O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 300 )

conselhos, nem :eu lh'os quero dar mas ; não ha duvida, que em assumptos de muila importância nós saírhos tristemente, porque ha uma doutrina falsa e errónea nos bancos Ministeriaes, enlende-se que é'um desaire acceitar uma Moção qualquer, que venha da Esquerda!.. Este principio e destruidor de toda a concórdia parlamentar, este principio inspira a desconfiança entre as parcialidades políticas, e^destroe muitas vexes o effeito de boas disposições conciliadoras. Eu se fora Ministro, digo abertamente, acceitara os Additnrnentos.

O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado continuando com a sua falta de lógica está exactamente fora da ordem.

O Orador: — Mas falta de lógica que eu confesso ; agora o que e unâo concedo á Mesa, é o direito de notar a. minha falta de lógica. Concluo pois, Sr. Presidente., requerendo a votação nominal sobre a admissão á discussão dos Addilamentos que indiquei.

„ O Sr. .Presidente : — O primeiro Addilamento sobro que vou consultar a Camará, se o admilte á "discussão, e do Sr. Silva Sanches (leu*se),

JVãó foi admittido á discussão.

O Sr. Presidente: — Agora segue-se o Addita-inento do Sr. Aguiar; conforme o requerimento do Sr. José Estevão, vou propor á Camará se quer que a votação sobre a sua admissão á discussão seja nominal. ,

A Camará decidiu afirmativamente.

O Sr. Presidente: — Por consequência os Sr?» Deputírdos que admittem o Additamenlo á discussão dizem—'approvo, e os que o não admittem, dizem — rejeito.

" Disseram =. approvo =. os Srs. Adriano Maurício Guilherme Ferrei!, António Alves Martins, António'Caetano Pacheco, António César de Vás-concellos, António José d'Avil.a, António José Lopes Alheira, António Luiz da Costa Pereira de Vi-J-fienâ', António Ma Ia faia Freire Telles , António Pedro de Carvalho, António Vicente Peixoto, Augusto Xavier da Silva , Barão de Chancdleiros, Barão de Leiria , Borlholometi dos Martyres Dias e Sousa , Bento Cardoso de Gouvêa Pereira Corte Real, Bernardo Gorjão Henriques, Bernardo de Lemos Teixeira d'Aguilar, Bernardo Pé rés dá Silva , Carlos Bento da Silva. Cypriano de "Sousa Canavarro, Diogo António Palmeiro Pinto, Dio-cysio fgnacio 'Pinto de Lemos, Francisco de S. Gualborto Lopes, Fernando da Fonseca Mesquita o Sola, Francisco Anlonio Fernandes da Silva Ferrão, Francisco Corrêa ílerédia, Francisco Manoel da Costa, Francisco Maria Tavares de Carvalho, Francisco de Paula Aguiar Ottolíni, Frederico de Azevedo Faro e Noronha, Jeronymo de Almeida Brandão e Sousa, João António Rodri-gues de Miranda, João de Azevedo Sá e Coutinho (D.), João Baptista FeSgueiras, João Bernardo de Sousa, João da Costa Carvalho, João Elias da Cosia^ Faria e Silva, João Maria Ferreira do Amaral , João Tavares de Azevedo Lern.os, Joaqnirh António d'Aguiar, Joaquim José Falcão, Joaquim Pedro Celestino Soares, Joaquim Viei/a de Magalhães, José Alexandre de Campos, José Alves de Mariz Coelho, José Estevão Coelho de Magalhães, José Homem de Figueiredo, José Joaquim de Queiroga, José Manoel Botelho, José Manoel

Cbrispinian.o da Fonseca, José' Maria Grande, José Maria Ribeiro Vieira de Castro, José Pereira Pinto, Júlio Gomes da Silva Sanches , Luiz da Silva Môusinho de Albuquerque, Manoel Joaquim Cardoso Castel-Branco, Manoel Luiz Pereira Rebello, Marcos Pinto Soares Vaz Prelo, Matinas Marques-Ayres de Seixas, Rodrigo de Castro Menezes Pit-ta , Rodrigo da Fonseca Magalhães, Silvestre Pinheiro Ferreira, e Vjceníe Ferreira de Novaes,. . E disseram — rejeito = os Srs. Agostinho Albano da Silveira Pinto, Anlonio Caetano Coelho d.e Campos, António Dias de Azevedo, A-ntoni o Emi-lio Corrêa de Sá Brandão, António Pereira dos Reis, António Roberto de Oliveira Lopes Branco, Barão de Tilheiras, Cândido José de Moraes, Francisco António da Silva Cabrita, Francisco Gomes de Carvalho, Francisco da Mãe dos Homens Annes de Carvalho, João Pedro de Almeida Pessanha, João Rebello da Costa Cabral, João de Va?concellos e Sá, Joaquim Pereira de Mello, Joaquim Manoel da Fonseca Abreu Castello Branco, José BernardoNda Silva Cabral, José Cordeiro Feio, José Caldeira Leitão Pinto, José Car.ioso Braga, José Feliciano de Castilho, José Maria Corrêa de Lacerda (D.), José PimetUel Freire , José Ricardo Pereira de Figueiredo , Luiz Vicente d'AíTonseca, e Tiburcio Joaquim Barreio Feio.

Foi admiltido á discussão o /Jrtigo *4'adicional do Sr. Aguiar por (53 .votos contra 26.

O Sr. José Estevão:—Sr. Presidente, a Gamara deve acreditar francamente, que nós não podemos ter na Camará actual nenhuma pertençào de Poder, nenhuma intenção de derribar Ministérios; o nosso interesse está reduzido a esforçar-nos para que as Leis, que daqui sahem, mesmo aquellas cujos princípios se reconhece, que são viciosos, vão com os menos vícios possíveis: a Camará pôde sobre isto fazer o juízo que quiser; mas parece-rne que tendo algum discernimento, deve acreditar na sinceridade desta declaração.

Fez-se uma Moção para que os> Addltamcntos fosse.rn á Cornmissão; a Camará rejeitou esta Moção, mas a Camará rejeitou bem, porque esses Additamentos ainda não tinham sido admiltidos á discussão. Agora que o Addilamenlo do Sr. Aguiar está admiltido á discussão, é só agora que se pôde consultar a Camará sobro se quer que elle seja rc-meltido á Commissão, para que ella de combinação com o Governo possam concordar em algumas destas restricçòes, e eliminar outras , a fim de se conseguir que a Lei vá o mais restricta possivel.. Portanto peço a V. Ex.a que consulte a Camará se quer que este Additamenlo vá a Commissão para com audiência do Sr. Ministro ver dessas restricçòes aquellas em que S. Ex.a pôde concordar, que sejam insertas na Lei. Se quizerem votação nominal, eu também voto por ella. Mando neste sentido para a Mesa o seguinte

REQUERIMENTO. — Requeiro que o Additamento do Sr. Aguiar seja mandado á Commissão, para que, coo) audiência do Ministro competente, veja se pode concordar com algumas das rebtricçòes propostas.-— Jngé Estevão.

O Sr. Ministro ãa Marinha:—~(S. Ex* ainda não restituiu o seu discurso).