O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 604 )

Canones, e a de Leis; e quando muito tambem a de Medicina. Foi certamente por este motivo, segundo me parece, que, tractando-se de aggregar a Cadeira de Economia Politica a uma das Faculdades da Universidade, lembrou logo a de Leis. Conheço quanto he importante esta Faculdade, e respeito muito as pessoas que a professão dignamente: não he esta porem a que eu escolheria para se lhe encorporar a dicta Cadeira. Qual he o objecto da Economia Politica? He ensinar os homens a obter os fructos mais copiosos, que se possuo tirar das fontes da riqueza, e applica-los de modo, que ao mesmo tempo se enriqueça a Nação, e a Fazenda Publica. E quaes são estes fontes? A Agricultura, Mineração, Artes, e o Commercio. Se pois na Universidade de Coimbra existe já uma Faculdade, que dellicando-se ao estudo da Natureza, para dahi tirar applicações proveitosas á Sociedade, se occupa em conhecer, e aperfeiçoar a maior parte daquelles mananciaes da riqueza Nacional, parece que a ella he que si; deveria incorporar a Cadeira de Economia Politico. Todavia não insistirei muito, contentando-me de enunciar somente a minha opinião. Embora pois fique aggregada á Faculdade de Leis a Cadeira, de que se tracto: a que eu me opponho absolutamente he que fiquem inhibidos os Estudantes das outras Faculdades de se poderem applicar a esta Sciencia; e propugnarei com as minhas fracas forças para que o estudo della não seja só proprio, e privativo dos Legislas, e Canonistas. O fim das Faculdades Juridicas he habilitar os Cidadãos para virem a ser bons Magistrados, e bons Advogados. Ora: para exercer bem estes empregos não he preciso ser versado em Economia Politica: pelo contrario outros empregos ha de grande importancia, para os quaes muito se requerem os conhecimentos Economico-Politicos, e para que os Bachareis Juristas estão menos habilitados, do que outros que tem cultivado outras Sciencias. E se em algum tempo a instrucção de Economia Politica ha de ser, como convem, um requisito para o exercicio de certos empregos, não queiramos que elles continuem a ser da privativa competencia dos Juristas; e que se feche para elles a porta ás pessoas, que pela cultura d'outras Sciencias se fazem capazes de bem os desempenhar. Por tanto generalize-se quanto for possivel o estudo da Economia Politica, de modo que todos os que sahirem da Universidade possão dalli trazer ao menos os primeiros elementos desta interessante Sciencia.

O Sr. Moraes Sarmento: - Presenciando a unanime approvação do meu projecto offerecido para o estabelecimento de uma Cadeira de Economia Politica, não era possivel deixar de expressar á Camara os meus agradecimentos, e mostrar a satisfação, com que eu vejo adoptada a minha lembrança: reconheço todavia ter sido causa innocente do incitamento de certa rivalidade scientifica, sobre ficar pertencendo a esta, ou áquella Faculdade a Cadeira, que se pertende instaurar. Fallo diante de Sabios, e seria desnecessario eu lembrar o dicto de um dos maiores caracteres litterarios, que tem havido, o grande Bacon, o qual considerou as Sciencias como ramos, que se derivão do mesmo tronco; devem por tanto os Sectarios das mesmas Sciencias ser como irmãos. Eu deixo ao cuidado dos Sabios Membros da Commissão, Lentes na Universidade, a defeza da distribuição das Cadeiras, segundo a pequena reforma que se fez ás duas Faculdades Juridicas, as quaes ficão organisadas de maneira que os Estudantes, que as frequentarem, hão de tirar grande proveito. O Projecto tende a destruir as dificuldades, em que se acha vão os Advogados, e os Juizes relativamente a Causas de Commercio. Devo todavia responder a um Illustre Deputado, que tanto na Relação do Porto, como nos mais Juizos, sempre que ha factos, que exijão averiguação de peritos, ou a requerimento de Parte, ou para instrucção de Processo se manda proceder a esses exames: agora o que eu tenho presenciado he quererem as Partes segundos, e terceiros exames, mas nunca vi os Juizes metterem-se de curiosos a decidir pontos, que exigem conhecimentos de facto: vi sim as Partes queixarem-se dos peritos não terem informado com exactidão. A todos estes inconvenientes ha de atalhar a Lei, na forma que está estabelecido no Projecto. Posto que eu não pertença a Universidade, tenho toda a lembrança della, e ha dezoito annos que tive a fortuna de ouvir ás lições luminosas de um Sabio Deputado, e em objectos, de que presentemente tractâmos. He um facto que o methodo de ensino, tanto na Cadeira de Analytica de Direito Civil Romano, como de Direito Canonico, era o mesmo; e muitas vezes a unica differença consistia em se contar a historia da vida do Papa Innocencio III, em vez da do Jurisconsulto Gaio, ou outro. Depois das reflexões, que se fizerão sobre esta materia, he desnecessario gastar mais tempo para se mostrar que se devem extinguir as tres Cadeiras d'Analise.

Devo responder ao Sr. Deputado, o qual, segundo ouvi, pertende estabelecer a Cadeira na Faculdade de Filosofia. Persuado-me que a Economia Politica, como uma Sciencia moral, e politica, tem mais relação com o Direito de que com a Filosofia natural. Alem de que a Faculdade Filosofica hoje na Universidade he uma ancilla da Faculdade de Medicina, os seus estudos são preparatorios para a outra Faculdade. Seria mui conveniente que houvesse estabelecimentos, que dessem sabida aos Sábios, que se applicassem aos differentes ramos da Faculdade de Filosofia. Por outro lado he certo, que no principio pertenceo á Faculdade de Filosofia a Cadeira de Logica , e ultimamente se achou conveniente desmembra-la do curso daquella Faculdade; eu ignoro a razão, porem he de conjecturar que se descobriria algum inconveniente.

Tudo concorre a mostrar que entre as disciplinas, que formão o curso de Direito Civil, ha mais analogia com a Economia Politica, e que para a boa distribuição de Cadeiras, e arranjamento Academico, aquelle que se suppõe no Projecto parece ser o mais bem combinado com o presente estado da Universidade de Coimbra.

O Sr. Aguiar: - O Discurso do Sr. Macedo encaminha-se a mostrar que os conhecimentos necessarios para ensinar Economia Politica são mais proprios da Philosofia , do que da Jurisprudencia, visto que aquella serve a Agricultura, no Commercio, e ás Artes, objectos, sobre que versa a Economia Politica: no menos foi o que eu entendi, visto o modo, porque se explicou agora, e quando se discutio em geral este Projecto, dizendo então que, approvando a creação de uma Cadeira de Economia, se oppunha a que el-