O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 150

150

N." 10.

ti

1852.

Presidência do Sr. Silva Sanches.

'hamada.— Presentes 80 Srs. Deputados.

Abertura. — Depois do meio dia.

Acta.— Approvada sern discussão.

O Sr. Secretario ( Rebc.llo de Carvalho) : — O Sr. Presidente fez na Mesa a declaração de que o Sr. Leonel Tavares não comparece á Sessão de hoje, nem a mais algumas por incommodo de saúde. E o Sr. Frederico Guilherme da Silva Pereira participou também que por igual motivo não comparece á Sessão de hoje o Sr. J. J. da Silva Pereira.

Ofícios:— 1.° Do Ministério do Reino, remei-tendo as Actas, Listas e mais documentos relativos ás eleições dos Srs. Deputados ás Cortes pelo Circulo Eleitoral de Ponta Delgada.—A' Commtssâo de Verificação de Poderes.

2.° Do mesmo Ministério, remeltcndo as cópias do Recenseamento dos Cidadãos habilitados em diversos Concelhos do Districto de Ponta Delgada, para. eleinveis a Deputado.-». — //' mesma Connnissâit.

RiU'RJisiiNTACÕiís: — l.:i Da Camará Municipal da l/igueira, apresentada pelo Sr. Fernandes Tiiomnx, pedindo providencias acerca do lastimoso estado, em que bc ucham o porto t; barra doquHhi villa, por trausii da falta de inteiro e devido cumprimento, por parte tio Ernprchendcdor, das condições juntas á Carta de Lei do !) de Fevereiro de 1813, que estabelece o contracto das obras para o melhoramento do porto e barra da mesma villa. — A1 Commissão Central respectiva.

2.a Do Major Graduado, em disponibilidade, José António da Costa Mendes, allegando que não assi-gnou, por não ter conhecimento dellc, um Requerimento ern que alguns Officiaes se queixam de preterições, c pede que se lhe de a antiguidade que lhe pertence, assim como os postos, a que pela escala das promoções lern direito. — A"s Secções.

O Sr. Conde de Samodáes:— Eu hontem tinha leito algumas reflexões relativamente ao destino, que intendia que se devia dar a essa Representação; c tendo-me depois o Sr. Secretario dicto, que aquillo que eu tinha indicado não podia verificar se, sem que a Camará tomasse uma resolução, por isso que «ste systema das Secções impedia que houvessem Commissõcs Especiaes sem auctorisação da Camará observo agora que o que eu desejo, e que se nomeie uma Commissâo Especial para dar o seu Parecer sobre as^ diversas Representações de alguns Officiac; do Exercito, que se queixam de terem sido preteridos, e outras cousas que ai legam ; por isso mando para a Mesa a seguinte Proposta (leu).

Ficou para segunda leitura.

O Sr. Secretario (Rcbello de Carvalho): — O Sr. Visconde de Axcvedo remetteu para a Mesa, para serem distribuídos pelos Srs. Deputados, 1,'iO exemplares impressos, que contem os principaes funda-

mentos, que os possuidores do Papcl-Mocda tem a allegar em seu favor. — Mandaram-se distribuir.

SEGUNDAS LEITURAS.

REQUERIMENTO: — Renovo o meu Requerimento approvado em Sessão de 11 de Fevereiro; e peço em Additamento ao mesmo seja igualmente enviada a esta Camará a resposta que o Procurador Geral da Fazenda deu ultimamente sobre aquelle objecto. — J. C. de Benevtdes.

Foi adrnittido, e approvado na parte que carece de resolução da Camará.

O Sr. Bento de Caslro: — Mando para a Mesa a Declaração de que o Sr. Deputado Manoel José J •'erre i rã não pôde comparecer á Sessão de hoje por incommodo de saúde.

U Sr. M. de Almeida Pcssanha : — Mando para a Mesa a seguinte

DECLARAÇÃO DK VOTO : — Declaro que hontem votei contra o Acto Addicional na sua generalidade.— M. de Almeida Pcssanh

Mandou-se lançar na Acta.

O Sr. Nogueira Soares: — Mando para a Mesa a seguinte

DKÍ.TA.K ATAO • — Decku"M que os considerandos que precedem a minha Substituição ao artigo 4." do Acto Addicional (Parecer da Com missão) são também destinados a justificar o Adciilamerito do Sr. V az Preto. =..- Nogueira Snarc.y.

A Camará ficou inteirada.

O Sr. líarjona : — Mando para a Mesa o seguinte Requerimento sobre o qual amanhã direi algumas palavras (leu).

Ficou para segunda leitura.

O Sr. Corrêa Caldeira:—O Sr. Deputado Lobo de Moura encarregou-me de comrnunicar á Camará que por incommodo de saúde não podia comparecer á Sessão de hoje.

Por esta oceasião perguntarei a V. Ex.11 se o Sr. Ministro do Reino fez alguma declaração a respeito da Lnterpellação que eu lhe tinha annunciado ha mais de um mcz, sobre os acontecimentos criminosos de Villa Nova de Ourem. S. Ex.a tem estado na Camará, e não tem dicto nada a este respeito, e eu tenho estado silencioso á espera da resposta de S. lix.0; mas parece-me que se vai tornando longa a minha espectativa; por isso peço a V. Ex.a que tenha a bondade de o prevenir de novo.

O Sr. Presidente: — O Sr. Ministro do Reino declarou-me que estava habilitaio para responder a essa Interpellação, mas nessa occasião não se pôde verificar; e por isso comrmmicar-se-ha de novo.

