O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

lhos em toda a regra, mas outros que, embora provisórios, são com esses trabalhos muito parecidos — Poderá negar-se me esta base ?.. . Deve o Governo llespanhol os competentes estudos — Por tanto peço que se proceda a certos e determinados preliminares, que considero indispensáveis e que muito bem podern estar concluídos antes de se fechar o concurso. Por consequência já vê a Gamara muito claramente, que não complicando cm coisa alguma este meu pedido com o concurso, eu não quero o Adiamento do Projecto do caminho de ferro. O que eu peço e de-S"jo sinceramente e que se faça m. Demais esta Camará votando pelo rneu Requerimento não faz mais do que observar urna resolução já adoptada — Peço a V. Ex;% Sr. Presidente, que mande vir da Secretaria a respectiva Acta onde está consignada a resolução de que fallei, ahi se verá, que esta Camará já resolveu não tomar conhecimento algum de Projectos de obras públicas sern estarem devidamente instruídos.

O Parlamento nega-se a ter esta base ?. . . Deve esta Camará decidir, que não se mande proceder a trabalhos que são a base essencial d'u rn contracto hobre objecto que ella tem de auctorisar e resolver definitivamente '(.. . Pelo amor de Deos ! Eu não.es-perava que» se impugnassem estas ideias tão obvias, e muito menos esperava que fosse o Sr. José Maria Grande aquelle que mais se oppozesse á satisfação de um pedido desta natureza !! ... . Se ha esta determinação como ha effectivamente, não se approvando agora o meu Requerimento, a Camará toma uma resolução que vai d'encontro á que eu acabo de mencionar. Demais, e claro que,— qualquer contracto que se fizer, tem de ser subrnetti-do á Sancção do Corpo Legislativo; por tanto se esta Camará tiver alguns trabalhos feitos no sentido que indico, tem já uma base para conhecer do objecto ; mas se acaso essa base não existir, e o contracto estiver feito, e. aqui venha sancionar, a Camará não tem nenhuma base para bem poder avaliar negocio tão importante.

- Portanto, Sr. Presidente, eu não esperava que o meu Requerimento fosse combalido, e tanto menos o esperava pela circumstancia delle tractar de aplanar diffieuldades, e .de dar uma base ao Governo que elle não tem ; assim salvava-se o Governo, e a Camará de grandes diffieuldades. Entretanto o Sr. José Maria Grande longe de unalysur estes meus senti-mentosj e este meu proceder, longe de avaliar o meu pensamento,- propoz-se a impugnar-mo, e quer evitar que se proceda a um trabalho absolutamente indispensável, lím tal caso resta-me manifestar as diffieuldades em que p Governo se ha de achar, e direi muito alto e bom som, que o Governo não tem base qualquer para o contracto que pertende fazer, e portanto fará um contracto sem saber o que contracta. Pa/a o saber, pois, para proceder com verdadeiro conhecimento de causa, e que eu fiz o meu pobie Requerimento, e que tunla bulha tem feito ao Sr. José Maria Grande.

Por qualquer lado, pois, que se considere o meu Requerimento, não importa a idea de Adiamento da Proposta do Governo a respeito do caminho de ferro, porque o que eu desejo é que quando o Governo for traclar sobre este negocio, tenha uma base sua paia saber o qu<_ que='que' no='no' de='de' acabo='acabo' voj.='voj.' muito='muito' contracta.='contracta.' requerimento='requerimento' v_makco='v_makco' approvado='approvado' caso='caso' das='das' rneu='rneu' pois='pois' _='_' ser='ser' em='em' o='o' expender='expender' p='p' l52.='l52.' está='está' considerações='considerações' parece-me='parece-me' vista='vista'>

não só porque e conforme com as resoluções Camará, mas também porque e uni dado indispensável para se levar a eífeito qualquer contracto qut- se per tende fazer sobre o objecto em questão. ' O Sr. Leonel Tavares: — É escusado dizer que cada um de nós desrja muito que este negocio do caminho de ferro vá por diante, e com a maior brevidade que possa ser, e com o uiaior proveito paia o Paiz. Todos nós queremos caminhos de ferro; isto não admitte questão (Apoiados). Mas, Sr. Presidente, a matéria é de suinma gravidade, e quanto mais graves são os negócios, rnais necessário e refrear ou reprimir quanto se puder as fascinações; e preciso pioceder com prudência, e posto que eu não intenda de caminhos de ferro techiiicamente, corntudo fácil é conhecer que isto é um negocio grave e importante; e e por isso necessário não entrar nelle nem docidi-lo de salto, e sem conhecer todas as bases, e ler todas as cautelas; convém nào despresar tudo aquillo que é preciso para evitar que o Paiz não se fuça responsável por somrnas immen&as, sem resultado nenhum ( slpoiados).

Sr. Presidente, seja-me perniitlido dizer, ou repetir o adagio = Gato escaldado de agua fria tem medo =.( Apoiados). Eu não posso deixar de dizer, que anda pelo Publico um zum-zum de que a respeito deste negocio já se tracla de formar alguma Companhia, como as Companhias-monstros, que houve em outro tempo, e a respeito de oulrou objectos (Apoiados) (O 'Sr. /. M. Grande:— Peço a palavra). Jesus! Eu não quero offender ninguém! Eu bem sei que o illustre Deputado não quer essas Companhias, nem quer pertencer-lhe ; portanto isto que digo do zum-zum não tem nada com o illustre Deputado, logo o illustre Deputado não tem nada que justificar, nem idea nenhuma má que destruir (O Sr. J. M. Grande: — Mas eu oque quero é destruir a ido-a, ou-toda a impressão que possa haver de que o Projecto, que tem de ser discutido por esta Camará, o já para se fazer definitivamente o contracto, pelo Projecto não se vai senão abrir concurso; limita-se a isto) O Orador: — Mas. para abrir um concurso, e para se poder ajuisar das Propostas que forem resultado desse concurso, e pieciso ter conhecimento prévio da matéria (Apoiados). Pois em resultado do coucuiso vem uniu, duas, três ou quulro Propostas, e como se ha de avaliar o merecimento e valor de cada uma delias?.. Isto não pôde fazer-se sem se ter um tal ou tal conhecimento prévio do negocio; teirnos. umas taes ou quaes informações com relação a diffe-rentes liypotheit-s, e isto é preciso para senão ver depois o Parlamento obrigado a attender a milhaies do contos de indemnisações, como já aconteceu (Apoiados). Em objectos destes toda a cautela e pouca.