O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 7.

SESSÃO DE 9 DE JUNHO DE 1856.

PRESIDENCIA do Sr. VICENTE FERREIRA DE NOVAES.

SECRETARIOS os Srs.

Joaquim Gonçalves Mamede!

Carlos Cyrillo Machado.

Chamada,—Presentes 72 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Abilio Costa, Alves Martins, Fontes Pereira de Mello, Castro Guedes, Joaquim Guedes, Pinto de Magalhães, José Estevão, J. M. de Andrade, Passos, e Visconde de Castro e Silva.

Faltaram com causa justificada—os srs. Affonso Botelho, Fonseca Coutinho, Sousa Pires, Secco, Pitta, Pinheiro Osorio, Saraiva de Carvalho, Barão d'Almeirim, Basilio t Alberto, Cesar Ribeiro, Barrozo, Francisco Carvalho, Nazareth, Leão Cabreira, Ferreira de Castro, Baldy, J. Paulo

Pereira, Julio Pimentel, L. J. Moniz, Nogueira Soares, Pinto da França, Paiva Barreto, e Visconde da Ponte da

Barca.

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Affonso de Castro, Archer, Castro e Abreu, Correia Caldeira, Emilio Brandão, Cunha Leite, Macedo Pinto, Louzada, Themudo, Breyner, Xavier da Silva, Pereira Garcez, Carlos Bento, Fonseca Moniz, Silva Maia, Forjaz, D. Diogo de Sousa, Pinto Bastos (Eugenio), D. Francisco de Almeida, Francisco Damazio, Silva Pereira (Frederico), Bandeira da Gama, Pegado, Teixeira de Sampaio, Pereira Carneiro, Soares d'Albergaria, Lobo d'Avila, Pestana, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Pina Freire, Tavares de Macedo, Paredes, Emauz, Mendes Leite, Placido d'Abreu, Moraes Soares, e os Viscondes da Junqueira, e de Monção.

Abertura —aos tres quartos de hora depois do meio dia. Acta— approvada.

O sr. Presidente: — A grande deputação, nomeada pela camara para ir felicitar Suas Magestades pelo feliz regresso de Sua Magestade El-Rei o Sr. D. Fernando, desempenhou hontem a sua missão, e por essa occasião tive a honra de dirigir a Sua Magestade o seguinte discurso:

«Senhor! — Grande foi sem duvida a satisfação de Vossa Magestade ao ver regressar felizmente a este paiz El-Rei o Senhor D. Fernando, Augusto Pae de Vossa Magestade, e n'esta satisfação não podia deixar de acompanhar a Vossa Magestade a camara dos deputados, que tem por Sua Magestade a maior dedicação e respeito, como toda a nação, não só pelas eminentes virtudes que caracterisam a Sua Magestade, senão tambem pelos beneficios que de sua-sabedoria e de seu animo generoso e benefico tem recebido esta sua patria adoptiva. A camara dos deputados, movida pelos expressados sentimentos, felicita a Vossa Magestade, e ao mesmo tempo a Sua Magestade El-Rei o Senhor D. Fernando pela ventura de estar Sua Magestade restituido felizmente á companhia de Vossa Magestade e de toda a Real Familia, ventura esta que a camara dos deputados com toda a nação deseja continuada por dilatados annos, sempre em progressivo augmento de prosperidade, como Deus ha de permittir que sejam os do reinado de Vossa Magestade, Rei sabio e completamente dedicado a promover a felicidade de seus subditos.»

Sua Magestade dignou-se responder nos seguintes termos: «A satisfação que me causou o regresso de meu Augusto Pae, não podia deixar de ser partilhada pelos escolhidos de um povo, por cuja felicidade Elle tanto se tem sempre empenhado.

«Aprecio devidamente, e agradeço á camara dos srs. deputados esta demonstração da sua dedicação.»

A camara quererá que, tanto o discurso como a resposta de Sua Magestade sejam lançados na acta, declarando-se que a resposta foi ouvida com especial agrado? (Muitos apoiados.)

Assim se resolveu unanimemente.

CORRESPONDENCIA.

Representações.

1. ª—De cento oitenta e um habitantes do concelho de Ourique contra os projectos financeiros, apresentados pelo. governo transacto.

A commissão de fazenda, mandando-se publicar no Diario do Governo.

2. ª—De duzentos noventa e dois habitantes dos concelhos de Villa Verde e Ponte de Lima, no mesmo sentido que a antecedente.

Teve o mesmo destino.

3. ª—De setenta e oito habitantes da cidade de Vizeu, no mesmo sentido que as antecedentes.

Teve o mesmo destino.

4. ª—De cento e onze habitantes de Figueiró dos Vinhos no mesmo sentido que as antecedentes.

Teve o mesmo destino.

5. ª—Dos arrematantes do subsidio litterario em differentes districtos do reino, e dos sublocatários do mesmo subsidio no districto de Lisboa, pedindo que a camara tenha com elles alguma equidade, attendendo á escacez da. producção d'este genero.

À commissão de fazenda.

6. ª—Da camara municipal e habitantes da villa de Cascaes, contra o projecto de cereaes.

A commissão de agricultura.

7. ª—Dos habitantes da cidade de Braga, contra o projecto de cereaes.

A mesma commissão.

O sr. Presidente: — A camara sabe que o seu muito digno presidente foi nomeado ministro e secretario d'estado dos negocios do reino, deve-se proceder portanto á formação da lista quintupla para Sua Magestade escolher o presidente dá camara, mas parece que será regular declarar-se primeiro vago o seu logar de deputado. (Apoiados.) Para

Vol. VI —Junho—1856.

4