O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

981

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. Ministro da Marinha, pronunciado na sessão de 4 de abril, e que devia ler-se a pag. 937, col. 2.ª

O sr. Ministro da Marinha (Thomas Ribeiro): — Começo por congratular-me com o illustre deputado, porque ha muito tempo não se faz tanta justiça a uma proposta de lei e ás intenções do governo.

S. ex.ª disse que é necessario que o parlamento e o governo se occupem seriamente dos negocios do ultramar. Tanto me basta para ou applaudir o illustre deputado, e pedir ao parlamento que escute e acceito o seu conselho patriotico.

Eu não posso, como desejava n'este momento, e deseja-vá-o, não só pela minha obrigação como membro do governo, como tambem pelo muito apreço em que tenho os desejos do illustre deputado de quem ha muito sou amigo, dar amplíssimas explicações a s. ex.ª sobre as expedições de obras publicas mandadas para as provincias ultramarinas. Não posso, porque não as encontrei cabaes na minha entrada para o ministerio.

Pedi-as immediatamente, mas a camara sabe tambem que não havia tempo de me serem remettidos os esclarecimentos de que necessitava desde então até hoje.

É verdade que as diligencias tinham tambem sido feitas pelos meus antecessores, e especialmente pelo sr. José do Mello Gouveia, ultimo cavalheiro que tinha gerido a pasta dos negocios da marinha e ultramar antes de mim.

O que vou dizer á camara é devido ás solicitações, (o isto quer dizer que não seja devido tambem ao zêlo dos empregados de obas publicas, no ultramar) é devido ás solicitações do meu illustre antecessor.

Com referencia á provincia de Cabo Verde, sei que não estão, infelizmente, muito adiantados os trabalhos. Mas não admira; a camara sabe que foi esta a ultima expedição enviada ao seu destino. A sua primeira missão era estudar cautelosa o detidamente as obras de que fóra encarregada pelo ministerio, e para isso levava instruções minuciosas e regulamentos detalhados, tudo fornecido pelo ministerio da marinha, para saber quaes eram as obras que deviam preferir. E cabe aqui n'esta occasião dar testemunho do muito apreço em que tenho os trabalhos que se fizeram na secretaria para dirigir quanto possivel aquellas expedições no ultramar; a secretaria não se contentou em lhe dar unicamente instrucções, deu-lhe modelos, mappas e livros para fazer uma escripturação regular, de modo a poder o governo habilitar-se a dar ao parlamento as informações que infelizmente, ainda agora, não posso dar tão cabaes como desejava. Tenho muito sentimento de, não poder a respeito do S. Thomé e Principe e a, respeito de Cabo Verde dar por ora informações precisas; informo apenas que ás obras tinham principiado, que. se esta construindo o hospital de S. Thomé o cuidando, antes de tudo, das obras de saneamento.

A respeito de Cabo Verde sei pelas ultimas noticias estar ainda occupado em estudos o pessoal technico, devendo logo principiar os trabalhos o dar lhes o desenvolvimento necessario. Não posso dizer mais nada, porque não posso improvisar á camara, informações que não possuo.

De Angola chegou um d'estes dias, e provavelmente a camara já, o sabe, o director das obras publicas d´aquella provincia, um engenheiro cujo nome é conhecido no paiz e do qual o talento, o zêlo e a probidade ninguem póde pôr em duvida. (Apoiados.) Esse distincto engenheiro desgraçadamente tinha que pagar o tributo que a Europa deve e paga sempre aquelles paizes, caiu minado de febres. Apesar d´isso e do terem sido victimas com elle muitos dos seus companheiros, quando se retirou para o reino trouxe os estudos completos do 3S kilometros do caminho de ferro de Ambaca. Desde que chegou a Lisboa até hoje têem-lhe continuado as febres, por consequencia raras vezes tem ido á secretaria e os estudos não tôcm podido ser entregues ao exame do conselho technico das obras publicas, para depois de approvados poderem ser postos em execução. Tenho aqui tambem, e a camara o póde ver, um officio de engenheiro director das obras publicas na provincia de Moçambique. Este officio, que vou ler á camara, é mais explicito e diz assim:

«III.mo e ex.mo sr. — A fim de dar immediato cumprimento á communicação sexta da portaria de 29 de novembro de 1877, tenho a honra do remetter a v. ex.ª, para conhecimento de s. ex.ª o ministro, os mappas das despezas feitas com as

Sessão de 6 de abril de 1878