O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 14 DE JUNHO DE 1887

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios os exmos. srs.

José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral
Francisco José Machado

SUMMARIO

Um officio do sr. deputado Souto Rodrigues, participando que, por fallecimento de sua mãe, não póde comparecer. - Segunda leitura e admissão de duas propostas do sr. Julio de Vilhena. - Um requerimento do sr. deputado Elvino de Brito, pedindo diversos documentos, pelo ministerio da marinha. - Justificações de faltas dos srs. Bernardo Machado, visconde de Monsaraz, Teixeira de Vasconcellos, Cardoso Valente e Figueiredo Mascarenhas. - Entram em discussão as duas propostas do sr. Julio de Vilhena. - O sr. Ennes combate as, apresentando uma substituição á primeira. - O sr. Julio de Vilhena indica a conveniencia de se aguardar a presença do sr. ministro dos negócios estrangeiros para se proseguir na discussão. - Concorda o sr. ministro das obras publicas, comtanto que se aproveite o tempo, discutindo-se o parecer relativo ás emendas ao projecto sobre a construcção de estradas. - Assim se resolve, e usa em seguida da palavra sobre o indicado parecer o sr. Avellar Machado. Responde-lhe o sr. ministro das obras publicas. - Toma parte no debate o sr. Jacinto Candido. - A requerimento do sr. João Pina declarou-se sufficientemente discutida a materia, e em seguida é approvado o parecer, não sendo permittido ao sr. Elias Garcia usar ainda da palavra, como pretendia, sobre o mesmo parecer já votado. - Manda para a mesa um parecer da commissão de agricultura o sr. Casal Ribeiro. - Continua a discussão sobre as propostas dos srs. Julio de Vilhena e Antonio Ennes, usando aquelle da palavra. Responde-lhe o sr. ministro dos negocios estrangeiros, e a este o sr. Pinheiro Chagas. - O sr. Alfredo Pereira manda para a mesa o parecer da commissão do verificação de poderes, ácerca da eleição do circulo n.° 15 (Montalegre), e pede a urgencia. - A camara annue e o parecer é approvado sem discussão, prestando em seguida juramento o sr. deputado eleito Antonio Pessoa de Barros e Sá. - Approva-se a ultima redacção do projecto de lei n.° 98. - Apresenta e sustenta uma moção de ordem o sr. Dias Ferreira. - Usa tambem da palavra sobre o mesmo assumpto o sr. Manuel d'Assumpção. Responde aos oradores precedentes o sr. Antonio Ennes, e a este o sr. Consiglieri Pedroso, seguindo-se o sr. D. José de Saldanha, que defende a proposta do sr. Ennes. - Entram successivamente no debate os srs. Frederico Arouca, Laranjo, Julio de Vilhena e Antonio Candido, ficando a discussão pendente. - Trocam-se explicações entre os srs. José Castello Branco e ministro da marinha sobre noticias recentes com respeito a algumas occorrencias nas duas costas africanas. - Faz algumas observações, em referencia ao mesmo assumpto, o sr. Elvino de Brito.

Abertura da sessão - Ás duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada 59 srs. deputados. São os seguintes: - Albano de Mello, Moraes Carvalho, Alfredo Brandão, Antonio Castello Branco, Baptista de Sousa, Antonio Ennes, Pereira Carrilho, Simões dos Reis, Augusto Pimentel, Santos Crespo, Miranda Montenegro, Bernardo Machado, Eduardo de Abreu, Elvino de Brito, Emygdio Julio Navarro, Feliciano Teixeira, Freitas Branco, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Casal Ribeiro, Pires Villar, João Pina, Cardoso Valente, Franco de Castello Branco, João Arroyo, Menezes Parreira, Teixeira de Vasconcellos, Sousa Machado, Correia Leal, Silva Cordeiro, Oliveira Martins, Simões Ferreira, Amorim Novaes, Avellar Machado, Ferreira Galvão, Barbosa Collen, Pereira e Matos, Ruivo Godinho, Abreu Castello Branco, Vasconcellos Gusmão, José de Nápoles, Alpoim, José Maria de Andrade, Barbosa de Magalhães, Rodrigues de Carvalho, José de Saldanha (D.), Santos Moreira, Santos Reis, Julio Graça, Julio Pires, Julio de Vilhena, Vieira Lisboa, Manuel José Correia, Brito Fernandes, Pinheiro Chagas, Miguel Dantas, Estrella Braga, Visconde de Monsaraz e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Serpa Pinto, Alfredo Pereira, Campos Valdez, Antonio Candido, Antonio Villaça, Ribeiro Ferreira, Gomes Neto, Tavares Crespo, Antonio Maria de Carvalho, Mazziotti, Fontes Ganhado, Jalles, Barros e Sá, Hintze Ribeiro, Augusto Fuschini, Victor dos Santos, Lobo d'Avila, Eduardo José Coelho, Elizeu Serpa, Madeira Pinto, Estevão de Oliveira, Matoso Santos, Fernando Coutinho (D.), Firmino Lopes, Francisco Beirão, Almeida e Brito, Castro Monteiro, Francisco Matoso, Lucena e Faro, Soares de Moura, Severino de Avellar, Frederico Arouca, Gabriel Ramires, Guilherme de Abreu, Sá Nogueira, Candido da Silva, Baima de Bastos, Scarnichia, Izidro dos Reis, Rodrigues dos Santos, Alves Matheus, Joaquim da Veiga, Jorge de Mello (D.), Jorge O'Neill, Alves do Moura, José Castello Branco, Dias Ferreira, Elias Garcia, Laranjo, Figueiredo Mascarenhas, Ferreira Freire, José Maria dos Santos, Simões Dias, Abreu e Sousa, Lopo Vaz, Poças Falcão, Luiz José Dias, Manuel Espregueira, Manuel d'Assumpção, Manuel José Vieira, Marçal Pacheco, Marianno de Carvalho, Marianno Prezado, Miguel da Silveira, Pedro Monteiro, Pedro Victor e Tito de Carvalho.

Não compareceram á sessão os srs.: - Anselmo de Andrade, Alves da Fonseca, Sousa e Silva, Oliveira Pacheco, Antonio Centeno, Antonio da Fonseca, Pereira Borges, Guimarães Pedrosa, Moraes Sarmento, Urbano de Castro, Condo de Castello de Paiva, Conde de Villa Real, Goes Pinto, Francisco de Barros, Francisco de Medeiros, Francisco Ravasco, Guilhermino de Barros, Souto Rodrigues, Dias Gallas, Santiago Gouveia, Vieira de Castro, Oliveira Valle, Ferreira de Almeida, Pereira dos Santos, Guilherme Pacheco, Oliveira Matos, Pinto de Mascarenhas, Mancellos Ferraz, Bandeira Coelho, Matheus de Azevedo, Pedro Diniz, Dantas Baracho, Vicente Monteiro, Visconde da Torre, Visconde de Silves e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Do sr. deputado João José d'Antas Souto Rodrigues, participando que, em consequencia do fallecimento de sua mãe, não póde comparecer a algumas sessões da camara.
Para a acta, tendo o sr. presidente declarado que seria desannojado o sr. deputado Souto Rodrigues.

Segundas leituras

Propostas

Proponho que a camara dos deputados acompanhe a dos dignos pares do reino, supplicando a Sua Santidade que restitua as christandades de Ceylão ao real padroado de Vilhena.

No caso de ser approvada esta proposta, proponho que a mesa fique encarregada de nomear uma commissão, que redija a representação que deverá ser dirigida a Sua Santidade. = Julio de Vilhena.
Foram admittidas.

REQUERIMENTO DE INTERESSE PUBLICO

Roqueiro que, pelo ministerio da marinha o ultramar, me sejam enviados com urgência os seguintes esclarecimentos e documentos:

55