O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

para outro concorrente, é justo que haja, de virificar qop aCommissão não tem uffeiçâo algnaia(^/pozac?os).

O Sr. JMoniz:-*~Sr. Presidente, a roeu respeito da-te uma razão, que me Aparece invencível: eu não entendo nada de Tacbygraphia; tenho unia Tachy-graphia.minha própria, que ninguém entende senão •eu, e não sei corno hei de ser juiz n'esta matéria.

Ò Sr. J.M. Grande:—'Nós lambera não entendemos nada. de Tachygraphia; mas os Tachygra» -plios, quando se recitar um discurso, hão de redu-si-lo a escripta vulgar, e então veremos qualdeiles preenche melhor: não é preciso saber Tacbygraphia para conhecer isso.

O Sr. Presidente: —Parece-me que não é impugnada pela Camará a Proposta da Commissão, e entào julgo-a approvadaf/fpoiWosj.

SEGUNDA PARTE DA ORDEM DO BZA.

Segundas Leituras.

Teve segunda leitura, efoi approvado sem discussão um Requerimento do Sr. Pasconcellos Mas-carenhas(Jfide Senão de 5 do corrente).

O Sr. Presidente convidou depois a Camará a pres-1ar attenção á ultima redacção do Projecto de Lei n." 60, sobre encontro de dividas, com a Fazenda Publica» '

• • Lido, disse

• O Sr. Rebello Cabral: —- Reputo esse Projecto muitíssimo importante ,'e com quanto quizesse fa-«er juízo delle -peia simples leitura haJMèsa, não me foi possível;, mas mesmo por essa leitura pare» cé-rne que já lhe notei um erro grammatical. Re-quclro portanto que esse Projecto seja impresso no •Diário do Governo? paja se poder meditar sobre elle. ' -O Sr. Soure :—? Parece-me que é. este urn precedente novo; o Projecto já foi discutido, « se a Camará qUizer, seguir o.jnethodo que .se, acaba de propor, para todos os que estiverem no mesmo caso ^ não sei como havemos de concluir asilis.ciíssÔes. Pois agora traciar-se da ultima.redacção', e ainda se-ba de imprimir o Projecto no Diário do Governo? Se o iiiuslre Deputado quizer fazer um Artigo regimental a tal respeito, eu hei de combate-lo; mas agora não me-parece que possa ler-logar a sua moção, em quanto não passar no Regimento es«a doutrina.

O Sr. Presidente: — Não sei se o Sr. Rebello Cabral adveaiu que se tractou agora da ultima redacção do Projecto.

• O Sr. Sirhas:-—Fui prevenido em parte pelo il-Instie Deputado que me precedeu, se o Sr. Deputado descobriu erros de grammatica na redacção só por essa rápida'-leitura, pôde ser que, continuando-se a ler, lhe descubra outros. O Artigo 1.° ate'me parece que e'concebido nas mesmas palavras em que foi votado pela Camará. Entretanto, se houver alguns erros, o Sr. Deputado pôde aponta-los e emenda-los. - ,

O Sr. Rebello Cabral:-— Sr. Presidente,, a discussão da matéria principal:-não foi seguida,, teve d-fferênte* interrupções ;;e tanto que nenhum Deputado , segundo me parece, pôde ter á mão os apontamentos relativos a esse objecto, e especialmente attefcdendo ao tefnpo 'em que teve lq.gar a1 discussão.. O precedente que invoquei não é novo, já te-

ve logar na Sessão passada; e de certo, aUenden-do á importância da matéria, não se pôde julgar a Camará habilitada para votar já sobre ella; pela minha parle declaro que não estou habilitado a vo* lar na matéria, com quanto tivesse entrado na discussão principal.

Proponho por tanto que se não approve a ulti-tna redacção senão passados alguns dias. ~* . O Sr. Presidente: — O Sr.Deputado propôVver-dadeiraraentc um adiamento da leitura deste Projecto. Consulto a Camará se ha quem o apoie.

Foi apoiado, e entrou em discussão'. '. - '

O Sr.. Simasi — Eu queria propor um expediente, que talvez satisfizesse o nobre Deputado, e era que V. Ex.* reservasse este objecto para o propor á votação da Camará amanhã ou depois, e que neste inlervallo estivesse sobre a Mesa, com as notas respectivas, sem necessidade de se imprimir no Diário dó Governo, a fim de que o Sr. Deputado satisfizesse os escrúpulos da sua consciência.

O adiamento foi rejeitado.

O Sr. C. Castel-Branco: — Ha mais de dois mezes que este Projecto foi discutido, e e' impossível que algum Deputado , excepto os que o redigiram , possa conhecer se a redacção está conformo ao vencimento:, por isso peço que á medida que se forem lendo os Artigos se leiam nas Actas os vencimentos respectivos.

O Sr. Soure:— Vejo que nos estamos embaraçando em novas difficuldades. O mandar-&e IPT a Acta na parte correspondente a cada Artigo, e' o mesmo que não sahir-inos nunca desta discussão de- redacção. Isto e' o que se tem praticado com todos os Projectos,-e ainda não houve duvida alguma

O Sr. Presidente: — Talvez, se a Camará quizesse ter a paciência de prestar toda a atlenção á leitura de cada Artigo, se podesse dispensar a leitura das Actas, para todos; porque alguns haverá em que não oppareça duvida; ,e quaAd» apparecer alguma duvida, que remédio haverá senão ler a Acta í (Apoiados). Mas o que é preciso e que a Camará queira ter a paciência'de attcnder á leitura de cada Artigo.

Depois de lido o 1.° drtigo disse