O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 2 DE ABRIL DE 1886 781

Notem v. exas. que os logares de ajudantes do observatorio astronomico foram considerados sempre, e com rasão fundamental para a organisação do mesmo estabelecimento, como de tirocinio para os cargos de astronomos.
Veja v. exa., sr. presidente, a que ponto têem chegado as cousas. O collega que se senta á direita de v. exa., terceiro lente cathedratico da faculdade de mathematica actualmente, é o ultimo dos que fizeram este indispensavel tirocinio no observatorio astronomico; a s. exa. seguimo-nos seis; e ainda temos um logar vago!
Agora é isto. O que será daqui a alguns annos?
O sr. Marianno de Carvalho sabe perfeitamente que um astrónomo não se faz em meia duzia de mezes; nem em poucos annos.
É pois, urgente, adoptar providencias para que cesso tão absurdo e despotico estado.
Solicito estas providencias por motivo de patriotismo e natural interesse pela prosperidade e honra da universidade, pelos progressos e pelas indispensáveis necessidades da astronomia, sciencia que tem sido companheira fiel da civilisação.
Ao sr. ministro da fazenda peço que de todas estas informações e dos mais esclarecimentos que julgar indispensaveis ou convenientes, dê noticia ao sr. Presidente do conselho de ministros e ministro do reino; ainda peço que previna este seu illustre collega de que desejo interpellal-o formal e minuciosamente sobre este importantissimo assumpto, disposto como estou a expor ao paiz, n'esta assembléa, o vergonhoso etado em que caiu o observatorio astronomico da universidade.
Não ha considerações que me detenham diante do que é dever de consciencia para mim, de honra para a faculdade a que tenho a honra de pertencer, e de justiça para os poderes publicos, onde tenho a honra de occupar este logar.
Termino, declarando a v. exa. e á camara, que, como gratissima satisfação, me associo às lucidissimas e sabias observações que fez o nosso doutissimo collega o sr. dr. Calixto sobre a necessidade da reforma de alguns artigos dos codigos commercial e civil, e significando os seus bem sinceros desejos de que s. exa. seja mais feliz do que eu, como é justo que seja.
Apresentei a esta camara, na sessão de 5 de janeiro, um projecto de reforma de alguns artigos do codigo civil; e creio que nem relator encontrou ainda na illustrada commissão a que foi remettido. A s. exa. desejo que o mesmo não succeda.

Redactor = Rodrigues Cordeiro.