O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

902 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

deve reunir se, tem de ser muito superior a esse numero; salvo se havemos de ter no mesmo corpo soldados armados com armas de diversos systemas, o que é inacceitavel.
Não quero dizer que o governo fosse obrigado desde logo a comprar todas as armas, mas não se diga ao paiz, que esta organisação nos habilitou, como se tem dito, a que de um dia para o outro se apresente um exercito prompto, e correspondendo ás necessidades que impõe a moderna sciencia da guerra.
Considerada assim a organisação sob o ponto de vista geral, vamos agora rapidamente para não fatigar a camara a ver e considerar o que se fez em relação a cada uma das armas, a cada um dos quadros.
Estado maior general; como se forma este quadro? Não é possivel dizel-o, porque não conhecemos a constituição do exercito, a sua divisão nas grandes unidades tacticas.
Provavelmente formou-se pela mesma fórma por que se elevou o exercito a 120:000 homens; questão de pouco mais ou menos; augmenta-se um general de divisão, mais dois de brigada, depois se verá o que se lhes ha de dar para fazer!
O processo que segue o sr. Bocage no seu livro é o processo que seguem todos aquelles que escrevem sobre o assumpto. Na organisação preferiu-se não seguir nenhum methodo.
Entremos no corpo de estado maior propriamente dito.
Hoje, que o assumpto é tão debatido em toda a parte e que a experiencia tem mostrado dia a dia quanto é difficil o recrutamento de officiaes para este corpo, porque se não aproveitou o ensejo para constituir o estado maior em corpo aberto? Por que regras e com que bases se fez o quadro do estado maior em corpo fechado? Será para corresponder ás divisões territoriaes que não se conhecem, ás unidades tacticas que não estão determinadas? Já houve aqui quem dissesse que tudo isso e muito mais estava a fazer a secção do estado maior. Mas não vem onde devia vir; na organisação.
Esta organisação é tão completa que me faz lembrar aquelle quadro das 11:000 virgens, em que o artista pintou uma á porta do templo, e quando lhe perguntaram onde estavam as outras, respondeu: «estão lá dentro». (Riso.)
De que base se partiu, pois, para se estabelecer o corpo de estado maior? Não sei.
Passemos rapidamente á engenheria militar.
Na engenheria acontece uma cousa curiosa, e é que ella tem um terceiro batalhão de reserva, cuja organisação e especialidade ninguem conhece; e comtudo diz-se que, quando se mobilisar o exercito, ha de apparecer esse terceiro batalhão!
Olhemos para a artilheria.
Ahi confessa o auctor da reforma que não ha a devida proporção entre a artilheria e as outras armas, e que não póde remediar já este inconveniente por causa da questão orçamental. De accordo.
O que é notável e que nem ainda mesmo com a actual artilheria se diz cousa alguma ácerca do modo de estabelecer os grupos divisionarios e de reserva, o que provém de não se saber quaes e quantas serão as grandes unidades tacticas do nosso exercito.
Alem d'isso não ha officiaes para taes quadros em pé de guerra; seria necessario invental-os de um dia para o outro. (Apoiados.)
Para o quadro estar completo em pé de guerra, são precisos 246 officiaes, alem dos que existem em pé de paz, e actualmente não se póde improvisar um tal numero de officiaes artilheiros de um dia para outro. (Apoiados.)
Eu não estou fazendo uma reclamação em favor do augmento do quadro da arma de artilheria; estou demonstrando simplesmente que não é com um exercito assim organisado que podemos mobilisal-o e defender o paiz. (Apoiados.)
Se lançâmos os olhos para a cavallaria, ahi francamente é para lamentar o que vemos.
Só ha uma nação, cujas excentricidades nos homens e nas instituições são bem conhecidas, que tenha uma organisação de cavallaria igual á nossa. É a Inglaterra.
Nós mantivemos para esta arma a organisação obsoleta e antiquada que existia, organisação que não dá nem conveniente unidade administrativa, nem conveniente unidade tactica.
Nós conservâmos as companhias; e, como se isto não fosse bastante, mantivemos os tres esquadrões em cada regimento.
De todas as auctoridades, de todos os escriptores que se podem citar em todas as nações nenhum aconselha similhante composição de regimentos para a organisação da cavallaria.
O sr. Bocage, por exemplo, opta, e muito bem, para a composição dos regimentos de cavallaria, por quatro esquadrões effectivos e um de deposito, tanto em pé de paz como em pé de guerra.
A mobilisação póde realisar-se com maior presteza o maior certeza pelo acrescentamento do numero de soldados e de cavallos do que pelo acrescentamento do numero de unidades.
Encontram-se na Allemanha regimentos de cavallaria com cinco esquadrões, e na Austria com seis, etc.; o que se não encontra é nação alguma bem organisada militarmente, que tenha no seu exercito esta composição antiquada e obsoleta de regimentos de cavallaria com tres esquadrões.
E como o respeito pelas tradições era tão grande que nos levou a não tocarmos nas companhias, e eu louvo o respeito pelas tradições, mas é quando ellas valem alguma cousa; como o respeito pelas tradições era tão grande que nos levou até a fazer das companhias o nolim me tangere, tambem conservámos os lanceiros! ...
Conservámos as lanças para se darem cargas em linha; e esquecemo-nos de que aquillo de que mais precisa hoje a cavallaria para a sua independencia e para o seu serviço é a arma do fogo !... (Apoiados.)
(Aparte.)
A questão da lança é importantissima, não só para aquelle que a usa, mas tambem para aquelles que têem a sua vida e a sua propriedade dependentes dos homens a quem ella foi confiada.
Vamos á infanteria.
Eu direi, n'este rapido perpassar pelo que se fez n'esta organisação, que na infanteria nós encontrâmos uma profusão extraordinaria de caçadores, parece que ainda em nome das tradições.
Encontrâmos 24 regimentos de infanteria de linha e 12 regimentos de caçadores!
Encontrâmos 12 regimentos de caçadores!...
Se alguem me podér provar que é justa e rasoavel esta proporção de 12 para 24, sendo a organisação dos caçadores em regimentos, eu ciarei, como vulgarmente se diz, as mãos á palmatoria, confessar-me hei vencido; creio, porém, que ha de ser muito difficil, se não impossivel, fazer-se essa demonstração.
Mas, como este exercito, que se ha de mobilisar, ha de servir exactamente para o paiz estar habilitado a defender-se n'um momento critico, e, se esta organisação é completa, se a este respeito nunca se fez nada melhor nem ninguem era capaz de o fazer, porque é que não se diz aqui uma palavra a respeito do corpo de trem, porque é que não se define cousa alguma ácerca de transportes, porque é que não se dá nem a mais pequena regra com relação ás columnas de munições, e porque é que, quando se chega á administração, se trata d'esse assumpto tão importante em dois paragraphos que, sommados, não dão, me parece, dez linhas?!... (Apoiados.)