O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

843

Discurso que devia ser transcripto a pag. 815, col. 1.ª lin. 90.º do Diario de Lisboa, na sessão de 16 de março

O sr. Claudio José Nunes: — Hontem chegou-me a palavra a uma hora tão adiantada, que me foi completamente impossivel o apresentar á camara as singelas reflexões para as quaes lhe peço hoje toda a sua benevolencia. Digo que serão unicamente singelas reflexões, porque, alem de não saber e de não poder declamar longos discursos, me parece que seria esta a occasião menos opportuna para essas ostentações oratorias. Em questões de fazenda julgo mais conveniente discutir argumentando, do que gastar um tempo inutil em apresentar flores de rhetorica, que não sei cultivar, e que podendo deixar no ouvido gratissimas memorias da resolução de um problema artistico, podem comtudo não legar ao espirito a demonstração de um calculo economico e financeiro (apoiados).

Acrescentarei mais que seguindo se a fallar o illustre deputado e meu amigo, o sr. Casal Ribeiro, um dos mais brilhantes talentos e mais distinctos oradores da tribuna portugueza (apoiados), me cumpre, por esse motivo tambem, ser breve, a fim de não privar por longo tempo a camara do prazer de ouvir as considerações de certo importantes e luminosas com que o nobre deputado ha de illustrar esta casa do parlamento.

Permitta V. ex.ª, sr. presidente, que eu recapitule resumidamente o que disse na sessão de hontem.

Foi grande o embaraço com que me levantei para fallar, tendo de responder aos cinco discursos que haviam sido pronunciados n'esta camara, com relação ao parecer que tive a honra de assignar; dois d'elles pelo meu sympathico amigo o sr. Francisco Luiz Gomes, que dividiu o seu trabalho em duas partes que se contradizem, uma a favor da régie do tabaco e outra a favor da liberdade d'aquelle genero; e tres pelo meu amigo, o sr. Carlos Bento, que, d'este modo, teve a rara fortuna de reproduzir, até certo ponto, um dos maiores mysterios da fé catholica, consubstanciando em uma só oração tres discursos distinctos — discurso a favor do monopolio arrematado; discurso a favor do monopolio gerido pelo estado; discurso a favor da liberdade com importantes restricções (apoiados).

Esta minha apreciação foi corroborada pelas proprias palavras do illustre deputado quando, no ultimo quarto de hora de uma brilhante oração, annunciou que ía finalmente apresentar uma opinião definitiva ácerca do modo pelo qual entendia que deve resolver-se a questão do tabaco; prova evidente de que até ali o meu nobre amigo não obsequiara a camara com uma solução pratica deste importantissimo negocio (apoiados), e sómente se limitara a notar as vantagens e inconvenientes dos systemas a que alludiu (apoiados).

Sr. presidente, é ponto de fé para mim que os homens publicos têem rigorosa obrigação de manifestarem opiniões positivas ácerca de todos os assumptos submettidos á sua deliberação, e não se encerrarem unicamente nas cidadellas da negação para dahi, a peito encoberto, combaterem as medidas de seus adversarios. Destruir e não edificar é um programma de ruinas, e sobre ellas nunca tremulou a bandeira do progresso moral ou material de um paiz qualquer (apoiados). Quando uma das mãos deita o machado a uma velha instituição deve ter a outra já esboçado as linhas de um novo trabalho (apoiados). Este dever incumbe tanto aos homens que se sentam nas cadeiras do poder como aquelles que militam nas fileiras da opposição. Podem estes entrar ámanhã nos conselhos da corôa, em virtude da rotação natural dos partidos, e cumpre portanto que os cavalheiros, que trabalham por substituirem no governo os ministros actuaes, apresentem opiniões claras e definidas, a fim de que o paiz e a camara possam saber o que têem a esperar de tão eminentes estadistas.

Recebi portanto com o maior alvoroço a noticia dada pelo nobre deputado, mas, permitta-me que lh'o diga, parece-me que a palavra do illustre deputado atraiçoou os seus legitimos desejos, pois que, por mais cuidado que eu empregasse para saber qual era essa opinião definitiva que o meu illustre amigo nos prometteu, só pude comprehender que uma trindade de soluções continuava ainda a corresponder á outra trindade de premissas (apoiados).

S. ex.ª apresentou effectivamente tres opiniões. Uma d'ellas pareceu-me uma opinião de hypothese; a segunda uma opinião de transição; a terceira uma opinião que foi só uma esperança.

S. ex.ª não é em these a favor da arrematação do monopolio do tabaco, mas disse que lhe seria agradavel que o governo, antes de trazer a presente medida á camara, ti