O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1138 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

provável de belligerantes entre duas nações amigas, e com respeito às providencias marítimas contra a possível invasão do cholera.
Mando para a mesa quinze requerimentos dos artífices da companhia do deposito do corpo de marinheiros, que pedem á camara olhe attentamente para o estado em que se encontram desde a ultima reforma do corpo de marinheiros, e resolva de forma a melhorar a sua situação equiparando-os em todas as condições aos indivíduos de igual categoria das outras classes, com tanta mais justiça, quanto o seu serviço se acha actualmente distribuído por um pessoal mais restricto.
O sr. Consiglieri Pedroso: - Quando hontem a camara deliberou, em virtude de uma proposta da commissão de inquérito á crise agrícola, aggregar-me á mesma commissão, pedi a palavra, que pelo adiantado da hora não poude chegar-me. Aproveito a occasião hoje para agradecer ao sr. Lencastre as phrases que me dirigiu, agradecendo á illustre commissão a iniciativa que tomou, e agradecendo á camara o seu voto; mas peço licença para declarar que não me é possivel acceitar essa honra.
O inquérito de que se trata é um dos assumptos mais sérios, senão o mais serio, que póde ser apreciado por esta camara e que deve ser levado a cabo com muito critério, com muito patriotismo e principalmente com grande presteza.
Ainda que eu tivesse porventura o mérito e as qualidades, que infelizmente não tenho, para poder juntar alguma cousa útil ao trabalho da commissão, faltava-me uma condição essencial para poder figurar n'esta commissão de inquérito, é-me absolutamente impossível fazer dessa commissão parte, porque não tenho o tempo indispensável que seria strictamente necessario para bem poder cumprir o meu dever.
V. exa. sabe perfeitamente que, pelas circumstancias especiaes do meu partido sob o ponto de vista parlamentar, tenho de estar constantemente com grande desgosto meu, e não me illudo, com desgosto tambem da camara, a occupar a attenção dos meus collegas absorvendo assim o tempo que tenho disponível com o estudo das questões de momento, que aqui são debatidas, tanto mais que sou bem inexperiente ainda nos negócios públicos.
Já v. exa. vê, que, alem das considerações puramente pessoaes que me levam a tomar tal resolução, acresce a circumstancia especial em que me encontro de não ter absolutamente um momento disponível.
Por todas estás rasões, agradeço novamente a v. exa., sr. presidente, porque sei que antes da commissao de inquérito ter tomado esta iniciativa, já v. exa. havia lembrado o meu nome para fazer parte da commissão; agradeço a v. exa., repito, agradeço á commissão e agradeço á camara, a deferência, que commigo quizeram ter, mas peço licença para insistir no meu pedido.
Por esta minha declaração, e qualquer que seja o voto da camara, considero me, embora com grande pezar, desligado dos trabalhos da commissão de inquérito á crise agrícola.
Como estou com a palavra, aproveito a occasião para mandar para a mesa o seguinte requerimento.
(Leu.)
Peço a v. exa. o obséquio de o mandar expedir com urgência.
Como não vejo presente o sr. ministro das obras publicas, a quem desejava dirigir algumas perguntas, peço por isso a v. exa. que, se o referido sr. ministro vier á camara ainda antes de se passar á ordem do dia me seja concedida a palavra.
O sr. Presidente : - O sr. Consiglieri Pedroso pediu a escusa de membro da commissao de inquérito parlamentar sobre a questão agrícola; vou consultar a camara.
Não foi concedida a escusa.
O requerimento mandou-se expedir.
O sr. Lopes Navarro: - Mando para a mesa uma participação de que o sr. deputado Neves Carneiro não tem comparecido às sessões por motivo justificado.
Se estivesse presente o sr. ministro das obras publicas desejava fazer algumas considerações ácerca da viação da província de Traz os Montes, mas como s. exa. não está presente, peço a v. exa. que me reserve a palavra para outra occasião.
O sr. Agostinho Lúcio:-Mando para a mesa uma declaração de que o sr. Lopo Vaz de Sampaio e Mello tem faltado a algumas sessões e faltará ainda a outras por motivo justificado.
O sr. Correia de Oliveira:-Mando para a mesa uma justificação de faltas.
O sr. J. J. Alves: - Sr. presidente, pedi a palavra porque desejava apresentar mais um requerimento solicitando vários esclarecimentos, pelo ministerio do reino, sobre assumptos relativos á camara municipal de Lisboa, e que reputo de certa gravidade; não me atrevo, porém, a fazel-o por estar convencido de que este requerimento terá sorte igual á do primeiro; tambem não peço á mesa que inste mais por elles, porque a falta desses documentos, se a houver, não impede que eu, como souber e poder, faça todas as considerações que entender quando vier á discussão a proposta do governo para a reforma do município de Lisboa, que, a meu ver, já não vem a tempo de evitar mais um empréstimo de 1.000:000$000 réis que a camara municipal está para fazer ou já fez, dando como hypotheca os rendimentos dos cemitérios, únicos que talvez lhe restam.
E devo notar que este empréstimo sobresáe em finura a todos os outros, e chega a ter graça, porque envolve n'elle os que infelizmente já não pedem gritar.
Aproveito a occasião de estar com a palavra para de novo pedir às illustres commissões desta camara que dêem pareceres sobre vários projectos cuja iniciativa renovei, alguns dos quaes não trazem encargos para o thesouro; e se não insto pelos outros, é que ouvi dizer a um auctorisado membro da commissão de fazenda, que ella não está disposta a dar pareceres sobre projectos que tragam augmento de despeza; acho isto regular se a medida for geral, e então todos teremos de nos resignar.
Permitta-me, porém, v. exa. que declare que não creio que este principio não admitia excepções, e tal será a força das circumstancias!
Se assim for, terei de lastimar-me com aquelles que vivem já no indifferentismo e na descrença política, e que vêem em tudo accordos, quer dos monarchicos entre si, quer destes com os republicanos, e até com os socialistas.
Este estado quando se apresente poderá ser individualmente commodo, mas é prejudicialissimo para os interesses moraes e materiaes da nação.
O sr. Luiz Osório: - Mando para a mesa uma representação dos empregados da repartição de fazenda do districto de Santarém pedindo augmento de ordenado.
Parece-me de toda a justiça este pedido, por isso que estes empregados toem vencimentos que lhes não chegam para satisfazerem as suas mais imperiosas necessidades da vida.
A representação está bem fundamentada e eu escuso de fazer mais considerações. Não obstante sempre direi que, eu entendo que deve haver toda a cautela possivel em tudo quanto seja votar despezas que possam aggravar a situação do thesouro; mas não tenho duvida em apresentar esta representação, porque entendo que é necessario que os poderes públicos tenham para com os empregados que estão na situação d'aquelles a que se refere a representação, toda a attenção.
O sr. Albino Montenegro: - Mando para a mesa o seguinte requerimento.
(Leu.)
Por esta occasião abstenho-me completamente de fazer