O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 215

( 215 )

um "Relatório que apresente ao conhecimento pu-blko, tanto a descripçào dos trabalhos executados ix> corrente do anuo em cada Distrielo, -cocho as áoinfioas as nos mesmos trabalhos, e o -Balanço dos Cofres ludo referido ao dia 1.° de Julho de <í4a p='p' rira='rira' u='u' n='n' o.='o.'>

Gamara dos Deputados, IQ de Setembro d? 1812. Luiz da Silva Jlítonsinho de Albuquerque, Deputado ás Cones, Jeroriiftno de Almeida Brandão e Sousa , Deputado ás Cortes, Rodriga da Fonseca JWagírlkâes, João Bernardo de Soésa, Agostinho j4lbã*to da Silveira Pinto , Palmeiro Pinto , José Cabral Teixeira de M&raes, António Feltstierto da Sifoa Cttnha, Pranciscà Corrêa de •Mendonça,, António Malofaia Freire Telles, Júlio Gotties da Silva Sahches, Marcos Pinto Soares Faz Preto, João de Paseoittfeilós de Sá, Rodrigo de Castro Menezes Pítia-, António Enrilio Corrêa de Sá Brandão-, Francisco de Paula Risques dos Rios, João Pedro dcdlmeida Pessanha, Felix Pereira de Magalhães , José Pereira Pinto, António Luiz da Cosia Pereira de filhena, Francisco Manoel da Costa, Caetano Maria Ferreira da Silva Beirão, Manoel Luiz Pereira liebello da Fonseca, João da Costa Carvalho, Joaquim José Falcão, Joaquim Pieira de Magalhães, J. M. Grande, Florido Rodrigues Pereira Ferraz, Mariinho (duesado filias Boas, J. F. de Castilho , F. d" A; Faro e Noronha, Fernando da Fonseca Mesquita e Só lia, Tiburcio Joaquim Barreto Feio, d.j;itonio f^icente Peixoto, Faustino Gualberto Lopes, António Roberto de Oliveira Lopes Branco , Bento Cardoso de G'. Pereira, Corte Real, Bispo Eleito de Ma laca, Almeida Garrei t. -

O Sr. Presidente: — Eu vou perguntar á Camará se quer que se lêa secunda vez o Projecto na.Mesa, (^ozes:—-Nada, nada). Então .vou consulta-la para saber se quer que o Projecto seja enviada á Commiásão de Administração Publica ( Apoiados J. £ que seja impresso no Diário do Governo.

A Camará decidiu ambos os quesitos pela offirma-iiva.

O Sr. Presidente: — É do meu dever participar á Camará, que na Sexta feira não pôde haver Sessão , por &er um dia de grande gala pela razão de

ser atMriiversario do feliz nascimento de Sua Alteza o Sr. Príncipe. Real ; e neste dia oreio eu que a Camará não se oppotó a que Sua Magestade seja cumpri rnenlàda por este feliz acontecimento, ido qual tantas esperanças dê felicidade tem a Nação ; e que seja cntnprimenlada por uma Deputação desta Camará ; mas uma grande Deputação. Se esta e' a opinião da Camará , eu passo a nomear os Srs. Depy-tados que hão dê compor a mesma Deputação, o que amanhã não pbáerèi tal vez fazer, segundo logo hei de expor.-—Os Srs. que hão decompor a grande Deputação são os seguintes.

PíesideiHe, Agostinho Albano, Partira dos Reis9 V&*h Preto, f^asconcellos e Sá, Bardo de Tilheiras f J. da Camará Ksmeraldo, J. J. da Cosia e Simas , Corrêa de Lacerda, Fonseca Magalhães, J. J. Falcão , e Rebello Cabral.

Ficam adiados todos os Projectos que estavam, para entrar em discussão, até que compareça o Governo: portanto o primeiro dia em que vier o Governo hão de entrar em discussão pela ordetn por que estavam dados, em primeiro logar oArt. 14 = do Projecto N.° 6 ~ em segundo logar ^rr o Projecto N.° 10 = e em terceiro logar = o Projecto N." 9 = porque todos este^ precisam da comparência do> Governo.

