O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 28 DE JUNHO DE 1890 915

praça e cidade do Porto, mas tambem interesse para o estado.
Lembro ao governo e á camara que hoje, desde que se acha concluído e em serviço o ramal da alfândega, que poz em communicação a parte baixa e ribeirinha da cidade com a estação principal dos caminhos de ferro do Minho e Douro, o estado é interessado em que as margens do Douro, sobretudo no espaço que fica entre a ponte de D. Luiz I e a alfandega, estejam em condições de poderem facilitar o transito de mercadorias, chamando para ali um grande movimento commercial, que por vezes tem fugido áquelle rio por falta absoluta de cães e de mais simples commodo de carga e descarga.
Direi á camara que por falta de cães, de pontes, de guindastes e de meios faceis de descarga, succede que algumas vezes os vapores deixam a carga em barcos no rio Douro, vão a Hamburgo, voltam com um novo carregamento e ainda encontram a carga anterior no rio, nas mesmas barcas, sujeita assim aos perigos de um tão caro e perigoso acondicionamento.
Isto succede muitas vezes em occasiões de grande transito originado pelos principios de estacões, e succede isto por ser absolutamente impossivel obter um pequeno espaço de cães onde atraquem as barcaças para descarregar.
Eu já não peço a realisação immediata do plano do engenheiro hydraulico sr. Thomás Costa, obra que não póde deixar de ser morosa e de bastante custo, mas peço com instancia que se attenda ao mais indispensável, fazendo-se as obras mais urgentes, para facilitar o transito do commercio nas duas margens do rio Douro, no espaço que fica a jusante da ponte D. Luiz I, entre esta e a alfandega eu peço encarecidamente ao sr. ministro das obras publicas que attenda á urgente necessidade, pelo menos, de mandar desde já fazer as obras necessarias no cães da estiva, ha tanto tempo em derrocada, obra que não é muito despendiosa.
Aproveito-me tambem da presença do sr. ministro das obras publicas, para chamar a attenção de s. exa. para uma representação que mando para a mesa.
É dos pescadores de Valbom, concelho de Gondomar, districto do Porto.
Pede esta pobre gente que seja conservado e reparado o antigo dique que existe na quinta da Vinha, sobre o rio Douro, e que obriga as aguas a deixarem um certo espaço de areia, que é aproveitado pelos pescadores, para se entregarem á pesca fluvial, quando a braveza do mar não lhes permitte ir barra fora, exercer a sua penosa industria.
Não conheço o assumpto, todavia peço ao sr. ministro das obras publicas que, se isto é possivel e pratico, mande suspender a intimação feita pelo chefe da respectiva cir-cumscripção hydraulica para que o molhe seja immediatamente destruido, averiguando-se posteriormente se a sua conservação é ou não prejudicial, e se a falta que faz aos pescadores é rasão que mereça ser attendida pelos poderes publicos.
Mando para a mesa a representação e peço a v. ex. que consulte a camara sobre se consente que ella seja publicada na folha official.
Foi auctorisada a publicação.
O sr. Presidente: - Em virtude da auctorisação que a camara conferiu á mesa, vou nomear os srs. deputados que hão de compor as commissões que ainda faltam.
Nomeio os seguintes srs.:

Commissão de infracções:
Albino de Abranches Freire de Figueiredo.
Antonio Maria Cardoso.
Antonio Maria Jalles.
Aristides Moreira da Mota.
Augusto da Cunha Pimentel.
Fidelio de Freitas Branco.
Francisco de Barros Coelho e Campos.
João de Barros Mimoso.
José Maria de Alpoim de Cegueira Borges Cabral.

Commissão de petições:
Adolpho da Cunha Pimentel.
Amandio Eduardo da Mota Veiga.
Antonio Maria Cardoso.
Antonio Maximo de Almeida Costa e Silva.
Antonio Ribeiro dos Santos Viegas,
Eugenio Augusto Ribeiro de Castro.
João Alves Bebiano.
João Pinto Moreira.
Coberto Alves de Sousa Ferreira.

Commissão de estatistica:
Abilio Eduardo da Costa Lobo.
Adriano Augusto da Silva Monteiro.
Alvaro Augusto Froes Possolo de Sousa.
Antonio Maria Jalles.
Antonio Eduardo Villaça.
Eduardo Augusto Xavier da Cunha.
Elvino José de Sousa e Brito.
Francisco Xavier de Castro Figueiredo de Faria.
Tose Maria de Sousa Horta e Costa.

Commissão de saude publica:
Adriano Emilio de Sousa Cavalheiro.
Agostinho Lucio e Silva.
Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso.
Arthur Hintze Ribeiro.
Eduardo de Jesus Teixeira.
Fortunato Vieira das Neves.
João Maria Gonçalves da Silveira Figueiredo.
José Antonio de Almeida.
Tose Azevedo Castello Branco.

Commissão do regimento:
Alexandre Maria Ortigão de Carvalho.
Antonio Baptista de Sousa.
Antonio José Arroyo.
Antonio Manuel da Costa Lereno.
Antonio Sergio da Silva e Castro.
Augusto Cesar Elmano da Cunha e Costa.
Eduardo Augusto da Costa Moraes.
Ignacio Emauz do Casal Ribeiro.
Marcellino Antonio da Silva Mesquita.

Commissão de recrutamento:
Amandio Eduardo da Mota Veiga.
Antonio Azevedo Castello Branco.
Antonio José Lopes Navarro.
Antonio Ribeiro dos Santos Viegas.
Augusto da Cunha Pimentel.
Custodio Joaquim da Cunha e Almeida.
Francisco José de Medeiros.
João de Paiva.
Luiz de Mello Bandeira Coelho.
O sr. Ministro das Obras Publicas (Arouca): - Sr. presidente, ouvi as considerações feitas pelo illustre deputado, pela cidade do Porto.
Em relação á segunda parte, eu não conheço o facto, mas hei de tomar informações a respeito d'elle e para providenciar como for justo.
Emquanto às observações relativas ao cães do Porto, eu affirmei ao illustre deputado que este assumpto tem merecido a minha attenção especial.
Tenho tido repetidas conferencias com o distincto engenheiro o sr. Espregueira a respeito deste objecto, e s. exa., desde que eu estou no ministério, já tem ido três vezes ao Porto para estudar a questão do cães.
Convém dizer que ha uma grande quantidade de proje-