O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

{ 200 )

pprque o Reguueato ina-nda que todos os que estão piesentes vatem, e neste caso os» que não queiem votai tem MOJ meio, que é sahirem da Sala antes dp votação.

O Sr. Sá Nogueira : — (Sahindo do seii; logar) Pois eu também não estou na Sala.

O br. Secretario Sá Fargas:— (Contmu,ou afazer a chamada)- '

O Si José Estevão : — (Interrompendo a votação) Parece-me que ei>ta votação é nulla , porque V. Ex.a tem feito excepção de pessoas que se não recusam a votar: eu digo ibto poique V. Ex.* as tem visto e não as ttm chamado.

O Si. Prew lente —Como pôde o Si. Deputado avançar que as fenho visto, e qt,e apesar de as ter \isto niío as lenho chamado! isso e muito. Comp sabe o Sr. Deputado que as lenho visto? O Sr. Deputado pôde sabei que estavam prementes, mas r ao que eu as tinha visto; porque apesar de tudo poder ver, o Si. Deputado não pôde saber , nem ver, se eu vejo, ou não. ,

O Sr, José Estevão: —Acceito essa theoria, mas deixo-a ao conceito do publico.

Concluído e apurado o escrutínio verificou-se serem 88 o* votante*.? e terem votado 74 a favor, e 12 contia o Parecer da Com missão.

O Sr. A. AlboJio:—Si. Presidente, eu, peço a V. Ex.a que não deixe fechar a Se^sào sem me dar a palavra paia responder a algumas expressões que me foram dirigidas.

^O Sr. Piesidentej— Vai proceder-se a eleição de Vice-Presidente; eu entendo que este negocio e urgente , porque posso ter algurn impedimento, por falta, de saúde , e não me parece conveniente que a Camará esteja poi mais tempo sem tei preenchido este logar (Apoiados).

Q Sr. A. Albano:— Antes de me dar a palavra? 11 proceder-bç á eleição de Vice-Prasidetite l 1 Oh ! Sr. Preaidente, pôde por ventura negar-se-me a palavra ?

O Sr. Piesidente: — Fique inteiiado que está inscripto.

O Sr. A. Albano:—Consente-se qu° uai Deputado s já atacado, e não se lhe dá a palavra para que se deffenda?'

O Sr. Presidente:—Vai proceder-se a eleição de Vice-Presid^nt», as listas devem ter um só nome.

Correu-se o esciutimo com a» formalidade* ordinárias, e verificou-se leiem entrado na Urna 79 listas, das quaes % em branco, e que nos 77 voto» restantes obteve o Sr. Jervis d'Atouguu 60 votos.

O Sr. Presidente: —Agora passo a dar a palavra aos Si s. Deputado» que a pediram para explicações.

O Sr. A. Albano. —Agora, a esta hora. depois de já se tei ido embora a maior parte dos Deputados M Eu peço a V. Ex.a que ma reserve para Segunda feira.

O Sr. Presidente-—Então ficai á para a Sessão seguinte: agora partecipo á Camará que a Mesa já otíiciou ao Governo para que expedisse as sua» ordens paia se proceder a eleição dos Deputados, cujos logares se acham va^os, tanto pela rrorte de um, como pela entrada de 3 Sr3. para o Mmiste-110. Está dado para Ordem do Dia de Segunda feira o Projecto N.° 212 sobre finanças, e para subsidiários os Projectos N." 207, e §09. HsU levantada a Sessão. — Eram quatro horas e um quarto.

O' REDACTOR,

DAMASO JOAQUIM X.UIZ DE SOUSA MONTEIRO.

16.

í>e

C.

Presidência do Sr. Pinto de Magalhães.

1 «3 v

'Tiamada — Pie-entes 72 Sis. Deputados. Abertura — Ao meio dia e urn quarto. Acta—Approvada sem discu^ão. i CORRESPONDÊNCIA.

Uui Offcio do Sr. Deputado traocisco António Pereira de Lemos, partkip»ndo que por inconxno-do de %aude Oa MI,J faimli*, não iem podido ainda comparecei a Se»«ão, e que e*pern poder r^inir-se á Cnnaia no dia 21 do corrente. — A Camará ficou inteira Ia.

Mittikteno da Fa%er*da •— Um Offitio p^iticípcin-do qup em II do torrente aç expediu Portaria a,f> líiesouro Publico, para se publicarem no Diário tio Governo ab distribu çò°5 que se fizerem ao* diversos JVImistérios, corn detldraísào dos objecto», a que são destinados, ficando dbsim s^i)«;fena a indicação do Sr. Deputado Vascofit-ellos Alasca ré n hás, appro-vada pela Camará,— A Camará ficou inteirada.

AJtmi,tcrio do Retno, —Um Orneio acouipa-Tíli^ndo as copias aiil,lu níicas das> informações, em que se compreliendcii} os esclarecimentos, que lhe forctm" pedidos ppr esta Cambara relativamente, a L

lunSjo.

1841.

Ministério da Juthça e Eccleíiasticos: — Um io devolvendo., com as informações, que lhe to-pedidas por e«U Camará, o R qu-rimento, em que o Rpgedor e Membros da Junta d* Pamclua da Freguezia xle Miranda , pedem a parle de uma propriedade Nacional paia residência, e passal do seu respectivo Parocho.— A' Commit»âo de Fazenda.

O Sr. J. M. Grande: — Mando para a Mé«a uma Representação dos habitantes da Villa de As-siiuiar q. Mando igualmente para a Mesa tre& Representações das Camarás |VTunicip dos Concelhos do Gavião, de Ma^ão e d» Vilh d'Alpttlhão, que pedem que «e tenha em consideração, e que quanto antes se dê solução a um assumpto qu*1 foi apresentado nedt t Cara.,rã relativamente á Navegação do Tejo, appro-v^ndo ab condições que foram apresentadas oara Eui» preza, que pertende torna Io Tiavega\el desde Alve-ga ate quatro legoas acima: peço a V. EK.* que lhe dê,o respectivo destino. ^ ;