Página 151

151

missão. Eleitoral um Relator em logar do Sr. Visconde d'Almeida Garrelt.

O Sr. Bardo d^Almeirim : — A sexta Secção precisa também nomear um Relator para a Commissão encarregada de examinar os Actos da Dictadura, em logar do Sr. Garrett.

O Sr. Presidente: — Na ordem do dia das Secções estão declarados os Relatores, que faltam para cada um dos Projectos, que estão iam bem dados para ordem do dia, e Já se nota a falta desse. A sexta Secção terá a bondade de nomear uin Relator para o Projecto dos Actos de Dictadura.

Está suspensa a Sessão.

(Era uma hora da t arde J.

Sendo quasi quatro horas da tarde, fez-se a chá-inada, e continuou a Sessão.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para amanhã é a mesma que vinha para hontem, quero dizer, a continuação da discussão do Acto Addicional na sua especialidade; quando elle acabar o Projecto sobre as Colónias, e o Projecto acerca das obras da barra de Vianna. Está levantada a Sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N." 11.

I s, f tí

1852.

Presidência do Sr. Silva Sanches.

'hainada. — Presentes 80 Srs. Deputados.

Abertura. — A uma hora da tarde.

Acta..— Approvada.

O Sr. Secretario (Rebcllo de Carvalho): — Foram mandadas para a Mesa as seguintes

DJÍCLARAÇÕKS: —- l.a Do Sr. Deputado F. Maria de Carvalho, communicando que o Sr. C. Marqucz Baptista não comparecia á Sessão de hoje por in-commodo de saúde.

2.a—Do Sr. Bento de Castro, participando que o Sr. João PedTo d'Almeida Pessanba não pôde comparecer á Sessão de hoje, e n mais algumas por incomrnodo de saúde.

3.*—Do Sr. A. José Braamcamp, fazendo igual communicação relativamente* ao Sr. Barão d'Alinei-rim. '

4..a — Do Sr. Mello Giralrles, fazendo a mesma declaração por parte do Sr. S. Coelho de Carvalho.

Mandaram-se lançar na acta.

CORRESPONDÊNCIA.

OFFICIOS:—1.-° Do Sr. Deputado F. A. G. Cardoso, participando que tendo ha poucos dias chegado de Mação, e erri consequência do seu máo estado de saúde, ainda não podia apresentar-se na Camará, o que faria logo qne cessasse o seu incommodo:

A Camará ficou inteirada.

2.°—Do Ministério do Reino, rernoltendo cópias das sete Portarias de 18 de Agosto de 1846, 17 de Maio e 16 de Outubro de 1843; 13 de Abril de 1819, 4 de Setembro de 1850, e 11 de Março e 16 de Outubro de 1851, todas relativas á cultura do arroz, satisfazendo assim ao' requerimento do Sr. Conde de Villa Real. — Para a Secretaria. . 3." — Do rnesmo Ministério, declarando que as Representações das Camarás Municipaes dcGouvêa, Cèa, c Ervcdal, acerca de estradas, não. deram entrada na Secretaria do rneslno Ministério, e que por tanto não era possível satisfazer ao requerimento do Sr. Deputado José de Mello Ribeiro Sousa Caldeira. — Pára a Secretaria.

4.° — Do Ministério dos Negócios da Fazenda, enviando uma nota das quantias que neste Ministério foram entregues ao Sr. ex-Dcputado Augusto

Xavier da Silva, corno Thesoureiro da Commissão . -Administrativa"da Camará dos Srs. Deputados, nos períodos decorridos de 7 de Janeiro a 17 de Maio de 1850, e de 7 de,Janeiro de 1851 a 23 de1 Janeiro do corrente anuo.

A1 Corrimissão Administrativa da Camará.

5.° — Do Ministério da Marinha e Ultramar, re-mettendo os esclarecimentos pedidos pelo Sr. Deputado Plácido de Abreu, relativamente ao numero de de navios, termo médio, que tem entrado e saído'a barra do Douro nos últimos dez annos ; a dcspcza que fazem por tal motivo, esses navios, c o numero das respectivas lonelladas. — Para a Secretaria.

RHPIII:SIÍNTAÇ\O :— Do Provedor e mais Irmãos da Mesa Administrativa da Misericórdia da Villa do Sardoal, renovando o requerimento feito na Sessão de 1850, no qual pediram lhes fosse concedido por Lei o extincto Convento de Nossa Senhora du Caridade, na dita Villa, e do largo que corre em torno do mcsrno.— A's Secções.

SEGUNDAS LEITURAS. ^

PROPOSTA: —«Proponho que as Secções sejam convidadas a nomear uma Commissão Especial, para examinar todos os Requerimentos que tem sido dirigidos á Camará por Officiaes do Exercito, allegando preterições, c outros queixumes, e sobre elles fcrinu-lar o Parecer que julgar conveniente, n — Conde de Samodãcs.

Foi admittida.

O Sr. Secretario (Rcbello de Carvalho): — Se o Sr. Deputado conviesse, eu accresentaria á sua Proposta todos os Requerimentos que tem sido dirigidos, ou forem d'ora cm diante f O Sr. Conde de Samo-dâes: — ConcordoJ.

O Sr. Leonel: — Parece-me que se devia accres-centar depois das palavras—os Requerimentos que tem sido ou f orem dirigidos (O Sr. Conde de Sa-modães: — É o mesmo que propoz o Sr. Secretario, e eu concordo^.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×