O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

na Camará, nem confia podèl-o lazer na presente Sessão, em vista dos seus sotírimenlos, mesmo porque não tem esperanças de se restabelecer senão depois de fa/er uso de banhos sulfúreos havendo de aguardar, para isso, pela estação própria. —Inteirada.

REPRKSKNTAÇÃO— Da Camará Municipal de Ponta Delgada, da ilha de S. Miguel, reclamando contra o Projecto que tem havido em diversos tempos, de extinguir o Tribunal da Relação dos Açores. — A* Cotnwiuião da Reforma Judiciaria.

O Sr. Pixcondc de /Hevedo. — Mando para a Mesa urna Representação da Camará Municipal de Braga, em que pede seja revogada a disposição do artigo 1." das Jnslrucçoes de l) de Maio de 184a, e Portaria da mesma data, que mandou ia/er o manifesto do real d'agoa perante o Administrador do Concelho, quando d'antes se fazia perante a mesma Ca-

Sr. Presidente, este Requerimento parece-me justo, por i-so qur a ('amara Municipal nào tem meios de procaver-sr contra o ai>UM> que MC poderá 1'a/ri nesl.e manifesto, um:i vez que não seja feilo perante cila, visto não ler aucloridade sobre o Administrador do Concelho, e achar-se privada de conhecer ale que ponto chega a mancommunação e o monopólio dos Arrematantes, ao passo que o Governo não fica privado de alcançar o mesmo resultado, na parte que lhe loca, por ser o manifesto feilo perante a Camará Municipal.

Espero pois que a Mesa dê andamento, com a possível Im.-vkludc, a c., l a lteprcscnlacá

F içou paia M llic dar destino na Sessdo tinrnc-diata.

O Sr. fítirjona:—Mando para a Mesa um He-quciininilo dó Coionel Veri^imo Alvares da Silva.

Para se lhe dar destino opporlun

O Sr. ,/. ./. de Mattos: — Pedi a palavra para apresentar nina Representação dos Officiaes do Compromisso Marítimo de Tavira, que pedem sejam adiu illidos a despacho na Alfândega da mesma cidade as fazendas e producçòes estrangeiras, como sào nus Alfândegas de Lisboa e Porto.

Sr. Presidente, como a este respeito lia um Projecto de Lei apresentado nesta Camará pelo Sr. Bene-vides, pedia eu que osta e a outra Representação do Compiomisso de Villa Real de Santo António, que rarnbem já apresentei, fossem retnettidas á Comrnis-íão Central que ha de dar o seu Parecer sobre elle.

Para xe l/ie dar destino na Sessão intmcdiala.

O Sr. Pestana:—Mando para a Mesa a seguinte

NOTA DE LxTKRPiiLF.AÇÀo:— Roqueiro seja convidado S. Ex.:i o Sr. Ministro da Marinha e Ultramar, para responder a uma Interpellação que intento fazer-lhe, sobre os dois prestacionados naturacs dos Ksiados da índia, que se acham estudando em Pariz as Sciencias Naturaes applicadas. — Pestana.

M andou-se fazer a conveniente commumcaçã^.

O Sr. Fauatino da Clama.-—A Corumissíio que está encarregada de dar o seu Parecer sobre o Pró» jeclo N.° 37 acha-se inslulludu, e nomeou para Presidente o Sr. Mello e Carvalho, para Relator Faus-lino da Gama, e para Secretario o Sr. Barão das (.ages.

A Camará ficou inteirada.

O Sr. Hòltrcman :—Piiiiicirumonie mando para i» Mesa o seguinte Requerimento (Leu).

Vou apresentar lumbi/m uma Proporá, mus antes

de a mandar |;ara a Mesa devo declarar que o unico motivo

Fui um daquelles que assignei a Proposta para a divisão da Camará em Secções; mas vejo que, se ucaso continuarmos assim, havemos de chegar ao fim da Sessão, sem &e poderem dar aos trabalhos, que existem pendentes, o disvélo, applicação o andamen to que se toma necessário. Neste sentido poií fiz a Proposta,

Sr. Presidente, ou diiei poucas palavras sobre a Proposta para provar a lazão, porque adoptei aqui estas diffcrenles Comunhões, e dividi as que havia a nomear, em Ires classes.

As duas de Fazenda, e Legislação como muito im-portanles, proponhf) que sejam nomeadas pela Camará; mas como queria conciliar a importância das Cominisbôcs com a brevidade, por is&o accrescentei o artigo — d t; que a maioria relativa bastava. Km quanto ás Commissòes pura cê r l ti s eaprciulidttdcs co-ino podia íiuccedcr i.|ue cstivessiíin Ires c (jiiulro Deputados (ju

Ora no artigo 4." apresentei a seguinte redacção — K que no dia de Cominissões não se abra a Sessão.— A razão que me levou a i-so e a seguinte. As Commi-sões hão de sempre trabalhar com muito mais aproveitamento quando se reunirem em casa de qualquer dos seus Mcinhros, :i hora qnp iwihm rmivjor á maioria des?a Commis-ào: aonde com muito mais commodidade o podem lazer do que nesta ('usa. aonde todas essas commouiiíndes ídiiaiu, e dos quues te não póíle prescindir.

Lm primeiro Ioga r na Camará não ha casas para todas as CoiurnUsòes ; e as tM->as que ha, são de natureza tal, que agora de inverno em uma pessoa os-tando lioias em uma delias, e uma doença certa (Apoiados).

Aqinjlles Srs. Deputados que se não prestarem a ir a casa dos seus Collegas tiubalhar, e que faltem lá ás Commissòes, accreditcmos que também aqui não trabalham ; e os que aqui trabalham, de muito mais boa vontade hão de trabalhar em casa dos seus Collegas; porque as Cormnisíões que tem trabalhado horas e horas sucessivas, quat>i todas se tem reunido em casa dos Collogas; e as (pie aqui se reunirem, não poderão trabalhar ainda havendo a melhor boa vontade com o disvelo o assiduidade precisa, pela falta de commodidades..

É por isso que eu fiz a Proposta, e não me moveu senão o desejo de conseguir que se d£ melhor nnda-mento aos assumptos de que ternos de nos occupar.

Ficaram para segunda leitura tanto o Requerimento, como a Proposta.

O Sr. Soure:—Mando para a Mesa a seguinte

NOTA I>K íiMTKHPEi.i. \ÇÃO. —« llequeiro que se< pievina o Sr. Ministro do lieino, de que intento in-terpellar S. Iix.a sobre a falta .que se nota na syno-pse das mrdiílas da Dicladura de dois Decretos de Q de Julho de IBÍ>1, um creando quatro Cadeiras de Agricultura 1'ractica, e outro concedendo o uso da cerca dos. Jeronymoè d».; Belern á Sociedade de Agricultura, cujos Estatutos se appiovaraiu por Decido da mesma data.» — Soure.