O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Maria dos Santos, e o cidadão Alexandre Manuel Pitta 2 votos.

Tendo, pois, o cidadão José Maria dos Santos obtido a maioria absoluta dos votos do numero real dos votantes; e não havendo reclamação ou protesto algum contra o acto eleitoral, é a vossa commissão de parecer que a eleição deve ser approvada, proclamando-se deputado o cidadão eleito, logo que apresente o seu diploma em fórma legal.

Sala da terceira commissão de verificação de poderes, 25 de julho de 1871. = José de Sande Magalhães Mexia Salema = Manuel Augusto de Sousa Pires de Lima = Antonio Augusto Cerqueira Velloso = José Teixeira de Queiroz = Antonio Augusto Pereira de Miranda = Eduardo Tavares = Antonio Boavida.

Senhores. — A vossa segunda commissão de verificação de poderes, tendo examinado os diplomas dos deputados eleitos pelo circulo n.º 37 (Penacova), 48 (Carregal) e 66 (Lisboa) cujas eleições já se acham approvadas, e achando se os mesmos diplomas em fórma legal, é a vossa commissão de parecer que sejam proclamados deputados os srs. Fortunato Vieira das Neves que foi eleito pelos dois primeiros circulos n.ºs 37 e 48, e Antonio Augusto Pereira de Miranda, que foi eleito pelo ultimo n.º 66.

Sala da segunda commissão de verificação de poderes, 25 de julho de 1871. = José Dias de Oliveira = Claudio José Nunes = Augusto Cesar Cau da Costa = João Vasco Ferreira Leão.

Senhores. — A vossa primeira commissão de verificação de poderes, tendo examinado com a devida attenção os seguintes processos eleitoraes, tem a honra de vos apresentar ácerca d'elles o seu parecer.

Circulo n.º 12 — Guimarães

Foi o numero real dos votos em todo o circulo 2:224.

Obtiveram os cidadãos:

João Vasco Ferreira Leão............... 1:146 votos.

José Maria de Moraes Rego.............. 1:076 »

Bento Antonio de Oliveira Cardoso........ 2 »

A eleição correu regularmente, e não apparece protesto nem reclamação.

É pois a vossa commissão de parecer que deve ser approvado este processo eleitoral, e proclamado deputado o cidadão João Vasco Ferreira Leão, o qual obteve a maioria absoluta dos votos, e apresentou o respectivo diploma em conformidade com a lei.

Circulo n.º 15 — Amarante

O cidadão Antonio Ayres de Gouveia obteve n'este circulo a quasi unanimidade de votos; os trabalhos eleitoraes correram regularmente, e não apparece protesto nem reclamação. A commissão pois é de parecer que deve ser approvada esta eleição, e proclamado deputado da nação portugueza o cidadão Antonio Ayres de Gouveia, o qual apresentou o seu diploma na fórma legal.

Sala da primeira commissão da verificação de poderes, em 25 de julho de 1871. = José Maria da Costa e Silva = João Antonio dos Santos e Silva = Antonio José de Barros e Sá = Ignacio Francisco Silveira da Mota.

Senhores. — A vossa primeira commissão de verificação de poderes achando legaes os diplomas dos srs. deputados eleitos José Dias Ferreira e Manuel Redondo Paes Villas Boas, é de parecer que sejam proclamados deputados.

Sals da primeira commissão da verificação de poderes, em 25 de julho de 1871. = João Antonio dos Santos e Silva = Antonio Rodrigues Sampaio = Antonio José de Barros e Sá = Ignacio Francisco Silveira da Mota.

Circulo n.º 30 — Moncorvo

Senhores. — A vossa segunda commissão de verificação de poderes, examinou com a devida attenção todo o processo eleitoral relativo ao circulo 30 (Moncorvo), e tendo observado que a eleição corrêra regularmente em todas as assembléas que compõe este circulo, e que dos 2:989 votos o cidadão Antonio José de Barros e Sá obtivera 2:988 votos, é a vossa commissão de parecer que o mesmo cidadão Antonio José de Barros e Sá seja proclamado deputado logo que apresente o competente diploma.

Sala da segunda commissão da verificação de poderes, em 25 de julho de 1811. = José Dias de Oliveira = João Vasco Ferreira Leão = Augusto Cesar Cau da Costa = João Gualberto de Barros e Cunha.

O sr. Barros e Cunha: — Por parte da segunda commissão de verificação de poderes, mando para a mesa o parecer relativo á eleição do circulo n.º 38 (Arganil).

Leu-se na mesa e foi approvado sem discussão o seguinte parecer.

Circulo n.º 38 — Arganil

Compõe-se este circulo de sete assembléas, as quaes são: Arganil, Pombeiro, Louzã, Pampilhosa, Poiares, Villa Cova, Goes.

Em todas estas assembléas se procedeu á eleição, dando o resultado que passo a expor.

Arganil:

Entraram na urna 544 listas.

Foram votados os cidadãos:

Francisco Van-Zeller, com................ 313 votos.

Antonio Ferreira de Lima................. 231 -»

Pombeiro:

Entraram na urna 593 listas.

Foram votados os cidadãos:

Francisco Van-Zeller, com................ 540 votos.

Antonio Ferreira de Lima................. 52 »

Lista branca............................ 1

Louzã:

Entraram na urna 962 listas.

Obtiveram votos os seguintes cidadãos:

Francisco Van-Zeller, com................ 301 votos.

Antonio Ferreira de Lima................. 660 »

Lista irregular.......................... 1

Pampilhosa:

Entraram na urna 589 listas.

Foram votados os cidadãos:

Francisco Van-Zeller, com................. 515 votos.

Antonio Ferreira de Lima................. 51 »

Antonio Matheus......................... 1 »

Poiares:

Entraram na urna 594 listas.

E foram votados os cidadãos:

Francisco Van-Zeller, com................ 126 votos.

Antonio Ferreira de Lima................. 468 »

Villa Cova:

Entraram na urna 443 listas.

E foram votados os cidadãos:

Francisco Van-Zeller, com................. 213 votos.

Antonio Ferreira de Lima................. 222 »

José Dias Ferreira...................... 8 »

Goes:

Entraram na urna 691 listas.

E foram votados os cidadãos:

Francisco Van-Zeller, com................ 488 votos.

Antonio Ferreira de Lima................ 204 »

Dá portanto a eleição do circulo o seguinte resultado geral: