O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 28 DE MARÇO DE 1885 929

nhia. O cabo que se vae estabelecer, ligando-se ao sul de Africa com o cabo da costa oriental, cingirá o continente africano com uma cinta telegraphica, e tornará possivel a communicação para qualquer dos pontos de uma ou de outra costa, quer por um, quer por outro cabo.
Pertencendo os cabos a companhias ou emprezas differentes, será possivel e inevitavel a concorrencia em um grande numero de casos, e d'ella hão de derivar-se necessariamente reducções consideraveis das tarifas.
O monopolio tenderia a manter as tarifas elevadas, tornando impossivel a concorrencia vantajosa a que nos referimos.
A proposta do governo terá, pois, a vantagem, não só de levar successivamente á reducção das tarifas na costa occidental, mas irá influir beneficamento nas tarifas da costa oriental.
Se as vantagens do melhoramento projectado não são contestadas, se podemos ter a certeza de que não fôra facil contratai-o em condições mais favoraveis, porque em obras d'esta natureza as unicas emprezas que poderiam vantajosamente realisal-o já como que disseram a ultima palavra, envidando todos os esforços para apresentarem as condições mais favoraveis para o governo portuguez, nem por isso é menos necessario conhecer se para que este melhoramento se conquiste será mister onerar o thesouro da metropole com um encargo relativamente pesado.
Já vimos que o maximo encargo que póde ser exigido é a garantia total de 150:000 palavras, na importancia de 188:550$000 réis.
Ninguem ousaria sustentar que fosse esse, nem ainda nos primeiros annos, o encargo effectivo para o thesouro, porque seria necessario partir da supposição de que não haveria nenhumas communicações pelo cabo. Mas tudo nos diz que, ainda nas peiores hypotheses, o encargo será, na verdade, muito diminuto.
Se do rendimento e do movimento de outros cabos se póde inferir, com uma certa probabilidade de acerto, qual poderá ser o rendimento e o movimento do cabo que ligar com a Europa as possessões da costa occidental de Africa, dizem-nos as estatisticas que em cabos de igual importancia o trafico é muito consideravel, e que assegura um juro rasoavel aos valiosos capitães despendidos com a sua collocação e exploração. Assim vemos que em 1881 a companhia anglo-americana obteve um rendimento de 45 libras por milha em cabos cuja extensão é de 10:688 milhas, a Brazilian 43, em uma extensão de 3:667 milhas, a Eastern & South African 26, em uma extensão de 3:803, a Eastern extension 30, em uma extensão de 10:430, e a Direct United States 47, em uma extensão de 2:983.
Calculando a extensão do cabo submarino desde S. Vicente e Senegal até Loanda em 4:500 milhas, e computando o rendimento medio que nos dão os numeros anteriores, encontrariamos um rendimento provavel de mais de 780:000$000 réis, o que é muito superior á garantia maxima concedida pelo governo.
E que essa garantia não bastaria por si só para levar qualquer empreza a realisar obra tão despendiosa é facil demonstral-o.
Tomando como media do custo de cada milha de cabo 320 libras, não podemos orçar o capital a despender sómente entre S. Vicente e Senegal e Loanda em menos de 6.500:000$000 réis. Suppondo que o capital empregado n'esta empreza se contenta com o juro de 5 por cento, precisará elle de um rendimento de 325:000$000 réis, a que deverão acrescentar-se as despezas necessarias para a conservação e para fundo de reserva. Mettendo no calculo o prolongamento do cabo cuja extensão entre Loanda e o Cabo da Boa Esperança não será inferior a 2:000 milhas, o que representa avultada despeza para a empreza, posto que não maior encargo para o governo, a necessidade de um rendimento muito mais consideravel não precisa de demonstrar-se.
Outros factos, porém, mais frisantes talvez do que aquelles que acima indicamos, nos convencem de que o movimento do cabo telegraphico submarino será logo nos primeiros annos consideravel, e que portanto a garantia concedida será puramente nominal.
O cabo que a mesma empreza concessionaria estabeleceu por contrato com o governo hespanhol, entre Cadix e Tenerife, teve em 1884, isto é, no primeiro anno do seu estabelecimento, um trafico de 144:000 palavras, não comprehendendo os despachos officiaes.
O pequeno cabo de S. Vicente a S. Thiago teve logo no primeiro mez de exploração um movimento de cerca de 1:800 palavras, não se comprehendendo n'este numero senão as palavras pagas e que representam, portanto, rendimento effectivo e real.
O cabo telegraphico submarino que parte de Aden o tem estações em Zanzibar, Moçambique, Lourenço Marques, terminando em Natal, teve no primeiro anno, incompleto, de exploração o movimento de 16:394 palavras, no segundo o de 233:027, no terceiro o de 488:155, no quarto o de 300:812, e no quinto, isto é, em 1883, o de 292:047.
Se n'este cabo considerarmos o movimento unicamente das estações portuguezas, encontramos que elle se elevou em 1883 a 13:357 palavras em Moçambique e a 11:809 em Lourenço Marques.
Ora o movimento das alfandegas d'estes dois districtos, que é de certo o elemento mais apreciavel para julgarmos com probabilidade do seu movimento commercial, dá-nos para o anno de 1883 o valor total de 640:790$996 réis de mercadorias importadas em Moçambique, e o de réis 522:267$513 de mercadorias exportadas pela mesma alfandega e o valor total de 329:376$148 réis de mercadorias importadas em Lourenço Marques e o de 130:505$700 réis de mercadorias exportadas pela dita alfandega.
Temos, pois, que com um movimento commercial de 1.622:940$357 réis, as communicações pelo cabo telegraphico submarino foram de 25:166 palavras.
Mas o valor da importação e exportação na provincia do Angola, que, como é sabido, se faz, na quasi totalidade pelos portos que vão ser servidos pelo cabo submarino, attingiu no anno de 1883 a 4.248:587$432 réis. Na mesma proporção teriamos já a probabilidade de um trafico superior a 60:000 palavras para a provincia de Angola. Outras considerações porém muito attendiveis devemos ter presentes para calcular com mais exacção o provavel trafico da provincia de Angola.
Se o movimento commercial d'esta provincia cresceu desde 2.270:498$946 réis, que foi em 1868, a 4.248:587$432 réis em 1883, a despeito de todas as contrariedades, não obstante a cessação da exportação de productos, que o preço dos transportes não permitte hoje que venham ao litoral, sem embargo do esmorecimento do commercio de outros por causas identicas, devemos esperar, agora que a construcção do caminho do ferro se afigura como uma realidade, que o acrescimo d'aquelle movimento será muito mais rapido, e que portanto as relações commerciaes se amiudarão, e com ellas portanto augmentará a probabilidade de um movimento muito maior no cabo submarino.
E não nos referimos às condições diversas das duas provincias ultramarinas, às relações muito mais intimas, muito mais frequentes, muito mais importantes que tem com a metropole a provincia de Angola.
Se com relação a S. Thomé e á Guiné nos servirmos de iguaes elementos de calculo, encontraremos tambem que, ainda com o movimento commercial que hoje apresentam, se não póde suppor que a garantia concedida pelo governo seja, mesmo nos primeiros annos, um encargo consideravel para o thesouro.
Em 1883 o valor total da importação e exportação na provincia de S. Thomé foi de 899:124$872 réis, o que, a julgar pelo que succede em Moçambique e Lourenço Marques, deve corresponder a um movimento do communica-

54 *