O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 276 )

nos cumpre attender sisudamente. Acaso essas lati-las convulsões políticas por que temos passado, não nos fazem recear a todos os momentos pela causa publica ? E' bem verdade que todas as convicções lêem chegado a um accôrdo importantíssimo, o da necessidade de conservar para a sustentação da ordem , obstando por todos os modos a qualquer maquinação que lente altera-la para substituir-lhe a a n arcí) i a ; pensamento este em que hoje considero todos os partidos reunidos: mas é por isso mesmo que eu muito quereria que os argumentos de procedentes de revoltas nãe continuassem a citar-se aqui por meio de mal cabidas recriminações. Estive na revolta de Belém, o illustre Deputado o Sr. Passos (Manoel) encontrou-me alli, conversou comigo, e nem por isso S. Ex.a depois me demittiu; e nem me perseguiu apesar de ler a Dictadura nas mãos; e aproveito esta occasiâo para agradecer a tão íl-lustrado Cavalheiro a generosidade que teve então comigo.

Também não fui estranho á revolta de 837, não cooperei tanto para ella como em 36, na qual trabalhei sempre coin vigor em companhia de S. Ex.a o nobre Duque da Terceira; mas logo que aquella revolta acabou, declarei aos meus Amigos, que era chegado o termo de semilhantes tentativas; e que só pelos meios legaes da Urna, deveríamos combater os nossos adversários, dispondo a opinião publica, e persuadindo a Iodos a que entrassem na peleja nesse campo (Apoiados). Ê por venlura tenho eu direito, temo-lo nós Partido da Carta, que assim nos conduzimos, a desconfiar das declarações do Partido vencido, em quanto este proteslar que abandona esse caminho da revolta, para só combater no da Urna, e na Tribuna? Se eu era Car-tista, e acceitando a Constituição de 38 não entrou na rainha cabeça a idea destrui-la por uma revolução; se eu entendia que tínhamos nella os meios sufficientes para chegarmos ao nosso fiai (Apoiados); como hei de agora dizer aos homens daquel-Je lado (Apontando para o Esquerdo J, que nada confio das suas palavras, porque o seu Partido tem uma ou duas vezes conspirado contra a Carta? Sejamos justos, e transportemo-nos às differentes posições em que nos temos visto desde 1836; lembro-mo-nos do que fizemos em Novembro desse anno, e em Julho de 1837; e da sinceridade dos nossos

protestos nesta Casa em Dezembro de 1838; curn-prindo-me assegurar, que não sube de plano algum preparado com antecipação para o restabelecimento -da Carta, e creio mesmo que S. Ex.* o Sr. Ministro do Reino o não linha prevenido ; foi esse um daquelles acontecimentos que vêem pela força irresistível das circumstancias, pois era geral a convicção de que só a Carta podia fazer a felicidade do Paiz, e de que tinha todos os princípios elementares para firmar com estabilidade a ordem publica; a Nação precisava dessa estabilidade e pronunciou-se pelo Código que lha garantia; por taes motivos abracei também esse movimento, e julguei uma necessidade sustenta-lo cotn a mesma força com que sustentei a Constituição de 38. Não tenho mudado de convicções, nem mudo, e por fazer op-posição ao Governo nem por isso me tenho separado dos meus Amigos políticos deste lado da Camará ; e Deos me livre que estes meus Amigos julgassem a divergência de uma opinião motivo suffi-ciente para de si me separarem (Apoiados), porque então em pouco teria eu tão frágil amizade : essa intolerância não é deste século, não é de 18 U-, e o Ceo me afiaste de fazer tamanha injustiça aos Cavalheiros que se sentam nestes bancos.

Por todas estas considerações, Sr. Presidente, entendo que o Parecer em discussão não pôde ser approvado em relação aos motivos que oillustre Relator da Cotnmissâo apresenlon nesta Casa.

Mas o nobre Deputado tocou ultimamente nas medidas de Fazenda, nas quaes prendem todas as de organisação publica, e considerou essa questão a primeira de todas pela sua importância e gravidade: e com effeilo de tal magnitude é ella, e tan-los esclarecimentos exige, que eu peço encarecida-inente a V. Ex.a e á Camará me permitiam continuar amanhã nesle debate, pois está muito adiantada a hora , e seria absolutamente impossível á Camará ouvir-me sem enfado, e a mini entrar no assumpto, como desejo (Apoiados).

O Sr. Presidente: — Já deu a hora. A Ordem do Dia para amanha e' a continuação da d'hoje. Está levantada a Sessão.—Eram mais de quatro horas da tarde.

O REDACTOR INTERINO,

FRANCISCO X.ESSA.

N." 23.

jem 25 íne

1844.

C

Presidência do Sr. Gorjáo Henriques.

knmada — Presentes 48 Srs. Deputados. Abertura — Pouco depois do meio dia. Jlcla —• Approvada sem discussão.

CORRESPONDÊNCIA.

Ministério \do Reino: — Um OíScio^acompanhan-do, para a Camará lhe dar destino, a remessa dos papeis e livros do Archivo das extinctas Cortes de 1821 a 1823.— Foi para o Archivo.

Ministério da Guerra: — Um Ofíicio remeltendo o Requerimento do Capitão da 3.a Secção do Exercito,

Francisco António de Sequeira; e bem assim os Requerimentos feitos a Sua Magestade pelo dictoCapitão, em 19 de Julho, 5 e 30 d'Agosto, e a Consulta do Supremo Conselho de Justiça Militar, acerca da restituição do Supplicanle á effectividade do Exercito. — A1 Commissão de Guerra.