O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

962 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

tentar o estabelecimento, no momento actual, das communicações de Africa, vem agora fazer uma opposição activa e excepcionalmente energica á proposta do governo?
Parece me que a rasão é aquella que o sr. deputado La ranjo não quer considerar como valiosa; é o medo da concorrencia.
A companhia só agora accordou de vez do somno a que docemente se entregou quanto a communicações para a Africa, porque só agora, ella e as demais companhias que têem já interesses na Africa, vêem no horisonte uma outra companhia, que póde fazer-lhe concorrencia seria aos cabos já estabelecidos. Ora é exactamente porque elle tem esse receio, que eu desejo que o contrato seja approvado. A possibilidade da concorrência é para mim uma das maiores vantagens da proposta que se discute.
Dizia o sr. Laranjo, que aos calculos da Commissão havia a oppor o rendimento do cabo do Brazil!
Podia limitar-me a responder-lhe que não ha paridade alguma n'este argumento. Quaes são os telegrammas sobre que versa a garantia do contrato em discussão?
São todos os telegrammas transmittidos entre as estações portuguezas da costa de Africa e qualquer ponto da Europa. Como é, pois, que vem argumentar-se unicamente com o movimento do cabo do Brazil em relação a Portugal? Pois não haverá resão completamento fundada para comparar o movimento do Brazil com a Europa?
Estou-me referindo aos calculos que citou o illustre deputado e que são apontados em algumas das publicações que as companhias têem feito. Pretiro, porém, ir buscar elementos de comparação aos documentos officiaes.
Tomando da estatística official de 1882, encontro, percorrendo as differentes estações telegraphicas, entre telegrammas recebidos e transmittidos, o numero total de 14:444. Ora, procurando ainda na mesma estatística a media de numero de palavras por telegramma encontro 14. Não cansarei a camara a citar numeros e a fazer calculos, tanto mais que me refiro a documentos officiaes. Temos, pois, que o movimento total foi de 201:616 palavras.
Se ainda na mesma estatística recorremos ao movimento geral dos cabos submarinos das companhias Eastern e Brazilian, achamos que elle foi de 126:288 telegrammas, o que equivale a 1.768:032 palavras.
Façam os illustres deputados que combatem este projecto e o sr. Laranjo especialmente que duvidou da exactidão dos meus calculos, quantas deducções quizerem n'este total; dêem aos cabos da companhia Eastern a parte maior no movimento total, que ainda restará para o movimento do cabo do Brazil uma percentagem enorme. E a província de Angola, na phrase do illustre deputado o sr. Ferreira de Almeida, em um discurso que ha dias lhe ouvimos, é hoje para nós um segundo Brazil.
Mas, se o meu empenho fosse responder aos cálculos das companhias, e não me demoraria tanto nestc ponto se o sr. Laranjo não os adoptasse, eu diria que são as proprias declarações dos que as representam que respondem triumphantemente a todas as suas menos reflectidas asserções.
Pois não nos dizem as companhias que pagaram ao governo portuguez de direitos de transito em Lisboa réis 11:500$500? Sendo a taxa por palavra de 15 réis, uma simples divisão nos dirá quantas palavras representam os telegrammas que passaram por Lisboa. Foram 760:000!
E se do mesmo modo, e ainda tomando apenas os numeros que as proprias companhias nos apresentam, procedemos com relação a S. Vicente, como ali se pagaram de direitos de transito 15:000$000 réis, e a taxa de transito por palavra é de 25 réis, teremos que o numero de palavras foi de 600:000.
A differença entre estes dois números póde ser representada pelo movimento do cabo de S. Vicente e da ilha da Madeira.
Disse s. exa. o sr. deputado Laranjo que os meus calculos não eram exactos em relação ao movimento telegraphico da costa oriental, comparado com o movimento commercial.
Eu podia ter-me limitado no meu relatorio, se não tivesse empenho em tratar esta questão com toda a seriedade que ella merece, a apresentar unicamente os ultimos calculos que ali apresentei, e pelos quaes se chega a concluir que é muito possivel que o movimento do cabo, logo nos primeiros annos, seja tal que dispense a necessidade de qualquer garantia.
S. exa. sabe que fiz os cálculos por differentes systemas para chegar a uma conclusão que tivesse todas as probabilidades de se approximar da verdade.
Todos sabem que n'esta especie de calculos não se póde obter uma certeza mathematica.
Não é possivel prever qual será effectivamente o movimento de um cabo submarino que se vae estabelecer. Póde haver probabilidades muito lisonjeiras, uma esperança fundada em rasões ponderosas, mas não ha, é claro, exactidão mathematica.
Mas essas probabilidades podem servir-nos a nós, podem ter guiado o concessionario, mas não bastam aos capitalistas, que não têem elementos para apreciarem estas questões, e é por isso que se torna necessario fixar de um modo seguro a garantia.
Quero, porém, nesta parte da sua impugnação ao meu relatorio, acompanhar o illustre deputado da melhor vontade, e fazer-lhe todas as concessões possíveis.
O sr. Laranjo disse que o meu calculo não era exacto, porque, por exemplo, em relação a Lourenço Marques se incluía em o numero total dos telegrammas os que se trocavam com o Natal, que repretentavam uma taxa muito pequena, visto como a distancia que têem a percorrer na parte portugueza do cabo os telegrammas trocados entre Lourenço Marques e o Natal, é, na verdade, muito pouco consideravel.
Desejo concordar plenamente com o meu illustrado contradictor. Subtrahem-se do movimento telegraphico do cabo submarino, com relação a Lourenço Marques, todos os telegrammas trocados com as colónias do Natal e do cabo da Boa Esperança.
Mas, se faço esta concessão ao illustre deputado, ha de conceder-me que eu subtrairia tambem do movimento commercial de Lourenço Marques todo o movimento commercial com aquelles colonias inglezas.
Se procedermos assim, se tirarmos de um lado os telegrammas do Natal e do cabo da Boa Esperança e deixarmos do outro só o movimento que possa considerar-se como tendo sido feito entre Lourenço Marques e os paizes alem do extremo norte da província, encontraremos por um lado é certo, apenas 3:117 telegrammas, mas teremos do outro tambem só 232:000$000 réis de movimento commercial, separando da estatística todos os valores cuja procedência ou destino não estão claramente especificados.
E com estes elementos de calculo, e tomando o movimento commercial da provincia de Angola, que é de réis 4.248:000$000, achamos que deve corresponder a este o numero de 57:073 palavras. E se em relação á estação de Moçambique procedermos do mesmo modo, e subtrahirmos do numero de telegrammas apenas os de Zanzibar, que são os que n'esta estação podem rasoavelmente eliminar se, chegaremos a calculos ainda mais favoraveis.
Em conclusão, os meus calculos, ainda nas peiores hypotheses e fazendo todas as concessões, não estão na realidade destruídos pelas objecções do illustre deputado. E não me demorarei por isso a reforçar as considerações que não foram impugnadas e que tendem a mostrar a grande differença, que ha entre o valor e as probabilidades do futuro progresso da nossa possessão de Angola, e as da costa oriental.
Disse tambem o illustre deputado que o relatório das commissões tratou um pouco sem cerimonia a questão da