O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(720)

guelistas que lhe parecer; isto não está no projecto, por consequencia é preciso discussão, e decidir-se se é ou não voto de confiança.

O Sr. Macario de Castro: - A idéa está no artigo, por consequencia não ha mais que dizer, por isso peço a V. Exa. o mesmo que pediu o Sr. Passos (Manoel).

O Sr. Miranda: - Não se pode dizer mas nada, tem-se dito tudo quanto é possivel; por consequencia está nos termos de se perguntar se está discutida: temos outras cousas, passemos a votar.

Sob proposta do Sr. Presidente, resolveu a Camara que a materia está sufficientemente discutida.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo leu o artigo em discussão, e todas as emendas, additamentos, quesitos, e substituições, que durante a discussão se haviam offerecido.

N. B. Acham-se nos competentes logares da discussão.

O Sr. Leonel Tavares: - O que V. Exca. deve pôr á votação é o quesito que eu mandei para a mesa, substituindo-lhe a palavra causou a fez que lá está.

O Sr. Rodrigo de Magalhães: - O mesmo direito que o Sr. Deputado tem a pedir que se proponha o seu quesito, tenho eu a pedir que se proponha o que eu offereci, e ainda creio eu que tenho mais, por ser mais antigo.

O Sr. Ministro do Reino: - V. Exca. deve propor o artigo, senão passar, os quesitos pela sua ordem de prioridade.

O Sr. J. A. de Campos: - Eu mandei para a mesa uma substituição, que é a que deve entrar em discussão, não passando o artigo.

O Sr. Presidente: - Aqui está, vai ler-se - é o § 12 até ao § 16 do voto em separado

O Sr. J. A. de Campos: - Pois e o que manda o regimento; é o que se deve observar.

O Sr. Presidente: - Eu vou propor o artigo, salvas as emendas; se o artigo não passar caíram os quesitos que tendem a sustentar este principio; se for approvado cáem os outros. Pediu-se que a votação seja nominal. Proporei á Camara.

Propoz o Sr. Presidente se devia propor o artigo como se acha no projecto, e decidiu-se que sim. Tambem se decidiu que a votação fosse nominal.

Continuou dizendo: - Vou propor á votação o artigo 13 do projecto, salvas as emendas ou substituições. Os Srs. Deputados que votarem por elle dizem approvo, os que votarem contra respondem rejeito.

Então precedendo-se á chamada, disseram = approvo = os Srs. A. A. Jervis d'Atouguia; A. C. Fortes de Pina; A. Dias d'Oliveira; A. L. Vieira de Castro; A. Luiz de Seabra: A. Maria Conceiro; A. P. Carneiro Canavarro; A. de Vasconcellos Abranches; B. C. M. Faria e Maia; B. Joaquim Pinto; L. J. Vieira da Motta; Carlos Augusto de Sampaio; F. A. d'Almeida Pessanha; F. Botto Pimentel; F. L. Bitancourt; F. P. Aguiar Ottolini; J. A. de Sousa Queiroga; J. Bernardo de Sousa; J. E. C. Faria e Silva; J. Ferreira Sarmento, J. G. de Pina Cabral; J. Veloyo da Cruz: J. A. M. de Sousa Azevedo; J. Antonio Morão; José Cabral Teixeira de Moraes, J. H. de Figueiredo Freire; J. J. Lopes Lima; J. J. dos Reis; J. J. da Silva Pereira, J. L. Freire de Carvalho; J. N. Mascarenhas e Mello; J. Placido Campean; J. S. F. dos Santos Valle; J. da Silva Passos; J. Teixeira d'Aguilar; M. de Castro; M. P. d'Azevedo Loureiro; M. da Silva Passos; R. da Fonseca Magalhães; Visconde de Fonte Arcada.

