O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 16

SESSÃO DE 19 DE MARÇO DE 1857.

PRESIDENCIA DO SR. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

SECRETARIOS OS SRS.

Joaquim Gonçalves Mamede.

D. Antonio da Costa Macedo.

Chamada. — presentes 73 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Thomás Pereira, Abilio Costa, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, Heredia, Emilio Brandão, Lousada, Cunha e Sá, Serzedello, Albuquerque, Castro Guedes, Xavier da Silva, Dias e Sousa, Bento de Castro, B. Francisco da Costa, B. Serpa Pimentel, Cardoso Barata, Barroso, Rezende, Almeida Pessanha, Sousa Machado, Honorato Ferreira, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Basto, Ferreira de Castro, J. J. da Cunha, Luciano de Castro, J. M. de Abreu, Carvajal, Teixeira de Queiroz, Mendes Leite, Paulo Romeiro, Jacome Correia, Thomás de Carvalho e visconde de Porto Carrero.

Não compareceram — os srs. Albino de Figueiredo, Ferreira Girão, Fontes Pereira de Mello, Rodrigues Cordeiro, Possollo de Sousa, Cardoso Barata, Cunha Pessoa, Faustino da Gama, Pegado, Dias Grande, Zuzarte, Alves de Sá, Roboredo, Benevides, Ferreira Pinto Basto, J. J. de Matos, Casal Ribeiro, Delorme Colaço, Tenreiro, Passos (Manuel), Sousa Feio, Placido de Abreu, Menezes Pita e Nogueira Soares.

Abertura — ao meio dia.

Acta — approvada.

DECLARAÇÕES.

1.ª — Do sr. Moraes Carvalho, de que não compareceu á sessão de hontem por motivo de doença.

A camara ficou inteirada.

2.ª — Do sr. Maximiano Osorio, de que o sr. Placido de Abreu não póde comparecer á sessão de hoje por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

3.ª — Do sr. Cyrillo Machado, de que não compareceu nas duas ultimas sessões por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

4.ª — Do sr. Pereira da Silva, de que por ter estado doente deixou de comparecer nas tres ultimas sessões.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.° — Do sr. José Caetano de Benevides, pedindo licença para se ausentar da camara por dois mezes, para poder tratar da sua saude.

Foi concedida.

2.° — Do ministerio das obras publicas, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Sepulveda Teixeira ácerca da despeza necessaria a fazer no mosteiro de Alcobaça, para o apropriar a uma prisão penitenciaria.

Para a secretaria.

3.° — Do mesmo ministerio, dando os esclarecimentos pedidos pelo mesmo sr. deputado Sepulveda Teixeira, sobre a despeza necessaria para a reparação da igreja do mosteiro de Alcobaça.

Para a secretaria.

4.° — Do ministerio da marinha e ultramar, acompanhando, por copia, o officio do conselho de administração de marinha, em que se mostra que a inspecção que se fez á corveta D. João I foi feita por todos os vogaes do conselho, satisfazendo assim a um requerimento do sr. Pegado.

Para a secretaria.

REPRESENTAÇÕES.

1.ª — Da associação commercial da Figueira da Foz, pedindo que se dirija áquelle porto, em vez do de S. Martinho, o caminho de madeira que em uma proposta do sr. ministro das obras publicas se dispõe, que se dirija a este ultimo porto.

Á commissão de ouras publicas.

2.ª — Da camara municipal de Baião, pedindo que a camara approve o projecto de lei do sr. barão das Lages, que regula o pagamento das pensões estabelecidas no vinho.

Á commissão de legislação.

3.ª — Dos empregados da repartição de fazenda do districto de Vizeu, pedindo augmento de vencimentos.

Á commissão de fazenda.

4.ª — Da camara municipal de Almeida, pedindo que se faça a estrada da capital á praça de Almeida, tocando na Ponte da Murcella, Galizes, Pinhanços e Celorico.

Á commissão de obras publicas.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA.

Requerimentos.

1.º — Requeiro que pelo ministerio da marinha e ultramar seja remettido a esta camara com urgencia:

I. Uma relação do numero de praças pertencentes á marinha de guerra, que se acham empregadas na esquadrilha do Algarve, em serviço da fiscalisação, e debaixo das ordens do ministerio da fazenda, isto em referencia ao actual anno economico.

Vol. III—Março—1857

15