O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 56

SESSÃO DE 2 DE MAIO DE 1898

Presidencia do ex.mo sr. Manuel Affonso de Espregueira

Secretarios - os ex.mos srs.

Frederico Alexandrino Garcia Ramires
Carlos Augusto Ferreira

SUMMARIO

Approvada a acta, e lido o expediente, o sr. Borja de Macedo e Menezes apresentou uma justificação de faltas.-O sr. Abel da Silva mandou para a mesa um requerimento de doze guardas da estação de saude de Lisboa.- O sr. Ferreira da Fonseca justificou as suas faltas e fez declaração do voto.-A requerimento do sr. José de Alpoim entrou em discussão, e approvou-se, o projecto de lei dando pensão aos filhos do conde de Almoster. - O sr. Alexandre Cabral requereu uma nota sobre distribuição de fundos.-O sr. Tavares Festas referiu-se a actos passados no juizo de direito da comarca de Santa Comba.- Os. Eusebio Nunes censurou o atrazo em que se encontra o Diario das sessões, e rectificou o que ali lhe era attribuido.-A requerimento do sr. Oliveira Matos entrou em discussão, e foi approvado, um projecto de lei, regulador de hospitalisação em Rilhafolles. - O sr. Luciano Monteiro dirigiu perguntas aos srs. ministros da guerra e das obras publicas, respondendo-lhe este ultimo.-O sr. Silva Amado apresentou um parecer da commissão de instrucção publica superior.

Na ordem do dia, com a sessão prorogada, concluiu-se a interpellação do sr. Luciano Monteiro ao sr. ministro das obras publicas, ácerca de um arrendamento de terrenos nas proximidades da Chamusca, foliando os srs. Teixeira de Sousa, João Pinto dos Santos e Luciano Monteiro, sendo por fim approvada a moção de confiança apresentada pelo sr. José de Alpoim.-O sr. Fialho Gomes apresentou pareceres da commissão de redacção e o sr. Eduardo Villaça da commissão de fazenda.

Abertura da sessão- Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada, 44 srs. deputados. São os seguintes: - Abel da Silva, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Carlos Le-Cocq, Alfredo Cesar de Oliveira, Alvaro de Castellções, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Tarares Festas, Antonio Teixeira de Sousa, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Augusto José da Cunha, Bernardo Homem Machado, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José de Oliveira, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Manuel, de Almeida, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Frederico Ressono Garcia, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, João Lobo de Santiago Gouveia, João Monteiro Vieira de Castro, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Ornellas de Matos, Joaquim Simões Ferreira, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José da Cruz Caldeira, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria de Oliveira Matos, José Mathias Nunes, Libanio Antonio Fialho Gomes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Luiz José Dias, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Pinto de Almeida e Martinho Augusto da Cruz Tenreiro.

Entraram durante a sessão os srs.: - Antonio Eduardo Villaça, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Augusto Cesar Claro da Ricca, Conde de Silves, Francisco Antonio da Veiga Beirão Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Henrique Carlos de Carvalho Kendall João Catanho de Menezes, João de Mello Pereira Sampaio, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Capello Franco Frazão, José Dias Ferreira, José Eduardo Simões Baião, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Joaquim da Silva Amado, José Malheiro Reymão, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Manuel Antonio Moreira Junior e Sertorio do Monte Pereira.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Albano de Mello Ribeiro Pinto, Anselmo de Andrade, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Simões dos Reis, Arthur Alberto de Campos Henriques, Conde de Burnay, Conde de Idanha a Nova, Conde de Paço Vieira, Conde da Serra de Tourega, Francisco Barbosa do Conto Cunha Sotto Maior, Francisco Furtado de Mello, Francisco José Machado, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Francisco Silveira Vianna, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Candido da Silva, Faculto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Abel da Silva Fonseca, João Antonio de Sepulveda, João Baptista Ribeiro Coelho, Julio Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Joaquim Izidro dos Reis, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim José Pimenta Tello, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Bento Ferreira de Almeida, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Barbosa de Magalhães, José Maria Pereira de Lima, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Telles de Vasconcellos, Marianno Cyrillo de Carvalho, Sebastião de Sousa Dantas Baracho, Visconde de Melicio e Visconde da Ribeira Brava.

Acta.- Approvada.

EXPEDIENTE

Segundas leituras

Projecto de lei

Senhores. - As condições commodas e aprasiveis que offerece a praia da Figueira da Foz e a facilidade de communicações que lhe dão accesso; têem feito affluir grande numero de nacionaes e estrangeiros nos ultimos annos áquella estação balnear.

O augmento de concorrencia a esta praia constitue elemento de prosperidade para a cidade e beneficio para o paiz.

O espaço que está livre para edificações no bairro que é procurado pela colonia balnear está por isso já tão re-