O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 27 DE MAIO DE 1889

Presidência do ex.m° sr, Francisco de Barros Coelho e Campos

Secretários os eí.mo1 srs.

(Francisco José de Medeiros (Francisco José Machado

SUMMAJEJIO

O sr. presidente declara ter sido' encarregado de apresentar A camará uma representação sobre o rccrutítmento militar, representação que vae ser enviada á commissào do recrutamento. — Apresentam representações os srs. Hintze'Ribeiro, Eduardo Villaça e Poças Falcão.— Mandam para a mesa requerimentos de interesse particular OB srs. Alfredo Pereira o Arouca.— Justificam as-suas faltas ás sessões os srs. Vieira de Castro, Jalles e Freitas Branco. — Apresentam propostas de aggregação os srs. Lobo d'Avila e Villaça.— Mandam para a mesa projectos de lei os srs.: Pedro Monteiro, creando um logar de tabellião de notas na freguezia de Aveiras de Cima, concelho da Azambuja; Francisco José Machado, auctori-sando o governo a garantir á associação da GYuz Vermelha um. empréstimo, que precisa coutrahir, para a acqueiçào de material;. Poças Falcão, considerando como cirurgiões do exercito, para os effeitos do artigo 7.° da lei de 11 de dezembro de 1851, os facultativos dos quadros das provindas ultramarinas. — O sr. ministro da guerra apresenta, em nome do sr. ministro do reino, três propostas de lei. — O sr. ministro das obras publicas responde ás perguntas que o sr. Ruivo Godinholbe~dirigíra na sessão anterior. — Osr. Al-bano de Mello pede ao sr. ministro Mas obras publicas que destine alguma verba para aã obras do cães de Agueda. Responde-lho o sr. ministro das obras publicas. — O sr. ísobrega chama a atten-çào do er. ministro da marinha para a forma por-que BC fazem os. concursos no seu ministério; falia da coinmiesão de eartographia, e pede que se iudemnise a camará de Villa Real da deapeza que fez com o quartel. — O sr. Avcllar Machado pede o saneamento do paul do Duque. — O sr. Figueiredo Masearenhas falia da viação do Algarve e das tarifas do caminho de ferro.—Responde ílquelles senhores o sr. ministro das obras publicas, assim corno ao sr. visconde de Silves sobre a conveniência do ramal do caminho de ferro de Mcssines a Portimão.

Na ordem do dia (primeira parte) continua a" discussão do artigo 1.° do projecto de lei sobre o empréstimo para quartéis e mais edifícios militares. — Falia o sr. Ferreira de Almeida, que apresenta três propostas. — Não havendo-mais ninguém inscripto, vota-se sobre aquelle artigo, e é hpprovado, entrando cm discussão o artigo. 2.° — Discursa o sr. Avellar Machado, que diz julgal-o desnecessário, e respondendo. ao sr. Baracho declara que ninguém teve intenção de desconsiderar as armas de cavallaria .e de infanteria, o que justifica com diversos argumentos, e põe era relevo os trabalhos da commissSo de defeza de Lisboa. — O sr. Baracho insiste sobro as desigualdades que se dào com as differentes armas do exercito, quanto is promoções, e protesta combate.r sempre para que aã armas especiaes não se sobreponham As outras. — O sr. Marianno de Carvalho requer que se dê a matéria por discutida, e que não se passe á segunda parte da ordem do dia emquanto se não conclua a discussão do projecto. — Foi approvado o requerimento do sr. Marianno de Carvalho, e em seguida foram também approvados os artigos 2." e 3.°, sendo este ultimo sem discussão, ficando approvado o projecto.

Na ordem do dia (segunda parte) continua a discussão do orçamento rectificado. — Usa da palavra o sr. Marianno de Carvalho em de-, feza do projecto, respondendo ás considerações dos srs. Moraes Carvalho e Arroyo sobre as conversões que fizera quando ministro da fazenda, e afiirma que os concursos para empréstimos nem sempre são úteis ao estado. — O sr. Júlio de Vilhena apresenta uma moção, que fundamenta, na qual diz sentir a camará que a administração financeira do ultramar continue tumultuaria, e fica com a palavra reservada .para a sessão seguinte.

Abertura da sesxão—Ás duas horas e meia da tardo.

