O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Sr. /. M. Grande:—Sr. P residente; decidiu-se nesta Citnara n1 urna das Sessões passadas que se havia demandar abrir um concurso para a Era p reza da publicação do Diário; e decidiu-se também que se havia de pôr a concurso'o provimento dos Ioga-rés do Quadro Tachygraphico votado, Redactores, etc. então mando para á Mesa a seguinte

PROPOSTA: — Proponho 1.° que a Mesa mande annunciar a concurso para a Etnpreza da publicação do Diário da Camará na conformidade das Condições convenientes.

2.° Que a Camará dê uma authorisação definitiva, para occorrer ás despezas extraordinárias da publicação do seu Diário, em quanto se não achar completo o Quadro votado.

3.° Que a Camará resolva perante quem deverá ser feito a concurso, para o provimento, e accesso dos Jogares do Quadro votado, e quem ha de regu-la-lc*. Sala da Camará, eoj 7 de Junho de 1841.= J. Maria Grande.

O Sr. Moni%: — Eu desejava simplesmente accres-centar a uma espécie de indicação que fez ha pouco o Sr. Deputado por Vizeu , acerca das contas que tinha pedido ha tempo o Sr. Deputado que agora acaba de se sentar, rí-ferindo-se á um Empregado que as havia apiesentado, e que na opmiào do Sr. Deputado merecia distincta menção; queria eu accres-centar, que por maior quf possa ser o rnérilo desse Empiegado, parece-me que e' de justiça o informar a Camará que a j contas a'outros annos daqudla Re-pariiçào, já linharn aup-trecido nesta Camará, muito em honra de outro Empregado que não rnere* cê menos : parece*ene pois unais imparcial que se diga = os Empregado&daquella Repartição = porque com elTeito esse Empregado a que eu alludo , havia ,pt»ra a&aim dizer creado aquelia Repartição em um pé'-de muita regularidade, as suas contas-forain pré *o n t es á Com missão Diplomática, ftcbaram-sa muito regula rés. : • O Sr. Marreca : ~. Eu estou d*acôr,do com o il-lustre Deputado; eu referi-me ás crintas que se apresentaram ha pouco, e ao Empregado'que e' o Chefe actual dessa Repartição; dest-jei que se de'sse publicidade a esse íacto, assim com-o também deaejo que se dê publicidade ao que o illustre Deputado aponta. ;

O Sr. Gorjão Henrique»: —~Sr. Presidente, pela terceira vez ouvi hoje neáta Casa falíur da triste sorte dos Egressos do Dislricto d'Évora; eu lambem tenho na -minha mão uma Representação idenlica áqueíla que appresentou o Sr. Garrett, e ultimamente o Sr. Seabra : escuso «Tarcrescfníar cousa alguma ao que elleâ tem dito, senão', que temlo-s-e determinado que asCommissôes dos Egressos pagassem com preferencia aos inválidos; nem para isso tem chegado os fundos apurados pela Coraornsâo daquei-le Districto ! .. Sr. Presidente, este facto de appare-cerem três Representações Hfnticas, e no mesmo dia, parece que prova bem a deágnçu em que s-e arlmn os tristeb Egressos daquelle* Distrirto, com 50 ouzes d'atrazo, seíu achar quem Ihea dê 15 por cento do imporie dos seus vencimentos; mostra que elles tern sem fructo recorrido ás Estações Publicas, e é por ISGO que se não contentaram com uma bó Representação, n:as quizeram segundas, terceiras e talvez quartas vias, para ver se por uma vez se faria alguma cousa; já somos três, e no fim de ludo isto pra-

ca a Deos que se faça o milagre, seja o Santo que .o faça quein for.

O Sr. Alheira:— Mando .para á Mesa também uma Representação; não é de Egressos, ruas sim dos Lavradores do Dutriclo de Braga em que pedem a esta Camará que discuta a Lei dos Foraes; porque e necessário fixar por uma vez a sorte doa que pagam, e dos que recebem.

O Sr. J. M. Grande : — Mando para a Mesa outra Representação dos Egressos do Deslncto d1 Évora; dizem nVlla provavelmente o que dizem nas outras; é que estão morrendo de fome, e que não se lhes paga nada......i»to realmente é escandaloso.

O Sr. Secretario Sá Cargas: — Leu a Proposta sobre o Diário da Camará, apresentada pelo Sr. J. M. Grande.

O Sr. Presidente:—-Consulto a Camará sobre, se quer tomarjá utua resolução a este respeito.

O Sr. J. M. Grande: — Esta Proposta é urgentíssima ; não podem estar as cousas no estado em que estão (Apoiados).

Foi lido o 1.° Artigo.

O Sr. Gorjão: — Isto e' conforme aos precedentes ; a Mêaa faz annuncios para o Concurso...

O Sr. José Estevão: *— Quando se fei o Concurso para a outra Empiêza, o annuncio foi feito prla Ser cretaria: mas o Concurso abno-se perante a Com-missão Inspectora da publicação do Diário.^ que se conservou depois para syndicar da execução, e do cumprimento das condiçôes'cnm que o contracto foi feito; agora faça embora a Mesa o annuncio, mas não se entenda que isto equivale a livrar aCommis-«ão

O Sr Presidente : — A reflexão,do Sr. José'Estevão está satisfeita n'oulro Artigo.

Foi approvada a primeira parte da Proposta.

Leu-se'O 2." Artigo, que foi approvado sem dis» eussdo.

- Leu-se finalmente o B.° jdrtigo, que entrou.-em dis-cussáo. ....

O ,Sr. Gorjão : — Parecia-rne que o illustre Deputado tf ria talvez prevenido a idéa d'esta Camará propondo perante quem; mas isso proponho eu—* perante a Cornmissão encarregada da redacção, do Diário.

O Sr. J. M. Grande:—Se a Camará resolver que seja perante a Commissão, eu em nome d'ella pedirei á Camará que hajam de se lhe addicionar alguns Membros d'esta Camará ; porque é negocio de muita responsabilidade, e a Commissão apenas é composta de ires Membros.

dpprovoít-se o 3." Artigo,. com a ampliação pro~ posta pelo Sr. Gorjão.

O Sr. J\ M. Grande'. — Eu pedi-na á Camará, que addiccionasse á Comuussãcros Sr».Sá Nogeira , e Moim.

O Sr. Sá Nogueira : •*— P«ço á Camará que atten« da que a minha pouca saúde, e alguma cousa que tf.nho que fazer, me não dá logar a poder desempenhar bem o encargo da Commissão , e mesmo porque não tenho conhecimentos especiais do objecto.