Amanhã se á hora de se abrir a Sessão, e depois de toda a correspondência, não estiver presente o> Governo, temos de ir para as Commissôes ; e para isso rogo aos Srs. Deputados que compareçam de modo que se possa abrir a Sessão; que não contem, que infallivamente a Sessão não se deve abrir sem, a comparência do Governo; e para que se possa abrir, lhes rogo que venham todos á mesma hora, porque se estiver o Governo continua a Sessão, s& não vamos para as Commissões. Hoje parece-me que a hora está bastante adiantada: se alguns Srs. Deputados lêem a fazer alguns trabalhos nas Corn-miásões, podem ir continua-los sem ser preciso de-, clarar-se que vamos para as Commissões (Apoiados). '

Está levantada a Sessão. — Eram duas horas e. meia da tarde.

O 1.° REDACTOR ,

J. B. CASTÃO.

N.° 12.

iem 1 5

1842.

Presidência do Sr. Gorjão Htnriques.

endo meio dia o Sr. Secretario Pereira dos Reis procedeu á secunda chamada, e verificou acharem-se presentes na S;.la 59 Srs. Deputados: em consequência de não haver numero legal, o Sr. Presidente disse—-visto não haver numero legal na Sala, não se pôde abrir a Si-ssào, todavia eu passo a mandar ler a correspondência , que se acha na Mesa , para conhecimento e intelligencia dos Srs. Deputados ('rescritos.

CORRESPONDÊNCIA.

Ministério do Reino. — Segunda- Repartição. —» 111.1110 Ex.mo Sr. — Tenho a honra de participara V. Ex.a para conhecimento da Camará dos Srs. Deputados da Nação Portugueza, que Sua Mages-

tade A RAINHA Tern determinado dar Beijamâo no próximo dia 16 decorrente, Anniversario Natalício de Sua Alteza o Príncipe Real neste Paço pela uma hora da tarde. Deos Guarde: a V. Ex.a — Paço das Necosidad 'S em 13 de Setembro de 1842. l!l.ni° e Ex.mo Sr. Presidente da Camará dos Senhoras Deputados da Nação Portugueza. •— dntonio Bernardo da Costa Cabral.—- A Camará ficou inteirada.

O Sr. Presidente: — A grande Deputação nomeada para ir cumprimentar Sua Magestade Fidelíssima, fica scierite da hora marcada: igualmente passo a nomear o Sr. Deputado Felix Pereira do Magalhães para fazer parte da Deputação em logar do Sr. Joaquim Joso Falcão.

Página 216

( 216 )

51. — III.rao eEx.m°Sr. —Tenho a honra de passar ás mãos de V. Ex.a o incluso Decreto datado de hoje, pelo qual Sua Mageslade A RAINHA Ha por bem adiar as Cortes Geraes da Nação Porlugueza para o dia 1.° de Dezembro próximo futuro, a fim de \jue V. Ex.a se sirva dê fazer presente esta Real Resolução á Camará dos Senhores Deputados da Nação Portugueza. Deos Guarde a V. Ex.a— Paço das Necessidades em 14 de Setembro de 1842.— III."1' e Ex,mo Sr. Presidente da Camará dos Senho-rés Deputados da Nação Portugueza. — António Bernardo da Costa Cabral.

DECRETO. —Usando da faculdade que me concede o Artigo setenta e quatro, paragrapho quarto da Carta Constitucional dá Monarchia, e depois de ouvido o Conselho d'Estado nos termos do Artigo cento e dez da mesma Carta, Hei por bem adiar as Cortes Geraes da Nação Porlugueza , que actualmente se acham em exercício, para o dia primeiro

de Dezembro próximo futuro, em que novamente se reunirão para continuarem as suas Sessões. O Presidente da Gamara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza assim o tenha entendido e faça constar á mesmaCamara para sua execução.—Paço das Necessidades ern quatorze de Setembro de mil oitocentos e quarenta e dois. = RAINHA = António Bernardo da Costa Cabral.

A Camará ficou inteirada.

O Sr. Presidente: — Os Srs< Deputados acabam de ouvir ler o Decreto de Sua Magestade, pelo qual e servida adiar a actual Sessão Legislativa, para o dia 1.° de Dezembro do corrente anno: portanto ficam os trabalhos desta Camará jnterrompidos até ao referido dia.—Está levantada a Sessão.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×