O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

tanto, Sr. Presidente, leni passadtj quasi quarenta e oito horas; e ainda que desde então não tenho, por um lado, deixado de encontrar motivos para me applaudir do arbítrio que tomei no repente ; coailudo, por outro, o tempo tem-me dado logar a uma consideração a que nào posso resistir, e que me obriga a vir a este ponto!... Sr. Presidente, o ataque foi muito directo, muito claro, muitas e muitas vezes repetido, para deixar de ser notado por todos os illustres Deputados que tinham á vista o parecer da commissão e'as assignaturas que nelle se acham. Nestes termos o meu absoluto silencio nessa occasiâo não podia deixar de ser capitulado pelo mesmo Sr. Deputado a quem me refiro, ou por outro qualquer, como urna prova, ou d'igno-rancia, não sendo capaz de comprchender as expressões daquello Sr. Deputado, ou. de fraquesa, nào me atrevendo a dar uma resposta condigna, E ainda que eu não tenha a profunda illustração, e o prodigioso saber do Sr. Deputado, a quem me refiro, não sou tão pobre de espirito!, nem tão carregado de ignorância que deixe de entender as expressões do mesmo Sr. Deputado, nem tão achacado da moléstia de rnedo ^que recuse qualquer combate com S. Ex.a. Para que pois não pareça nem uma nern outra cousa, entendi que devia dizer alguma cousa a tni respeito. Não entenda porem a Camará nem pense V. Kx.a que eu venho responder ao Sr, Deputado! Não, Sr. Presidente, eu sei despregar cotnpletamente e de sobejo tudo quanto vem da parle delle para me entreter um só instante com a sua pessoa: só venho dar uma satisfação á Camará, com quem devo ter toda a deferência, explicando a rasão porque naquella occasiâo entendi do meu dever e ainda hoje entendo, não responder a tão insólitos e acrimoniosos insultos.

i J Sr, Jlvila: — Peço a V. E x." que note estes expressões.

O Sr. Presidente: — O regimento diz no art. 89." (leu) E agora, se me e permittido dizer a minha opinião, direi que não acho motivo para chamar o Sr. Deputado á ordem, porque a offensa foi grande, (apoiados)

Q Orador : —~ O Sr. Deputado dá-se agora por muito offendido com as minhas expressões, e já senão lembra das insólitas provocações que mo dirigiu ! Pois eu aqui estou, Sr. Presidente, para responder como o nobre Deputado quizer, por tudo que lenho dito, na inti-lligencia e solemne declaração que faço de que o tenho dito muito de propósito, e a sangue frio, consentindo e querendo que ás minhas expressões se dê toda a extensão de intelligencia de que ellas são susceptíveis ! (apoiados)

Pois o Sr. Deputado pela Horta depois de ter apodado com osepiihdos os mais affrontosos o parecer da commissão de legislação, depois de ter proclamado que file era uma indecencia, que era uma vergonha, já se esqueceu que não só aecres-centou que se espantava de ver assignados nelle alguns nomes respeitáveis e honestos, procurando assim stigmalisar como despresiveis , e faltos de honestidade, uma parte, ainda que indeterminada, dos membros da mesma commissão, para deste modo mais a salvo oflender a todos , (apoiados) mas que até levou a sua ousadia ao arrojo incrível de atfiraiar e repetir em muito alta voz, e bom som, não só uma e duas, mas três e quatro vezes = que SESSÃO N.° 13.

a maior parte dos sign&íario» tinhani sido hendidos, e a sua boa f é completamente illudidap&M' quem redigira tal parecer? (muitos apoiados)

Sr. Presidente, depois de urna imputação tão ca-lumniosa e insultante o Sr. Deputado perdeu todo o direito a ser traclado por mim com a deferência devida aos membros desta Camará : (apoiados) mas eu, Sr. Presidente, respeito o logar em que me acho, e e por isso que tracto de explicar-me para coro a Camará somente, (muitos apoiados)

Sr. Pro&idente, não ha ninguém nesta casa, neffi mesmo fora delia, e ecuito menos o Sr. Deputado pela Horta que aqui tem assento desde 1834, que ignore que os pareceres das comrnissôes são redigidos pelos seus membros, relatores dos negócios sobre que versam. E sendo que no parecer cm quentão se acha a minha assignalura com a declaração da qualidade de relator, o que o Sr. Deputado não pode negar que viu, porque já disse que declarava ter visto com espanto entre as assignaturas aigu-mas respeitáveis, e' claro que nem a Camará pôde deixar de ver e conhecer, como vio e conheceu desde logo, nem eu de entender, como entendi im-mediatamente, que o mesmo Sr. Deputado dirigio aquella insultante e calumniosa imputação não a um relator indeterminado e desconhecido, masque effectivamenle a quiz dirigir a mini directamente! (apoiados)

Sr. Presidente, dizer-se em pleno parlamento que eu surprehendi a maior parte dos membros da eQm> missão de legislação, e que illodi completamente a sua boa fé !....

Sr. Presidente, depois de ser assim tão atrozmente calumniado; porque é urna calumnia infame o dizer-se que eu abusei da boa fé dos meus nobres collegas e que os surprehendi... (apoiados) porque é uma caiumnia insuliante o dizer-se que eu faltei aos rneus deveres e trahira a confiança que em mim se linha depositado... (apoiados) porque é uma calumnia atrocíssima o cluer-se que eu deixei do formular o parecer segundo o espirito, segundo as intenções, e segundo o pensamento dos illustres membros da commissão de legislação... (apoiados) depois destes insultos da parte do Sr. Deputado pela Horta, eu não posso riern devo abater-me a responder-lhe; (apoiados) quero «ó apresentar á Camará três rasões porque o nào faço, e a Camará na presença delias avaliará se procedo bem ou mal.