O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

899

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

guos, Pinto Basto, Luiz de Lencastre, Freitas Branco, Manuel de Assumpção, Pedro Jacome, Pedro Roberto, Ri cardo Ferraz, visconde de Arriaga, visconde da Azarujinha, visconde de Sieuve de Menezes, Mamede, barão de Santos e Mouta e Vasconcellos.

Disseram rejeito srs.: A. J. Boavida, Sousa Lobo e Pinheiro Chagas.

Foi approvada a moção do sr. Arrobas por 37 votos contra 3.

O sr. Pereira Rodrigues: — São quasi sete horas da noite; V. ex.ª comprehende que não posso demorar-me nas explicações que desejava dar; limito-me, portanto, a dizer que a minha eleição foi devida á apresentação do meu nome, feita em S. Thomé, pelo sr. juiz do direito, que então era, o dr. Baquero e pelo sr. dr. Jacinto de Sousa Ribeiro; o na ilha do Principe, pelo sr. Antonio Joaquim da Fonseca.

Não sei quem foi por mim, nem quem foi contra mim, o que sei é que o governador não entrou na eleição; mas a circumstancia de ser meu parente, forneceu essa arma aos seus adversarios. Quem suspeita da minha eleição dá-me direito a que suspeite da sua.

Se a hora m'o permittisse, apresentaria a V. ex.ª e á camara, rasões e documentos, com que havia do convence-se de que o que digo é a verdade.

O sr. Presidente: — Os nossos trabalhos por esta sessão estão terminados, e creio que posso affirmar com ver-dado, que todos elles correram com muita regularidade. Se a alguem cabe louvor por tão bom resultado é á camara, porque a camara acolheu sempre, com verdadeira amisade, as minhas observações, e sujeitou-se, com a melhor vontade, ás disposições do regimento. D'este modo, cumprindo todos com o nosso dever, correspondemos á confiança dos nossos eleitores.

Despedindo-me de vós, senhores, levo gravadas no meu coração mui repetidas provas da vossa benevolencia e verdadeira amisade, a que serei eternamente reconhecido.

A sessão de encerramento terá logar ámanhã pela uma hora da tarde, conforme foi annunciado á camara por um officio que ha pouco foi lido na mesa.

Está levantada a sessão.

Eram quasi sete horas da tarde.