O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

APPENDICE A SESSÃO DE 6 DE ABRIL DE 1888 1003-A

O sr. Teixeira de Vasconcellos: - Pedi a palavra, em primeiro lugar pata mandar para a mesa uma justificação de faltas, e em segundo logar um projecto de lei, que passo a ler.
(Leu.)
Os beneficios que podem e devem certamente resultar d'este projecto de lei para a agricultura são de tal modo evidentes que dispensam da minha parte quaesquer considerações.
Estas instituições são muita conhecidas lá fóra e os seus resultados têem sido apreciados com inteiro favor. A tendencia é toda no sentido d'ellas se desenvolverem em larga escala.
Entre nós houve uma tentativa particular, mas creio que essa tentativa morreu sem que d'ella se podessem colher fructos, o que não é para admirar, porque igual sorte tiveram as associações particulares estrangeiras d'este genero. A rasão do insuccesso é de facil explicação.
Desde que as companhias não tinham poder para tornar obrigatorio o seguro, claro é que d'este beneficio só se aproveitavam os que estavam sujeitos a maiores riscos. Alem d'isso, sendo o numero dos seguros sempre restricto e em grande desequilibrio com as probalidades de risco, as companhias não podiam deixar de cair por falta de resultados prosperos que correspondessem aos beneficios que ellas se propunham derramar pelas classes interessadas.
Mas desde que as caixas de seguros sejam promovidas pelo estado e o seguro seja obrigatorio para os lavradores que possuam gado de qualquer das especies exaradas no projecto, o resultado ha de ser necessariamente vantajoso, quer para o estado, quer para os interessados. E esta esperança é tão bem fundamentada, que nas caixas de seguro da Allemanha, França, Baviera, Suissa e Alsacra-Lorena, os resultados têem sido tão extraordinarios, que estas caixas economicas não só garantem uma indemnisação segura e certa ao lavrador quando vê os seus rebanhos victimados por qualquer epidemia ou por qualquer desastre, mas alem d'isso com os fundos que estas caixas têem capitalisado, promovem exposições e dispensam premios aos creadores e concorrem com subsidios para o melhoramento dos estabulos, que é uma das condições que mais influem para a segurança dos animaes. (Apoiados.)
Emfim o exito d'estas instituições protectoras tem sido tão brilhante, e tão diminuto o premio exigido aos lavradores, que com certeza a camara tomará na devida consideração a idéa do meu projecto.
Assim, e como estou persuadido que a commissão de agricultura attenderá aos interesses apontados n'este projecto, dou por findas as minhas observações, reservando-me para tratar mais largamente d'este assumpto em occasião opportuna.
Vozes: - Muito bem.

58 *