentos moraes. O homem não tem só corpo, tambem tem espirito, Não, vive só de pão, vive tambem da palavra.

Tratemos poia de dar trabalho aos engenheiros, mas não nos esqueçamos de collocar os parochos em circumstancias vantajosas. Curemos, de melhoramento temporal das nossas colonias, mas não esqueçamos o seu engrandecimento moral, nem a cultura do, seu espirito.

Lembremo-nos tambem de uma celas.

A missão do padre dura, no continente pela exiguidade

e desigualdade das suas retribuições. Pois na Africa, tanto oriental, como occidental sobe de ponto; na Africa é duríssima peja falta de conforto muitas vezes, de soccorro e auxilio muitas outras, e pela inclemencia de clima em tão distantes paragens, sempre, ou quasi sempre.

Espero pois que q illustre ministro da marinha, dando provas e documentos da sua grande illustração, não esquecerá este objecto, que tanto lhe recommendo.

A sessão vae já muito adiantada, e eu provavelmente não fallarei mais este anno sobre similhante assumpto; entretanto pára o anno seguinte hei de muita e muitas vezes chamar a attenção do governo para elle. Se o governo tem nas leis existentes attribuições necessarias para tomar providencias sobre este objecto, espero que as tome; mas se, precisar da cooperação dos corpos legislativos, espero que o illustre ministro formule uma proposta, e a submetta á approvação das camaras no mais breve espaço de tempo.

O sr Bivar: —A junta geral do districto de Faro fez-me a honra de ma encarregar de apresentar uma representação, na qual tão respeitavel e illustrada corporação pede ã esta camara que auctorise o governo a mandar construir em Villa Real de Santo Antonia um paredão, barbacã ou muro, que obste á continua e devastadora invasão do rio Guadiana, que inunda com frequencia os campos, alaga nas marés vivas, as estradas, e já tem chegado a minar e arruinar os alicerces das casas de habitação, ameaçando de destruir pela segunda vez uma villa que de certo é das mais florescentes e importantes do paiz.

A junta geral do districto de Faro nas suas consultas, e a camara municipal de Villa Real de Santo Antonio em repetidas e successivas representações desde 1835 tem pedido aos poderes publicos esta obra, que é realmente necessaria e urgente, e a qual já foi estudada, segundo se diz na representação, pelo distincto e honradissimo engenheiro, o sr. Margiochi, actual director do ministerio das obras publicas.

Villa Real de Santo Antonio, pela proximidade em que está de Hespanha, pela importancia do seu porto, que em virtude da mina de S. Domingos é o terceiro do reino, e pelo desenvolvimento do seu commercio e industria, merece que se faça este sacrificio, que póde ser attenuado por um imposto suave e modico sobre a importação, exportação e tonelagem dos navios que demandam a sua barra.

A junta geral do districto, para o bom exito da sua pretensão, encarregou-me de pedir a valiosa coadjuvação, que eu julgo indispensavel, e solicito da parto doa illustres deputados, que são filhos d'aquella provincia, e de todos, sem excepção, que a representam n'esta camara.

Eu sei que a illustre deputado pelo circulo do Tavira, que comprehendo os concelhos do Guadiana, que é o meu amigo o sr. Carrilho, tem todo o empenho em solicitar esta obra, e sei que b. ex.ª tenciona apresentar n'esta casa, logo que cheguem os esclarecimentos que eu pedi ao digno presidente da camara municipal de Villa Real de Santo Antonio, uma representação da mesma camara e um projecto de lei para que se obtenha este importante melhoramento que a junta geral pede, e que na verdade é da maior necessidade, conveniencia e justiça, e para o qual eu chamarei incessantemente a attenção do illustre ministro das obras publicas.

Mando para a mesa a representação, e peço a V. ex.ª que consulte a camara, se permitte que, a exemplo do que se tem feito a outras, ella seja publicada na folha official do governo.

O sr. Luiz de Campos: — Tenho a honra de mandar para a mesa uma representação da camara, conselho municipal e principaes proprietarios do concelho de Arraiolos, N'esta -representação allude-se a taes ideas.. A primeira é contra a divisão comarca feita ultimamente pelo sr. ministro da justiça, pedindo que, se restabeleça o systema antigamente em vigor, A segunda é para que, for caso de não