O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

152

uma Commissâo que dê um Parecer sobre elles. Vai um Requerimento á Commissâo de Petições, e a Com-missão intende que e' attendivel perante a Camará, e lhe compete conhecer delle, remettè-o ás Secções. Se para cada um destes Requerimentos as Secções tem de nomear uma Commissâo, então teremos centos de Commissôes. Por isso é que eu dizia que era melhor haver uma Commissâo Central para dar o seu Parecer sobre todos os Requerimentos.

O Sr. Barjona:— Eu sinto diácordar da opinião do Sr. Ferrer: eu intendo que são tantos os Requerimentos, tantas as reclamações que ha da parle dos Officiaes do Exercito que se consideram preteridos, que se u ma Commissâo se encarregar delles, tem bastante que fazer (Apoiados). Portanto apoio o Requerimento do nobre Conde de Samodâes para que se nomeie immediatarnente essa Commissâo. Eu pela minha parte vejo-me afílicto com alguns dos Offi-ciaeá do Exercito a pedirem que se lhes faça justiça: são muitos os que se queixam de ser preteridos nestes últimos tempos. Apoio a Proposta do Sr. Conde de Samodâes.

O Sr. Conde de Samodâes: — Sr. Presidente, o Sr. Barjona previniu-me complelamente. Eu não me opponho a que se nomeie uma Commissâo para se occupar de todos os Requerimentos, dirigidos á Camará ; o que eu desejo é que se nomeie urna Commissâo Especial para este objecto também especial; porque devendo por certo os indivíduos que hão de ser nomeados para esta Commiss.ão, ter mais conhecimento deste ramo especial, não estarão todavia no caso de poder avaliar devidamente os outros Requerimentos. Este objecto e' tão importante e do tanla transcendência que me parece vale a pena nomear uma Com missão Especial; o foi para isso que eu fiz a Proposta. Mas não lenho duvida em acceder ao Additamento do Sr. Secretario: nomeie-se a Commissâo para os Requerimentos que já foram apresentados, e para os que ainda vierem.

O Sr. Leonel Tavares : — Nfm pôde ser urna Com-missão para todos os Requerimentos— e' impossível; nem pôde ser uma Commissâo para cada Requerimento— e' outro impossível.

Por tanto é necessário liomear Com missões, que dêem os seus Pareceres sobre esses Requerimentos pela natureza das matérias. Por exemplo, a respeito dos Militares, como ha muitos Requerimentos, ornais conveniente é nomear uma Commissâo a que sejam remettidos todos esses Requerimentos para dar o seu Parecer não só acerca dos que já foram apresentados á Camará, senão também sobre aquelles que de futuro lhe forem apresentados: assim como para outras matérias e' necessário nomear uma Commissâo.

Eu não me lembro bem do que se resolveu a respeito de uma Proposta, para se nomear uma Corn-inissâo, afim de dar o seu Parecer sobre a Representação da Camará Municipal de Montemor o Novo que pedia um edifício, ou niio sei que... (O Sr. Derramado:-— Foi á Commissâo do Regimento para dar sobre ella o seu Parecer). Bem; mas e preciso tomarmos um expediente a este respeito; porque -mandar todas as Representações ás Secções para nomearem uma Commissâo para cada um destes Requerimentos, (í impossível; e para todos e outro impossível.

Não ha, por tanto, outro expediente senão este — uma Commissâo Especial para as ditTerentes espécies

de Requerimentos. — Agora só se tracta de Requerimentos de Militares: eu approvo que as Secções nomêem a Commissão Especial, e que todos os Requerimentos de Militares, tanto os existentes, como os que de futuro forem enviados á Camará, sejam ro-tncttidos a essa Commissão para dar a seu respeito um Parecer.

O Sr. Ferrer: — Eu não digo que se não notnèe uma Commissão para esta classe de Requerimentos de Militares; mas haver uma Commissão Central para cada uma das outras classes de Requerimento?, e corn que não posso concordar.

Sr. Presidente, a verdade e que são já tantas as Commissôes nomeadas, que cada um dos Srs. Deputados e Membro de três e de quatro Commissôes, (O Sr. Mello Soares: — É verdade) e quando está n'uma Commissão, falta necessariamente na outra, e na Secção. Ora, se formos a nomear, para cada classe de Requerimentos, uma Commissão, teremos quinze ou mais Commissôes. Na rniiihu Secção, posso eu informar a Camará, que estão já nomeadoj para as diversas Coimnissõcs quasi todoj os Membros: de forma, que se V. Ex.a mandar dividir aCaiuura em Secções, e os Membros delia forem para as Commissôes não ha Secção, lista e que e a verdade. E necessário tomarmos uma medida a este respeito.

Eu intendo que uma Commissão para todas as espécies de Requerimentos poderá ser inconveniente, mas também certamente o e estar a nomear uma Commissâo para cada classe de Requerimentos.

O Sr. tíarjona:—Parece-me que não ha motivo para tão longa discussão. Só se não quer nomear uma Commissão para todos os Requerimentos de Oíficiacs do Exercito, que per tendem se lhes faça justiça, não só para os que já existem na Camará, mas para os que de certo hão de vir, nomeie-se como sempre aqui se fez, uma Commissão de Guerra, e tudo está acabado ; porque essa Commissâo Iniciará das preterições dos Ofliciaes, e de mais negócios, que dizem respeito ao Exercito. Faça se isto que não dá embaraço nenhum : o caso e que haja uma Commissâo só para tractar deste assumpto; porque haja uns poucos de Requerimentos, que demandam um exame maduro, e e de esperar que venham outros.

O Sr. Jititiuo de Freitas: — Sr. Presidente, parece-me que a idéa do meu Gol lega, o Sr. Barjona, altera inteiramente o systema das Secções, mas seja o que for, o que e' preciso e que eu pedia a V. Ex." e' que tivesse a bondade de consultar a Camará sobre se a matéria está suficientemente discutida, para se passar á ordem do dia.

Julgou-se discutida — E pondo-se logo á votação a

Proposta com esta formula — Que tem sido ou forem dirigidos — Foi approvada.

O Sr. Holtreman: — Sr. Presidende, eu venho mencionado no Diário do Governo, como falto, será causa justificada. — Estive desde o meio dia até ás quatro horas da tarde a trabalhar na Commissâo encarregada do Projecto sobre as Sete Casas, na qual esteve o Sr. Ministro da»Fazenda.

O Sr. Clives Picente: — A Commissão de Petições acha-se installada, e nomeou para Presidente o Sr. Dias de Oliveira, para Secretario o Sr. Pinheiro Osório, e a rnim para Relator.