O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 27 DE MARÇO DE 1885

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os exmos. srs.

Francisco Augusto Florido de Mouta e Vasconcellos
Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Dá-se conhecimento do treze officios, com diversos documentos e informações, sendo tres do ministerio do reino, dois do ministerio da marinha e oito do das obras publicas. - Mandam para a mesa diversas representações os srs. Pedro Roberto, Henrique de Mendia, visconde das Laranjeiras e Castro Mattoso. - Apresentam requerimentos de interesse publico os srs. Baima de Bastos, Pereira Leite e Miguel Tudella, e requerimentos de interesse particular os srs. Laranjo e Baima de Bastos. - Justificações de faltas dos srs. visconde de Alentem e Adolpho Pimentel. - Mandam para a mesa pareceres da Commissão de fazenda os srs. Carrilho e Pedro de Carvalho, e um parecer da Commissão de verificação de poderes o sr. Pereira Leite; foram a imprimir. - Apresenta dois projectos de lei, que ficam para segunda, leitura, o sr. Frederico Laranjo. - O sr. Castro Mattoso manda para a mesa dois documentos para serem juntos a um projecto de lei de sua iniciativa e novamente pede o parecer da commissão de fazenda ácerca do seu projecto para suspensão do imposto do sal. - Responde-lhe o sr. Carrilho, por parte da commissão. - Apresenta um projecto de lei o sr. Franco Castello Branco. - O sr. Santos Viegas insta por uns documentos que pediu. - Apresenta dois projectos de lei o sr. visconde das Laranjeiras. - O sr. Jalles rectifica um erro do Diario da camara, quanto á sua não comparencia na sessão do dia 21 do corrente.
Na ordem do dia continua a discussão do projecto de lei n.° 10. artigo 2.° - Declara o sr. presidente que por motivo do fallecimento de pessoa de familia não póde vir a camara continuar o seu discurso o sr. Avellar Machado; cabe por isso a palavra ao sr. Avila, que usa d'ella, sobre a ordem, em defeza do projecto, na parte relativa á reforma do exercito. - A requerimento do sr. Carrilho proroga-se á sessão. - Segue-se o sr. Elias Garcia, que apresenta tambem uma moção de ordem, e impugna o projecto no que respeita á reforma do exercito. - A requerimento do sr. Pereira Leite julga se a materia discutida. - Retirada a moção do sr. Avila e rejeitada a do sr. Elias Garcia, é approvado o artigo 2.° do projecto. - Entra em discussão o artigo 3.°, que é approvado depois de rejeitada uma emenda apresentada e sustentada pelo sr. Albino Montenegro.

Abertura - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada - 59 srs. deputados.

São os seguintes: - Lopes Vieira, Agostinho Lucio, Albino Montenegro, A. da Rocha Peixoto, Silva Cardoso, Pereira Côrte Real, A. J. da Fonseca, A. J. d'Avila, Lopes Navarro, Pereira Borges, Carrilho, A. M. Pedroso, Santos Viegas, A. Hintze Ribeiro, Augusto Poppe, Pereira Leite, Neves Carneiro, Sanches de Castro, Carlos Roma du Bocage, Conde da Praia da Victoria, Cipriano Jardim, E. Coelho, Elvino de Brito, Fernando Geraldes, Mouta e Vasconcellos, Francisco de Campos, Castro Mattoso, Matos de Mendia, Baima de Bastos, Augusto Teixeira, Franco Castello Branco, J. A.. Neves, Joaquim de Sequeira, J. J. Alves, Coelho de Carvalho, Simões Ferreira, Ferreira de Almeida, José Borges, Laranjo, José Frederico, Figueiredo Mascarenhas, Simões Dias, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Bivar, Luiz Osorio, Aralla e Costa, Guimarães Camões, Miguel Tudella, Pedro de Carvalho, Pedro Roberto, Rodrigo Pequito, Sebastião Centeno, Pereira Bastos, Visconde de Ariz, Visconde de Balsemão, Visconde das Laranjeiras, Wenceslau de Lima e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adriano Cavalheiro. Moraes Carvalho, Garcia de Lima, Anselmo Braamcamp, Torres Carneiro, Alfredo Barjona de Freitas, Sousa e Silva, Antonio Candido, Antonio Centeno, Antonio Ennes, Cunha Bellem, Jalles, Sousa Pavão, Pinto de Magalhães, Seguier, Ferreira de Mesquita, Fuschini, Barão de Ramalho, Barão de Viamonte, Bernardino Machado, Lobo d'Avila, Conde de Villa Real, Ribeiro Cabral, Emygdio Navarro, Sousa Pinto Basto, Goes Pinto, Estevão de Oliveira, Vieira das Neves, Francisco Beirão, Mártens Ferrão, Guilherme de Abreu, Guilhermino de Barros, Silveira da Motta, Franco Frazão, J. C. Valente, Melicio, Scarnichia, Souto Rodrigues, Ferrão de Castello Branco, Sousa Machado. Ponces de Carvalho, Correia de Barros, Azevedo Castello Branco, Dias Ferreira, Elias Garcia, Lobo Lamare, Pereira dos Santos, Ferreira Freire, Oliveira Peixoto, Lopo Vaz, Reis Torgal, Correia de Oliveira, Manuel de Medeiros, M. J. Vieira, M. P. Guedes, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Miguel Dantas, Santos Diniz, Tito de Carvalho, Vicente Pinheiro, Visconde de Reguengos e Visconde do Rio Sado.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Agostinho Fevereiro, Garcia Lobo, Fontes Ganhado, Moraes Machado, Almeida Pinheiro, Urbano de Castro, Augusto Barjona de Freitas, Avelino Calixto, Caetano de Carvalho, Conde de Thomar, E. Hintze Ribeiro, Filippe de Carvalho, Firmino Lopes, Correia Barata, Wanzeller, Frederico Arouca, Barros Gomes, Sant'Anna e Vasconcellos, Costa Pinto, J. A. Pinto, João Arroyo, Teixeira de Vasconcellos, Ribeiro dos Santos, J. Alves Matheus, Teixeira Sampaio, Amorim Novaes, Avellar Machado, José Luciano, J. M. dos Santos, Pinto de Mascarenhas, Julio de Vilhena, Lourenço Malheiro, Luiz Ferreira, Luiz Dias, Luiz Jardim, Manuel d'Assumpção, M. da Rocha Peixoto, Mariano de Carvalho, Martinho Montenegro, Pedro Correia, Pedro Franco, Gonçalves de Freitas, Dantas Baracho e Visconde de Alentem.

Acta. - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

1.° Do ministerio do reino, acompanhando 160 exemplares das contas do ministerio do reino, relativas á gerencia do anno economico de 1833-1884 e ao exercicio de 1882-1883, para serem distribuidos pelos srs. deputados.
A secretaria.

2.° Do mesmo ministerio, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Eduardo José Coelho, copias authenticas da correspondencia do administrador de Chaves, com esclarecimentos pedidos pelo mesmo sr. deputado.
A secretaria.

3.° Do mesmo ministerio, declarando que o pedido feito em requerimento pelo sr. deputado Joaquim Germano de Sequeira, para a publicação no Diario do governo dos annuncios relativos á citação edital dos recrutas do exercito, com processo de refractarios, já havia sido satisfeito.
A secretaria.

4.° Do ministerio da marinha, acompanhando mais 30 exemplares da conta da gerencia d'este ministério, relativa ao anno economico de 1883-1884 e no exercicio de 1882-1883.
A secretaria.

5.° Do mesmo ministerio, declarando que não existem

58