O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 21 DE MARÇO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. CUSTODIO REBELLO DE CARVALHO

Secretários os Srs.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Chamada—presentes Si srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Alexandre de S. Thomás, Alves Martins, Sá Nogueira, Heredia, Barros e Sá, Marreca, Pequito, Pinto de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Pinto Carneiro, Faria Maia, Xavier da Silva, B. da Torre, Bernardo de Serpa, Carlos Bento, Cesario, C. de Rio Maior (D. Antonio), C. de Valle de Reis, Garcia Peres, Silva Cunha, Palha, Frederico de Mello, Tavares de Carvalho, Faria Junior, Senna Fernandes, Pereira e Carvalho, Sant’Anna e Vasconcellos, Gomes de Castro, Amorim, Costa Xavier, Santos Silva, Sousa Machado, Ferreira de Mello, Simas, Lobo d'Avila, Barbosa da Silva, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Luz, Frazão, Mendes Leal Junior, Julião de Sampaio, Julio Ferreira, Rebello da Silva, Camara Leme, Luiz de Castro, Browne, Almeida Junior, Costa e Silva, Pinto Martins, Rebocho, Balthasar de Campos, Campilho, Charters, Pitta, Sebastião José de Carvalho, Horta, Thomás de Carvalho e Visconde de Porto Covo de Bandeira.

Não compareceram—os srs. Braamcamp, Gouveia Osorio, Seabra, Couceiro, Dias e Sousa, B. de Almeirim, B. das Lages, Garcez, B. C. do Amaral, Seixas e Vasconcellos, Pinto Coelho, Custodio de Faria, Barroso, Francisco Carneiro, Costa Lobo, Chamiço, Guilhermino de Barros, J. J. de Mello, Almeida Pessanha, Judice, Vaz Monteiro, Justino Pinto Basto, Freitas Branco, Vellez Caldeira, Julio Guerra, Maximiano Osorio, Paulo Romeiro, D. Rodrigo de Menezes, Nogueira Soares, Fernandes Thomás e Visconde da Carreira (Luiz).

Abertura—á meia hora da tarde. Acta—approvada.

O sr. Presidente: — O sr. Vellez Caldeira encarregou-me de participar á camara que, por incommodo de saude, não póde assistir á sessão.

DECLARAÇÃO

Do sr. Horta, de que o sr. Braamcamp, por motivo justificado, não póde assistir á sessão de hoje. A camara ficou inteirada.

correspondencia

OFFICIOS

1.° —Do sr. Seabra, participando, que achando-se regularizados e em andamento os trabalhos da revisão do codigo civil, unico motivo que o obrigou a comparecer n'esta capital, e não podendo presistir aqui por mais tempo, a fim de poder tratar da sua deteriorada saude, assim o participava á camara.

A camara ficou inteirada.

2.º —Do ministerio da fazenda, acompanhando cento e quarenta exemplares da relação nominal dos empregados do estado, relativa ao orçamento para o anno economico de 1859-1860.

Mandaram-se distribuir.

3.º —Do ministerio da marinha e ultramar, acompanhando a copia da portaria de 3 de novembro de 1854, pedida pelo sr. Abranches, pela qual se ordenou que fosse carimbada a moeda de cobre corrente na provincia de S. Thomé e Principe.

Para a secretaria.

1.° —Do sr. Filippe Folque, acompanhando seis exemplares da carta topographica do pinhal nacional de Leiria.

Mandaram-se distribuir pela mesa, commissão de obras publicas, bibliotheca e secretaria, para poder ser consultada por qualquer sr. deputado.

O sr. Vice-Presidente: — O sr. presidente remetteu-me para apresentar á camara, um officio do sr. barão de Forrester, acompanhando uma memoria sobre a crise commercial do Porto. Vae ler-se o officio. (Leu-se.) Creio que a camara quer que se declare na acta, que a memoria foi recebida com agrado. (Apoiados geraes.)

Assim se resolveu.

Esta memoria fica sobre a mesa para poder ser examinada pelos srs. deputados que o quizerem fazer, visto que ha uma interpellação pendente ácerca da crise commercial do Porto.

Creio que a camara tambem quererá que se mencione na acta, que foram recebidos com agrado os exemplares dos trabalhos geodesicos mandados pelo sr. Filippe Folque. (Apoiados.)

Assim se resolveu.

REPRESENTAÇÕES

1.ª —Do conselho do lyceu nacional de Leiria, contra a proposta das pensões.

Foi á commissão de fazenda.

2.ª —Da camara municipal de Mangualde, sobre divisão de territorio.

Foi á commissão de estatistica.