Presentes d chamada 62 srs. deputados. São os saguin-tes:—Albano de Mello, Pereira Carrilho, Simões dos Reis Hintze Ribeiro, Augusto Piraentel, Santos Crespo, Mi randa Montenegro, Barão de Combarjúa, Conde de Villa •Real, Feliciano' Teixeira, Almeida e Brito, Francisco d Barros, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, 'S, Nogueira, Cândido da Silva, Franco Castello Branco, Menezes Parreira, Vieira de Castro, Rodrigues dos Santos • Sousa Machado, Correia Leal, Simões Ferreira, Avellar

Machado, Barbosa Colen, Pereira de Matos, Eça dê Azevedo, Abreu Castello Branco, Figueiredo Masearenhas, José Maria de Andrade, Pinto Masearenhas, Santos Moreira, Santos Reis, Júlio Graça, Júlio Pires, Vieira Lis-Poças Falcão, Luiz José Dias, Bandeira Coelho,

boa.

Manuel Espregueira, Manuel José Correia, Brito Fernandes, Marianno de Carvalho, Marianno Prezado, Martinho Tenreiro, Miguel Dantas, Pedro Monteiro, Pedro de Len-castre (D..), Sebastião Nobrega, Estrella Braga, Visconde de Monsaraz e Visconde de Silves.

'Entraram durante a sessão os srs.: —• Guerra Junqueiro, Moraes Carvalho, Alfredo Brandão, Mendes da Silva, Alfredo Pereira, Sousa e Silva, António Castello Branco, Baptista de Sousa, António Villaça, Ribeiro Ferreira, Pereira Borges, Guimarães Pedroza, Tavares Crespo, Moraes Sarmento, Jalles, Augusto Fuschini, Augusto Ribeiro, Victor dos Santos, Bernardo Machado, Lobo d'Avila, Eduardo Abreu, Eduardo José Coelho, Elviuo de Brito, Eli seu Ser-pa, Emygdio Júlio' Navarro, Madeira Pinto, Fernando Coutinho (D.), Freitas Branco, Firmino Lopes, Francisco Beirão, Castro Monteiro, Francisco Mattozo, Francisco Ravasco, Lucena e Faro, Severino de Avellar, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, SamVAnna e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Pires Villar, Cardoso Valente, Izidro dos Reis, Souto Rodrigues, Santiago Gouveia, Alfredo Ribeiro, Silva Cordeiro, Joaquim da Veiga, Jorge 0'Neill, Ferreira de Almeida, Dias Ferreira, Ruivo Godinho, Elias Garcia, Laranjo, Pereira dos Santos, Ferreira Freire, Horta e Costa, • Simões Dias, Abreu e Sousa, Júlio de Vilhena, Lopo Vaz, Mancellos Ferraz, Manuel d'Assum-pção, Manuel José Vieira, Pinheiro Chagas, Matheus de Azevedo, Pedro Victor, Dantas Baracho, Visconde da Torre e Consiglieri Pedroso.

Não compareceram á sessão os srs.: — Serpa Pinto, Anselmo de Andrade, Alves da Fonseca, António Cândido, Oliveira Pacheco, António Centeno, António Ennes, Gomes "Neto, António Maria de Carvalho, Mazziotti, Fontes Ganhado, Barros e Sá, Conde de Castello de Paiva, Conde de Fonte Bella, Góes Pinto, Estevão de Oliveira, Mattozo Santos, Fernandes Vaz, Gabriel Ramires, Guilhermino de Barros, Baima de Bastos, João Pina, Dias Gallas, João Arroyo, Teixeira de Vasconcellos, Alves Matheus, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Oliveira Martins, Jorge de Mello (D.), Amorim Novaes, Alves' de Moura, Ferreira Galvão, José Castello Branco, Guilherme Pacheco, Vasconcellos Gusmão, José de Nápoles, Alpoim, Barbosa de Magalhães, Oliveira Matos, José Maria dos Santos, José de Saldanha (D.), Marcai Pacheco, Miguel da Silveira, Vicente Monteiro e Wenceslau de Lima.

Acta — A-pprovada.

Não houve expediente.

UEPRESENTAÇÕES
Da commissfío districtal delegada.da junta geral do dis-tricto do Vianna do Castello, adherindo á representação da