Disseram = rejeito = os Srs. A. J. Freire; A. A. Serpa Pinto; A. B. da Fonseca Moniz; A. C. de Sousa Geão; A. Ferreira Bonalho; A. F. Mimoso Guerra; A. Joaquim Barjona; A. Marciano d'Azevedo; A. Maria d'Albuquerque; Barão de Noronha; Barão de Renduffe; B. C. Teixeira de Queiroz; B. Pereira do Carmo; D. B. da Camara Medeiros; F. R. Pereira Ferraz; F. A. de Chaves e Mello, F. Antonio de Campos; F. de Paula Azeredo; F. Rebello Leitão; F. Soares Caldeira; F. X. Soares de Azevedo; J. Vicente Camacho; J. José Carneiro; João d'Oliveira; J. P. Soares Luna; J. Antonio d'Aguiar, J A. da Costa Sobrinho; J. Antonio de Magalhães, J C. Ramalho Ortigão; J. José de Queiroz, Joaquim Larcher, J. P, Galvâo Palma, J. S. Quevedo Pizarro; J. Alexandre de Campos; J. Antonio Ferreira Braklami; J. Caetano de Campos; J. C. Pinto Basto; J. Ferreira Pestana; J. F. Ferreira de Castro, J. Henrique Ferreira; J. Joaquim Rosa; J. Maria Rojão; J. N. d'Almeida e Amaral; J. da Silva Carvalho; J. V. Barreto Feio, J. X. Mousinho da Silveira; J. G. Silva Sauches; L, Tavares Cabral; L. José Moniz; Luiz Antonio Rebello da Silva; L. C. Coelho de Magalhães; L. R. de Sousa Saraiva, L. Tavares de Carvalho; M. Gonçalves de Miranda, M. J. C. Castello Branco; R. S. Castello Branco; Thomaz Northon.

Disse o Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo: - Foi em consequencia rejeitado o artigo 13 por cincoenta e sete votos contra quarenta. Agora chamarei a attenção d'esta Camara para decidir, se ámanhã por ser o anniversario do Nascimento de S. Magestade a Rainha, hade reunir-se a Camara.

O Sr. Ministro da Fazenda: - O maior serviço que esta Camara pode fazer á nação, é não interromper os seus trabalhos; mui agradavel será a S. Magestade a lembrança da Camara; porem não lhe será menos sensivel o saber que progride nas discussões, dos objectos, que tem de tratar, e tanto mais quanto S. Magestade está resolvida a não festejar o dia de seus annos.

O Sr. Presidente: - As emendas ou substituições serão o objecto da ordem do dia da secção seguinte; e a presente está fechada. Eram tres horas e meia da tarde.

O Redactor J. P.

Norberto Fernandes.

SECÇÃO DE 4 DE ABRIL.

Ás nove horas e meia da manhã tomou o Sr. Vice-Presidente a cadeira da presidencia, a disse - Está aberta a secção.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo fez a chamada, e annunciou que estavam na sala noventa e um Srs. Deputados, e que faltavam com justificado impedimento os Srs. Caiolla - Alheira - Marciano d'Azevedo - Conceiro - Carlos Augusto - Florido - Francisco Antonio de Campos - Costa Refoios - Baeta. - Camacho - João d'Oliveira - Soure - Avilez Zuzarte, - Ferreira de Castro - Bandeira de Lemos - Raivaso - Marques de Saldanha.

O Sr. Deputado Secretario Sousa Queiroga leu a acta da secção antecedente. Foi approvada.

ORDEM DO DIA.

Projecto para as indemnisações.

O Sr. Vice-Presidente: - Vai ler-se a substituição, que deve ser o objecto da discussão

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo leu a substituição que offerecera o Sr. Ministro dos negocios do reino.

N. B. Diario da Camara pag. 684 col. 2.ª linh. 53.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada: - V. Exca. tem a bondade de me dizer se essa é a substituição que offereceu o Sr. Ministro do reino?

O Sr. Vice-Presidente: - Sim Sr.; mas além d'esta, ainda ha mais duas, uma do Sr. Passos (Manoel). Outra do Sr. José Alexandre de Campos.