O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 200 —

medos possiveis, todas a consequencias dos males passados. (Apoiados) Para conseguir este fim, estou persuadido que bastam as discussões desta naturesa, que são na verdade muito melindrosas em todas as circumstancias, listou persuadido que nenhum dos partidos politicos, em que por desgraça se divide a nossa patria, nem é absolutamente culpado, nem absolutamente innocente dos males publicos, que teem pesado sobre ella (Apoiados): todos nós temos uma parte culposa, todos nós lemos uma parte mesmo innocente. (Apoiados)

Visto que o illustre deputado o sr. Mello e Carvalho me fez a honra de referir-se á minha pessoa; chamado, por assim dizer, a dar uma especie de conta da minha conducta, tenho muito prazer em declarar: que fui homem de uma vida publica, e que na execução do meu dever nunca tive nem opinião nem partido; tendo sempre, em vista, como objecto unico e privativo do meu procedimento o desempenho das minhas obrigações. (Apoiados) Intendo que nas nossas dissensões politicas temos feito uma grande e grave injustiça, temo-la feito mesmo acêrca de um principio social. Sr. presidente, tem-se confundido a obediencia passiva e justa com a parte activa e fóra do circulo da obediencia, que privativamente se tenha tomado nas dissensões politicas. (Apoiados) É isto que devemos separar e tambem reparar; e esta circumstancia que estou persuadido, está no coração de todos attender. (Apoiados)

Em quanto á materia em discussão, direi que voto com o sr. José Estevão, e com todos aquelles senhores que não querem demorar mais tempo a justiça devida a um ou mais homens, que teem sido priva-los do seu pão, talvez por uma falta de attenção, ou por outra qualquer circumstancia politica: eu voto sempre para que o pão se dê a quem o merece, pelo caminho mais curto. (Apoiados)

E por esta razão que eu voto pela materia do projecto em discussão, com quanto respeite e professe os principios enunciados pelo sr. deputado Vellez Caldeira; principios, razões e justiça que venero ha muito tempo, e que sem duvida são acreditados, acatados e reconhecidos por todas as opiniões e partidos. Voto inteiramente por aquella opinião; e desejo que de uma vez para sempre nósn os habilitemos e acostumemos a não sustentar differenças, ou diversificações, que não servem senão para aggravar as nossas feridas passadas (Apoiados) feridas que todas ellas são de portuguezes. (Apoiados) — Quando um realista errou, errou um portuguez, quando um liberal errou, errou um portuguez. (Apoiados) É preciso que de uma vez para sempre, substituamos á nomenclatura dos partidos a nomenclatura da nardo. (Apoiados, muito bem)

Creio que tenho dicto o sufficiente para emittir o meu voto nesta questão. Teria ido mais longe; mas não quero fatigar a camara: e julgo bastantemente intendida a minha opinião a este respeito. (Muito bem)

O sr. Presidente: — Não ha numero na sala para se votar, e por isso dou a palavra sobre a ordem ao sr. Palmeirim que a pediu.

O sr. Palmeirim: — E para mandar para a mesa dois pareceres da commissão de fazenda. Um sobre a creação de um logar de substituto á 6.ª cadeira da escola polytechnica, e outro acêrca de reforma dos brigadeiros.

O sr. Santos Monteiro: — Sr. presidente, parece-me que o parecer a respeito dos brigadeiros está no caso de ser dado para ordem do dia, porque já estava em discussão quando foi á commissão de fazenda. O outro deve ser impresso.

O sr. Presidente: — Como não ha numero e a hora está quasi a dar, a ordem do dia e a continuação da de hoje, e depois dividir-se a camara em commissões. Está levantada a sessão. — Eram quasi quatro horas da tarde.

O 1.º REDACTOR

J. B. GASTÃO